RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - O vazamento de um oleoduto provoca um incêndio na favela Vila Socó em Cubatão, São Paulo, causando a morte de mais de 90 pessoas

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de fevereiro de 1985.

O vazamento de um oleoduto provoca um incêndio na favela Vila Socó em Cubatão, São Paulo, causando a morte de mais de 90 pessoas


O incêndio da Vila Socó, uma das muitas favelas que nasceram à volta do centro industrial de Cubatão/SP, ocorreu no dia 25 de fevereiro de 1984, quando 700 mil litros de gasolina encontraram uma válvula fechada, em um dos cinco dutos da Petrobras que passavam sob as palafitas da favela.

Os barracos estavam sobre um barril de pólvora. Por baixo do mangue em que foi erguida a favela, passavam dutos da Petrobrás.

A pressão excessiva forçou os canos corroídos pelo combustível e o estouro, em seguida, acabou transformando-se num imenso incêndio que destruiu centenas de barracos. Uma área de mais de 2 quilômetros transformada num inferno que os sobreviventes e testemunhas do acidente jamais irão esquecer.

Até hoje o número de mortos na Vila Socó é uma grande incógnita. A polícia militar, o IML e as autoridades conseguiram identificar 99 corpos. Contudo, especialistas, assistentes sociais e mesmo moradores disseram que o número pode ter sido o dobro, ou o triplo.

Tags: Tragédia, Petrobras, incêndio






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.09

  • Dia de Santa Sofia
  • Dia do Anjo Aniel
  • Dia dos Símbolos Nacionais