Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de março de 1702.

A rainha Anne chega ao trono na Inglaterra, após a morte de Guilherme III


Ana da Grã-Bretanha (Anne) (6 de Fevereiro de 1665 - 1º de Agosto de 1714) foi a rainha da Grã-Bretanha e da Irlanda de 8 de março de 1702 até à sua morte.

A Grã-Bretanha surgiu da união da Inglaterra e da Escócia em um único reino, em Maio de 1707. Ana era a segunda filha do rei Jaime II da Inglaterra, deposto em 1689 pela Revolução Gloriosa. Sucedeu ao cunhado, o príncipe Guilherme de Orange, viúvo da sua irmã mais velha Maria II, sendo a última monarca da Casa de Stuart. Foi sucedida por um primo distante, o futuro Jorge I, da Casa de Hannover.

A vida de Ana foi marcada por muitas crises relacionadas à sucessão dinástica. O fracasso tanto de Maria como de Ana em gerar uma criança que sobrevivesse até à maioridade revelou-se problemático, visto que, na ausência de um herdeiro protestante, o católico Jaime II poderia muito bem tentar retornar ao trono. Foi por esta razão que o parlamento inglês mudou a legislação, permitindo que a Coroa passasse para uma casa aparentada, a dos Guelfos. Quando o parlamento escocês se recusou a aceitar a escolha do parlamento inglês, várias táticas coercivas (designadamente a debilitação da economia escocesa) foram usadas para assegurar que Escócia cooperaria. O Tratado de União de 1707 (que uniu Inglaterra e Escócia) foi um produto de negociações subseqüentes.

O reinado de Ana foi marcado pelo desenvolvimento do sistema de dois partidos políticos, os Torys (conservadores) e os Whigs (liberais). Embora fosse favorável aos primeiros, ela manteve no poder o ministério chefiado pelos segundos durante dois anos.

Sua amiga mais íntima, e talvez sua mais influente conselheira, foi Sarah Churchill, Duquesa de Marlborough, apesar de uma forte discussão tê-la banido do Palácio durante a Guerra da Sucessão Espanhola. O marido de Sarah foi John Churchill, 1° duque de Marlborough, que comandou os exércitos ingleses na Guerra.

Ana desposou o Príncipe Jorge da Dinamarca e teve diversos filhos que não sobreviveram à infância.

Tags: Rainha, Inglaterra, Reino Unido






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.09

  • Dia de São Nicolau de Tolentino
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
  • Dia Municipal de Prevenção e Combate à Depressão