Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de setembro de 2006.

Estreia na Holanda o filme “Black Book” (A Espiã), dirigido por Paul Verhoeven, e estrelado pela bela Carice van Houten

Carice Van Houten em “A Espiã”

Black Book (A Espiã, no Brasil - Zwartboek, na Holanda e Alemanha), é um filme de época neerlandês realizado em 2006 por Paul Verhoeven, com encenação de Paul Verhoeven e Gerard Soeteman. O filme é protagonizado por Carice van Houten, Sebastian Koch, Thom Hoffman, Halina Reijn e Matthias Schoenaerts. Zwartboek retrata uma jovem mulher judia que procura sobreviver durante a ocupação nazista dos Países Baixos na altura da Segunda Guerra Mundial.

Rachel Stein (Carice van Houten) é uma linda cantora judia, que está escondida dos nazistas. Quando seu esconderijo é destruído por um bombardeio ela e um grupo de judeus decidem atravessar Biesbosch para chegar ao sul da Holanda, que já está livre da ocupação nazista.

Entretanto o barco deles é interceptado por uma patrulha alemã, que mata a todos a bordo com exceção de Rachel. A partir de então ela se une à resistência, adotando o nome de “Ellis de Vries”. Notando o interesse de um oficial alemão, ela se aproxima dele e consegue um trabalho. Enquanto isso a resistência elabora um plano para libertar um grupo de prisioneiros, onde a participação de Ellis será fundamental.

O filme teve sua estreia mundial em 1º de setembro de 2006 no Festival de Cinema de Veneza e da sua divulgação pública em 14 de setembro de 2006 nos Países Baixos.

Recebeu diversos prêmios de cinema nos Países Baixos, entre eles: Gouden Film (Prêmio de Ouro), Platina Film (Prêmio de Platina) e três prêmios Gouden Kalveren (Bezerros de Ouro). Zwartboek foi sugerido aos Academy Awards de Hollywood, embora não tenha sido integrado na lista final de filmes nomeados para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Durante o Festival de Cinema Neerlandês de 2008, o filme foi eleito o melhor filme neerlandês de todos os tempos.

 


Tags: Black Book, A Espiã, Filme, suspense, Segunda Guerra Mundial, nazismo, cinema, Carice van Houten, Paul Verhoeven






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 12.12

  • Dia de Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira da América)
  • Dia de Santa Dionísia