Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de março de 1917.

Revolução Russa: Protestos e greves desencadeados por mulheres em São Petersburgo marcam o início da Revolução de Fevereiro (23 de fevereiro no calendário juliano)


A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.

A Revolução compreendeu duas fases distintas:

A Revolução de Fevereiro de 1917 (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.

A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.

A Revolução de Fevereiro ou Revolução Branca.

Em 23 de Fevereiro (Calendário Juliano) (8 de Março no calendário Gregoriano), uma série de reuniões e passeatas aconteceram em Petrogrado, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres. Nos dias que se seguiram, a agitação continuou a aumentar, recebendo a adesão das tropas encarregadas de manter a ordem pública, que se recusavam a atacar os manifestantes.

Tags: Revolução Russa, Revolução de Fevereiro, Revolução Branca






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 07.05

  • Dia de Santa Flávia Domitila
  • Dia de Santa Gisela
  • Dia de Santo Agostinho Roscelli
  • Dia de São João Batista de La Salle
  • Dia do Oftalmologista
  • Dia do Silêncio