Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de fevereiro de 1938.

Para prevenir a formação do governo com membros da organização ultra-nacionalista Guarda de Ferro, o rei Carol II da Romênia a dissolveu e instituiu uma ditadura real de vida curta


Carol II da Romênia (15 de outubro de 1893 - 4 de abril de 1953) reinou como rei da Romênia de 8 de junho de 1930 até 6 de setembro de 1940. Filho mais velho do rei Ferdinando I e de sua esposa, a rainha Maria, ele foi o primeiro membro da família real romena que foi batizado em um rito ortodoxo.

Os organismos-base do Movimento Legionário conhecido como “Guarda de Ferro”, integram a totalidade da comunidade popular romena, sendo a juventude a medula da organização.

Conforme os anos 30 avançavam, a já abalada democracia da Romênia se deteriorou lentamente em direção de uma ditadura fascista. Até 1938, convocaram eleições à vontade; como resultado, a Romênia experimentaria mais de 25 em uma década.

Esses governos foram progressivamente dominados por vários partidos anti-semitas, ultra-nacionalistas e principalmente semi-fascistas. O Partido Liberal Nacional se tornou constantemente mais nacionalista do que liberal e, de qualquer modo, perdeu o domínio que possuía sobre a política romena nos anos imediatamente após a Primeira Guerra Mundial. Ele foi progressivamente eclipsado por partidos como o (relativamente moderado) Partido Nacional dos Camponeses e sua ramificação mais radical, a Frente Romena, a Liga de Defesa Nacional Cristã (LANC) - que em 1935 se fundiu com o Partido Agrário Nacional para formar o Partido Cristão Nacional (NCP) - e, de forma mais notável, a semi-mística “Guarda de Ferro” fascista, uma antiga ramificação da LANC que, mais do que esses outros partidos, explorava o nacionalismo, o medo do comunismo e o ressentimento por uma suposta dominação estrangeira e judaica da economia.

No decorrer deste período, esses partidos nacionalistas mantinham uma relação mutuamente desconfiada com o rei Carol II. Com a morte em 1927 de seu irmão Ferdinando, Carol foi prevenido no tocante a assumir o trono devido a famosa concubina judia de Carol, Magda Lupescu. Após ficar 3 anos em exílio, com seu irmão Nicolae servindo como regente e seu jovem filho Miguel como rei, Carol renunciou publicamente à sua concubina e ascendeu ao trono por si mesmo; tornou-se rapidamente claro que sua renúncia fora um blefe.

No entanto, em dezembro de 1937, o rei nomeou o líder da LANC (e poeta) Otavian Goga como primeiro-ministro. Por volta dessa época, Carol encontrou-se com Adolf Hitler, que expressou seu desejo de ver um governo romeno encabeçado pela “Guarda de Ferro”. Ao invés disso, em 10 de fevereiro de 1938, o rei Carol II usou a ocasião de um insulto público de Goga a Lupescu como uma razão para dissolver o governo e instituir uma ditadura real de vida curta, sancionada dezessete dias depois por uma nova constituição sob a qual o rei nomeava não apenas o primeiro-ministro, mas todos os ministros.

Nos dois anos seguintes, sob vários governos de vida curta, o já violento conflito entre a “Guarda de Ferro” e outros grupos políticos aproximou-se do nível de guerra civil. A “Guarda de Ferro” já havia adotado a política de assassinatos e vários governos reagiram na mesma moeda. Em 10 de dezembro de 1933, o primeiro-ministro liberal Ion Duca dissolveu a “Guarda de Ferro”, prendendo milhares; 19 dias depois ele é assassinado por legionários da “Guarda de Ferro”.

Contudo, os perigos em ambos os lados aumentaram na época da ditadura real. Em abril de 1938, Carol ordenou que o líder da “Guarda de Ferro”, Corneliu Zelea Codreanu, fosse preso e encarcerado; na noite de 29-30 de novembro de 1938, presumivelmente em retaliação por uma série de assassinatos realizados por comandos da “Guarda de Ferro”, Codreanu e vários outros legionários foram mortos aparentemente enquanto tentavam escapar da prisão. Geralmente é de comum acordo que não houve tal tentativa de fuga.

A ditadura real foi breve. Em 7 de março de 1939, um novo governo foi formado com Armand Călinescu como primeiro-ministro; em 21 de setembro de 1939, três semanas após o início da Segunda Guerra Mundial, Calinescu, por sua vez, foi assassinado por legionários que vingavam Codreanu.

Tags: Segunda Guerra Mundial, Hitler, Carol II, Guiarda de Ferro, fascismo, fascista






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 04.11

  • Dia da Fundação da União dos Escoteiros do Brasil (1924)
  • Dia das Favelas
  • Dia de São Piério
  • Dia de São Carlos Borromeu
  • Dia do Anjo Laoviah
  • Dia do Inventor
  • Dia do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro
  • Dia do Orientador Educacional
  • Dia do Turismo