Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de fevereiro de 1976.

Lourenço Marques, a capital de Moçambique, é renomeada Maputo


Lourenço Marques é a antiga designação da atual cidade de Maputo, capital de Moçambique, tendo sido capital da então colônia portuguesa entre 1898 e 1975, data da independência deste país africano.

A cidade passou a designar-se de Maputo depois da independência nacional, uma decisão anunciada pelo então presidente Samora Machel num comício a 3 de Fevereiro de 1976.

Maputo localiza-se no sul do país, na margem ocidental da Baía de Maputo. Tem limites, a norte com o distrito de Marracuene; a noroeste e oeste com o município da Matola, a oeste também com o distrito de Boane, e a sul com o distrito de Matutuíne.

A cidade constitui administrativamente um município com um governo eleito e tem também, desde 1980, o estatuto de província. Não deve ser confundida com a província de Maputo que ocupa a parte mais meridional do território moçambicano, excetuando a cidade de Maputo.

O município tem uma área de 347,69 km² e uma população de 966837 (Censo de 1997). De acordo com os resultados preliminares do Censo de 2007, a cidade tem um população de 1099102 habitantes, representando um aumento de 13,7% em dez anos. A sua área metropolitana, que inclui o município da Matola, tem uma população estimada em 1744000 habitantes.

Tags: Moçambique, Lourenço Marques






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 12.04

  • Dia da Intendência do Exército Brasileiro
  • Dia de São Vítor de Braga
  • Dia do Cosmo
  • Dia do Médico Obstetra