Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de abril de 1862.

É publicada uma das principais obras escritas pelo escritor francês Victor Hugo, Les Misérables (Os Miseráveis)

Retrato de 'Cosette' na pousada Thénardier por Émile Bayard, da edição original de Les Misérables (1862)

Les Misérables (Os Miseráveis) é uma das principais obras escritas pelo escritor francês Victor Hugo, publicada em 3 de abril de 1862 simultaneamente em Leipzig, Bruxelas, Budapeste, Milão, Roterdã, Varsóvia, Rio de Janeiro e Paris (nesta última cidade foram vendidos 7 mil exemplares em 24 horas). Victor Hugo é também autor de Os Trabalhadores do Mar e O Corcunda de Notre-Dame, entre outras obras.

Enredo

A história passa-se na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Daqui resulta, por cinco volumes, a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, até sua morte. Em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria deste século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius, mas também Thénardier (incluindo Éponine e Gavroche) e o inspetor Javert. O livro retrata a sociedade francesa do sec. XIX , mostra o panorama socioeconômico da população mais pobre.

Fonte: Wikipédia


Tags: Literatura, Les Misérables, Os Miseráveis, Victor Hugo, Insurreição Democrática, Revolução de 1830, Jean Valjean, Notre-Dame de Paris, O Corcunda de Notre-Dame






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.10

  • Dia das Nações Unidas – ONU
  • Dia do Arcanjo Rafael
  • Dia Internacional das Missões