Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de março de 1815.

Napoleão chega à França após retornar da ilha de Elba, onde havia se exilado após ter sido forçado a abdicar em abril de 1814


O “Tratado de Fontainebleau”, de 11 de abril de 1814, exila Napoleão Bonaparte na “Ilha de Elba”.

Separado da esposa e filho (que esta sob controle da Áustria), de ter sido cortado o subsídio que lhe fora garantido pelo Tratado de Fontainebleau, e ciente de que estava prestes a ser banido para uma remota ilha no Oceano Atlântico, Napoleão escapou da Ilha de Elba, em 26 de Fevereiro de 1815.

Ele desembarcou em Golfe-Juan, na França continental, em 1º de março.

O 5 º regimento foi enviado para interceptá-lo, fazendo contato ao sul de Grenoble em 7 de Março de 1815. Napoleão abordou o regimento sozinho, desmontado o cavalo dele e, quando ele estava dentro da linha de tiro, gritou: Aqui estou eu. Matem o Imperador, se quiserem. Os soldados responderam com, Vive LEmpereur! e marcharam com Napoleão até Paris.

Napoleão chegou a Paris em 20 de Março e assume seu segundo reinado conhecido como o “Governo dos Cem Dias”

A Europa coligada retoma sua luta contra o Exército francês. Napoleão entra na Bélgica em junho de 1815, mas é derrotado por uma coligação anglo-prussiana na “Batalha de Waterloo” e abdica pela segunda vez, pondo fim ao Império Napoleônico.

Tags: Waterloo, Napoleão, Fontainebleau






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.09

  • Dia de São Geraldo
  • Dia do Anjo Veuliah
  • Dia Mundial do Coração