Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de fevereiro de 1998.

Edifício Palace II, construído pelo Deputado Sergio Naya (PPB-MG), com suspeitas de uso indevido de materiais de baixa qualidade para baratear a obra e aumentar os lucros, desaba matando 8 pessoas e deixando 176 desabrigadas


Parte do edifício Palace II, na Rua Jornalista Henrique Cordeiro 350, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, desabou na madrugada de 22 de fevereiro de 1998, durante o carnaval. A tragédia foi precedida por um estrondo, que acordou os moradores pouco depois da meia-noite.

Ao constatarem que um dos pilares do prédio, de 22 andares, estava danificado, chamaram a Defesa Civil, que interditou o edifício por volta das 4h. Menos de meia hora depois, quando o prédio ainda estava sendo desocupado, parte do Palace II ruiu, destruindo 44 apartamentos. Oito pessoas morreram e 130 famílias ficaram desabrigadas.

Em 27 de fevereiro, 22 apartamentos de uma outra coluna do Palace II desabaram. Para evitar riscos aos prédios vizinhos, no dia seguinte a prefeitura implodiu o Palace II, usando 22 quilos de explosivos. Em cinco segundos, restaram apenas escombros. O edifício tinha sido construído em 1995 pela Sersan, de propriedade do então deputado Sérgio Naya (PPB-MG). Em maio de 1998, peritos concluíram que a causa do desabamento foi um erro generalizado no dimensionamento dos pilares. Eles apontaram também falhas no revestimento dos pilares.

Sérgio Naya teve o mandato cassado pela Câmara em abril de 1998, tornando-se inelegível por oito anos. A Justiça Federal também decretou a indisponibilidade dos bens de Naya e da Sersan, em julho de 2002. A Justiça do Rio já tomara a mesma decisão, em setembro de 1998, ao julgar uma ação movida pelas vítimas.

Em setembro de 2003, Naya foi condenado a pagar a cada morador indenização de mil salários mínimos, por danos morais. Em 2005 Sérgio Naya foi absolvido da acusação de causar o desabamento.


Tags: Desabamento, edifício, Palace II, Sergio Naya






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 30.05

  • Dia das Bandeiras
  • Dia de Santa Joana D"Arc
  • Dia do Decorador
  • Dia do Geólogo
  • Dia do Medicamento Genérico