Últimas notícias

Hoje na história

RSS
17 de março de 1950.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley anunciam a criação do elemento químico 98, que eles chamam de "Californium"

Aparência do Califórnio

O califórnio (homenagem ao Estado e a Universidade da Califórnia) é um elemento químico de símbolo Cf, número atômico 98 (98 prótons e 98 elétrons) e de massa atômica igual a [251] u. É um elemento metálico, sintético, transurânico, sólido, provavelmente de aspecto prateado, encontrado no grupo dos actinídeos da tabela periódica dos elementos.

Foi descoberto em 17 de março de 1950 por uma equipe de pesquisadores estadunidense na Universidade da Califórnia, Berkeley, bombardeando o elemento cúrio com partículas alfa.

O seu principal uso é como fonte de nêutrons para a análise do solo terrestre ou de outros planetas através de sondas espaciais. É o metal mais caro que pode ser comprado, custando aproximadamente US$ 27 bilhões o quilo e só pode ser comprado por uma organização internacional.

História

O califórnio foi pela primeira vez sintetizado na Universidade da Califórnia, Berkeley, pelos pesquisadores Stanely Thompson, Kenneth Street, Jr., Albert Ghiorso e Glenn T. Seaborg, em 1950. Era o sexto elemento transurânico descoberto, anunciando o feito em 17 de março de 1950.

Este elemento foi nomeado em homenagem ao estado americano da Califórnia e a Universidade da Califórnia: It is suggested that element 98 be given the name californium (symbol Cf) after the university and state where the work was done. This name, chosen for the reason given, does not reflect the observed chemical homology of element 98 to dysprosium (No. 66) as the names americium (No. 95), curium (No. 96), and berkelium (No. 97) signify that these elements are the chemical homologs of europium (No. 63), gadolinium (No. 64), and terbium (No. 65), respectively.

Para produzir o elemento 98, a equipe bombardeou um alvo de cúrio-242 com partículas alfa (35 MeV) num ciclotron de Berkeley, obtendo átomos de califórnio-245 (meia-vida de 44 minutos) com liberação de um nêutron.

Fonte: Wikipédia


Tags: Elemento químico, califórnio, química, Universidade da Califórnia, Berkeley






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.07

  • Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha
  • Dia de São Tiago Apóstolo, o Maior
  • Dia de São Cristóvão
  • Dia do Anjo Mebahiah
  • Dia do Colono
  • Dia do Escritor
  • Dia do Motorista
  • Dia Municipal de Cultura e Paz
  • Dia-Fora-do-Tempo