Últimas notícias

Hoje na história

RSS
24 de julho de 1929.

Nasce João Antonio Dib, ex-Prefeito de Porto Alegre-RS e seu vereador mais antigo em exercício

João Antônio Dib

João Antônio Dib (Vacaria, 24 de julho de 1929) é um engenheiro e político brasileiro, dez vezes vereador de Porto Alegre e o último prefeito da capital gaúcha indicado pelo regime militar, antes da redemocratização.

Engenheiro civil de formação, ingressou no serviço público através de concurso em 1952, aos 23 anos, como topógrafo do Serviço de Habitação de Porto Alegre. Seria, depois, Assessor-Engenheiro da ARENA, o que o motivou a entrar para a política. Ocupou cargos públicos na prefeitura porto-alegrense no segundo mandato de José Loureiro da Silva e, durante o Regime Militar, nos governos de Célio Marques Fernandes, Telmo Thompson Flores e Guilherme Socias Villela. Foi Secretário Municipal de Obras e Viação, do Governo e, por duas vezes, dos Transportes e Diretor Geral do DMAE.

Na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, iniciou como suplente e assumiu o mandato em 1971, sendo reeleito nos pleitos seguintes, sempre pela ARENA. Em 1983, no contexto da redemocratização, foi indicado à prefeitura de Porto Alegre pelo governador Jair Soares, eleito democraticamente mas também filiado ao PDS, sucessor da ARENA. Aprovado pela Assembleia Legislativa gaúcha, governaria por 999 dias.

Seguindo a política traçada pelos prefeitos anteriores da ARENA, seu governo apresentou uma série de grandes obras, como a duplicação das avenidas Baltazar de Oliveira Garcia e Sertório, a modernização do Hospital de Pronto Socorro, a implantação de 66 quilômetros de rede de água, 25 quilômetros de rede de esgoto e a construção de 65 escolas e 2,4 mil habitações populares. Em 1º de janeiro de 1986 passou o cargo à Alceu Collares, do PDT, primeiro prefeito eleito democraticamente em 22 anos.

Ficou sem cargo eletivo nos dois anos seguintes, até que em 1988 foi reconduzido à Câmara dos Vereadores com 9,2 mil votos, cargo para o qual seria reeleito nas eleições seguintes: 1992, 1996, 2000, 2004 e 2008. Dib sempre participou desses pleitos filiado aos partidos sucessores da ARENA: PDS, PPR, PPB e PP.

Em 2006 foi candidato a vice-governador do Rio Grande do Sul, na chapa encabeçada por Francisco Turra, também do PP. O partido ficou em quarto lugar, com cerca de 5% dos votos.

Dib foi o vereador mais antigo em exercício na Câmara de Porto Alegre, tendo exercido dez mandatos, o último conquistado em 2008 com 9.975 votos, quarta maior votação da capital. Despediu-se da Câmara em dezembro de 2012.

Fonte: Wikipédia


Tags: João Antonio Dib, vereador, prefeito






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 25.07

  • Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha
  • Dia de São Tiago Apóstolo, o Maior
  • Dia de São Cristóvão
  • Dia do Anjo Mebahiah
  • Dia do Colono
  • Dia do Escritor
  • Dia do Motorista
  • Dia Municipal de Cultura e Paz
  • Dia-Fora-do-Tempo