Últimas notícias

Hoje na história

RSS
16 de março de 1974.

É frustrada uma tentativa de golpe de Estado, em Portugal, conhecido como “Levantamento das Caldas”


O Levantamento das Caldas, Intentona das Caldas ou Revolta das Caldas, como também é conhecida a tentativa de golpe de Estado malograda, ocorrida em 16 de Março de 1974. É tido como o pronuncio da Revolução dos Cravos que derrubou o regime ditatorial do Estado Novo, e várias vezes referida como o catalisador que aglutinou o oficialato em torno do MFA.

A Intentona das Caldas foi um movimento de alguns oficiais ligados ao MFA próximos do General Antônio de Spínola, que havia sido demitido de Chefe do Estado Maior das Força Armadas pouco antes por Marcelo Caetano.

Apesar de originalmente estar prevista a participação de outras unidades militares, só o Regimento de Infantaria 5 das Caldas da Rainha avança para Lisboa, sob o comando do capitão Armando Marques Ramos. Isolado, o seu avanço é travado por unidades leais ao regime já às portas de Lisboa, sem derramamento de sangue.

Cerca de 200 homens, entre oficiais, sargentos e praças foram presos. Os oficiais, encarcerados na Trafaria, e foram libertados no dia 25 de Abril de 1974, quando eclodiu a Revolução dos Cravos.

Tags: Golpe, Golpe de Estado, Portugal, Levantamento das Caldas, intentona, revolta, Caldas






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.09

  • Dia de São Nicolau de Tolentino
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
  • Dia Municipal de Prevenção e Combate à Depressão