Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de março de 2000.

Em um gesto inédito, o Papa João Paulo II pede o perdão de Deus pelos pecados da Igreja Católica cometidos através dos anos contra judeus, mulheres e minorias


O Papa João Paulo II, nascido Karol Józef Wojtyła (Wadowice, Polônia, 18 de Maio de 1920 - Vaticano, 2 de Abril de 2005), foi o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana de 16 de Outubro de 1978 até à data da sua morte, e sucedeu ao Papa João Paulo I, tornando-se o primeiro papa não-italiano em 455 anos (desde o holandês Adriano VI, no século XVI) e o primeiro papa de origem polonesa. Teve o terceiro papado mais longo da história do catolicismo, com 26 anos de pontificado. Foi o primeiro papa no terceiro milênio.

Promotor de uma aproximação às outras grandes religiões monoteístas do mundo, João Paulo II enfrentou, no entanto acusações de proselitismo agressivo feitas pelo mundo ortodoxo. A reconciliação com os judeus marcou a sua viagem à Terra Santa em Março de 2000 e uma virada nas relações entre as duas religiões.

Motivou o diálogo inter-religioso, o ecumenismo e a cultura da paz, sendo o primeiro Sumo Pontífice a visitar o Muro das Lamentações, em Jerusalém, em 26 de Março de 2000, onde reafirmou seu gesto no Vaticano em 12 de março de 2000 quando pediu perdão pelos erros e crimes cometidos pelos filhos da Igreja no passado.

Foi o primeiro a pregar numa sinagoga, a entrar numa mesquita (em Damasco, Síria), e a promover jornadas ecumênicas de reflexão pela paz em Assis (Oração Mundial pela Paz). Fez a primeira visita de um Sumo Pontífice católico à Grécia desde a separação das Igrejas Católica e Ortodoxa no cisma de 1054.


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, João Paulo II






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 08.09

  • Dia da Alfabetização
  • Dia da Dedicação
  • Dia de São Sérgio I
  • Dia do Anjo Ierathel
  • Natividade de Maria