Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de março de 1978.

O tcheco Vladimír Remek torna-se o primeiro homem não-russo e não-americano a ir para o espaço, quando é lançado a bordo da nave espacial soviética Soyuz 28


Vladimír Remek (26 de setembro de 1948) foi o primeiro tcheco a ir ao espaço e o primeiro cosmonauta não-soviético ou não-americano. Remek inaugurou a presença no espaço de cidadãos de outras nacionalidades, ao participar da tripulação da nave Soyuz 28, lançada em 2 de março de 1978.

Antes de sua viagem espacial pioneira, Remek era um oficial graduado pela Academia da Força Aérea da Tchecoslováquia e piloto de jatos de combate. Em 1976, entrou para o programa Intercosmos, um programa político-científico do governo da ex-URSS, de integração de oficiais militares e cientistas de outros países do Pacto de Varsóvia ao programa espacial soviético, sendo o primeiro escolhido para ir ao espaço.

Mais tarde ele se tornaria diretor do Museu de Aviação e Astronáutica de Praga e funcionário graduado da embaixada da Tchecoslováquia em Moscou.

O asteróide 2552 Remek foi batizado em sua homenagem.

Tags: Espaço, NASA, Soyuz, cosmonauta, astronauta






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.11

  • Dia da Tradição Oral
  • Dia de São Hugo de Avalon
  • Dia de São Mateus
  • Dia de Santa Gertrudes
  • Dia de Santa Margarida da Escócia
  • Dia de São Giuseppe Moscati
  • Dia do Anjo Melahel
  • Dia do Não Fumar
  • Dia do Policial Federal
  • Dia do Santo Elfrico de Abingdon
  • Dia do Santo Euquério de Lugduno
  • Dia Internacional da Tolerância
  • Dia Internacional do Patrimônio Mundial
  • Dia Nacional da Amazônia Azul
  • Dia Nacional de Atenção à Dislexia
  • Dia Nacional dos Ostomizados
  • Semana da Música