Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de fevereiro de 1958.

A peça 'Eles Não Usam Black-Tie', de Gianfrancesco Guarnieri estréia no Teatro de Arena em São Paulo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gianfrancesco_Guarnieri (foto: Cedoc)

Eles não usam black-tie é uma peça de cunho sócio-político escrita por Gianfrancesco Guarnieri para o Teatro de Arena em 1958. A direção da peça foi realizada por José Renato com músicas de Adoniran Barbosa, encenada no Teatro de Arena, um pequeno teatro de noventa lugares em frente a praça da Consolação em São Paulo, adaptado de uma garagem, hoje Teatro Eugênio Kusnet. A estreia da peça foi a 22 de fevereiro de 1958. Foi a escolhida no Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena e tirou-o da falência iminente, dado o sucesso de bilheteria. Ficou mais de um ano em cartaz em São Paulo, fato inédito no teatro brasileiro.

Os atores da montagem inicial foram Lélia Abramo, Eugênio Kusnet, Gianfrancesco Guarnieri, Riva Nimitz, Miriam Mehler, Celeste Lima, Francisco de Assis, Milton Gonçalves, Henrique César, Flávio Migliaccio e Xandó Batista. A peça tem como tema central a greve e a vida operária, com preocupações e reflexões universais do ser humano. Mais tarde foi feita uma versão homônima da peça para o cinema, dirigida por Leon Hirszman e protagonizada pelo mesmo Guarnieri.

"Black Tie" trouxe os camponeses e gente simples que a cena teatral e que já haviam sido anteriormente objeto de representação no teatro brasileiro, como em textos de Arthur Azevedo e Nelson Rodrigues.

Em 1981, a peça foi transformada em um filme brasileiro, dirigido por Leon Hirszman, com fotografia de Lauro Escorel.

Fonte: Wikipédia


Tags: Teatro, peça, Gianfrancesco Guarnieri, Eles Não Usam Black-Tie






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.07

  • Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo.
  • Dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo.
  • Dia do Anjo Poiel
  • Dia do Arqueólogo
  • Dia dos Avós