Últimas notÃcias
Hoje na história
RSSO exército de guaranis, organizado pelos jesuítas espanhóis no território das Reduções, derrota uma bandeira de escravagistas paulistas na 'Batalha de M'Bororé'
Batalha de M'Bororé foi uma batalha ocorrida em 11 de março de 1641 na América do Sul vencida pelos guaranis. Esta foi a batalha mais relevante da história da América colonial e constitui um episódio importante na história dos trinta Pueblos, as missões jesuíticas na América, também chamadas de reduções, localizadas no Paraguai.
Uma bandeira de escravistas paulistas com três mil homens adentrou o território das Reduções com a finalidade de destruir definitivamente as missões jesuíticas e cortar as vias de comunicação espanholas entre os povoados paraguaios e o Alto Peru.
Os guaranis, avisados por sentinelas avançadas, preparam-se para receber os atacantes. Na confluência entre o rio Uruguai e o rio M'bororé, na atual Província de Misiones na Argentina, os bandeirantes paulistas foram derrotados por um exército de guaranis - organizado pelos jesuítas - de cerca de quatro mil homens. Morreram na batalha mais de dois mil homens.
O episódio foi decisivo para o futuro da província paraguaia que, graças aos guaranis, permaneceu assim sob o controle do reino da Espanha. Depois desta batalha as incursões de bandeirantes paulistas foram cada vez mais raras e menos agressivas. De sua parte os jesuítas continuaram a manter uma força armada, com plena autorização da coroa espanhola, que se dera conta da eficácia e da importância do exército guarani e da necessidade estratégica das Reduções.
Segundo o professor Gianpaolo Romanato, professor na Universidade de Pádua, esta batalha teve maior importância histórica que a Batalha de Little Bighorn, ocorrida a 25 de junho de 1876, que resultou na vitória dos Lakotas e dos Cheyennes do norte, que aniquilaram um destacamento da cavalaria norte-americana comandado pelo general George Armstrong Custer. Foi a maior derrota do exército americano durante as chamadas Guerras Indígenas.
Massacre de Custer na Batalha de Litle Big Horn, Montana —
25 de junho de 1876, artista desconhecido.
Pouco se sabe sobre este "esquecido" mas importantíssimo confronto entre bandeirantes e índios guaranís. Nunca houve, por nem uma das partes envolvidas, o interesse de contá-la, pois para os bandeirantes foi uma batalha perdida, e assim sendo, preferiu-se esquece-la. Por sua vez, os espanhóis, não costumavam enaltecer os feitos indígenas. Os Padres jesuítas, que foram os organizadores da batalha, foram mais tarde dizimados por portugueses e espanhóis.
Maiores detalhes podem ser encontrados em: http://www.oni.escuelas.edu.ar/2002/misiones/alto-uruguay/mborore.htm,
Pela sua importância, assim escreveu Félix Luna:
Hay batallas que sólo sirven para entretener a historiadores. Pero hay otras que fueron realmente importantes y a veces no son las más difundidas. Por ejemplo la batalla de Mbororé, que nadie recuerda hoy y sin embargo ha sido la mas trascendente acción bélica de nuestra historia puesto que impidió que la actual Mesopotamia argentina fuera hoy territorio brasileño.
Há batalhas que só servem para entreter os historiadores. Mas há outras que eram realmente importantes e, por vezes, não são as mais difundidas. Por exemplo, a Batalha de M’bororé, que ninguém se lembra na atualidade, mas sem dúvida alguma foi a ação militar mais importante da nossa história, uma vez que impediu a atual Mesopotâmia Argentina, fosse hoje território brasileiro.
Félix Luna
Episódio da batalha em águas do rio Uruguai, no local denominado ‘Vuelta de M’bororé’.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
16/09/1896 - Morre o compositor brasileiro Carlos Gomes -
25/06/1876 - A coluna do general norte-americano George A. Custer é aniquilada na Batalha de “Little Bighorn” -
02/12/1870 - Estreia no Brasil, em homenagem ao aniversário de Dom Pedro II, no Teatro Lírico Fluminense, a ópera de Carlos Gomes “O Guarani” -
19/03/1870 - Estreia mundial no Teatro alla Scala de Milão na Itália, da ópera do compositor brasileiro Carlos Gomes “O Guarani” -
04/09/1861 - A ópera de Carlos Gomes “A Noite do Castelo” é apresentada no Rio de Janeiro -
18/05/1848 - JesuÃtas expulsos da Argentina -
11/07/1836 - Nasce o compositor brasileiro Carlos Gomes -
22/09/1774 - Morre o Papa Clemente XIV -
21/07/1773 - O Papa Clemente XIV dissolve a ordem dos padres jesuítas. A proibição permanece em vigor até 1814, quando os jesuítas são reativados pelo Papa Pio VII -
19/05/1769 - Giovanni Vincenzo Antonio Ganganelli é eleito o Papa Clemente XIV -
02/02/1769 - Morre o Papa Clemente XIII -
16/07/1758 - Pietro Francesco Orsini é consagrado como o Papa Clemente XIII -
06/07/1758 - Pietro Francesco Orsini é eleito como o Papa Clemente XIII -
07/02/1756 - É assassinado Sepé Tiaraju, lÃder da resistência dos Sete Povos das Missões -
31/10/1705 - Nasce Giovanni Vincenzo Antonio Ganganelli , futuro Papa Clemente XIV -
07/03/1693 - Nasce Pietro Francesco Orsini, o futuro Papa Clemente XIII -
27/09/1540 - O Papa Paulo III confirma a criação da Companhia de Jesus pela Bula "Regimini militantis Ecclesiae"