Últimas notícias

Hoje na história

RSS
17 de fevereiro de 1985.

Um incêndio no edifício Andorinha no Rio de Janeiro causou 21 mortes


Um incêndio, que começou no 9º andar, destruiu o Edifício Andorinhas, antigo prédio comercial no Centro do Rio. Foram registrados cerca de 50 feridos e confirmadas 21 mortes.

Embora tenham chegado ao local poucos minutos após o início do fogo, os bombeiros enfrentaram grandes dificuldades para controlar as chamas.

Água escassa, escadas inadequadas para a altura do prédio, assim como falta de equipamentos prejudicaram a ação da corporação, que demorou cerca de cinco horas para controlar a situação.

As cenas mais dramáticas aconteceram nas janelas que davam para o pátio interno do Andorinhas. Para lá, voltaram-se olhares aflitos de curiosos que acompanhavam o desespero de duas vítimas. Apesar dos insistentes apelos para que não desistissem, ambos jogaram-se do alto do 12º andar. Um homem foi o primeiro a pular morrendo no choque contra o chão. Em seguida, uma mulher saltou e caiu sobre um dos carros de bombeiros. Algumas pessoas esconderam o rosto para não ver as quedas, mas não puderam evitar ouvir os gritos de desespero e o barulho dos corpos.

A tragédia poderia ter sido maior. As primeiras chamas foram registradas no horário do almoço, durante o intervalo do expediente, e muitas pessoas que trabalhavam lá estavam ausentes do edifício.


Fonte: [link=http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=7096]JBOnline[/link]

Tags: Incêndio, Joelma






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.01

  • Dia de Santa Ângela Mérici
  • Dia do Orador
  • Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto