Últimas notícias

Hoje na história

RSS
18 de março de 1871.

O presidente francês, Louis Adolphe Thiers, fracassa na tentativa de desarmar a Guarda Nacional em Paris. A população se rebela, expulsa o contingente que tentava o desarmamento tendo assim se iniciado a “Independência de Paris” em relação à Assembléia Co


Louis Adolphe Thiers (16 de Abril de 1797 - 3 de Setembro de 1877) estadista e historiador francês, foi primeiro ministro sob o reinado de Luís Felipe e presidente da república francesa durante a 3ª república.

Após a derrota da França na Guerra franco-prussiana e o aprisionamento do rei Napoleão III em Sedan pelas tropas de Bismarck, Thiers é eleito presidente do novo Governo Provisório de Defesa Nacional que declara novamente a República. No entanto, a contragosto da população parisiense, Thiers negociava a capitulação da capital francesa, no que a Guarda Nacional forçou a então formada assembléia constituinte a se refugiar em Versalhes. Na capital então se organizou um Comitê Central formado por membros da Guarda.

Thiers ainda foi responsável por uma tentativa fracassada de desarmar a Guarda Nacional na madrugada de 18 de março de 1871. A população, no entanto, se rebela, expulsa o contingente que tentava o desarmamento tendo assim se iniciado a “Independência de Paris” em relação à Assembléia Constituinte em Versalhes.

Desempenhou ainda importante papel na sangrenta repressão à Comuna de Paris declarada em 28 de março de 1871.

Tags: Independência de Paris, Assembléia Constituinte em Versalhes






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 27.09

  • Dia de São Vicente de Paulo
  • Dia do Ancião
  • Dia do Anjo Ariel
  • Dia do Cantor
  • Dia do Encanador e Instalador Hidráulico
  • Dia do Ibeji (Erê)
  • Dia Mundial de Turismo