Últimas notícias
Hoje na história
RSSO presidente francês, Louis Adolphe Thiers, fracassa na tentativa de desarmar a Guarda Nacional em Paris. A população se rebela, expulsa o contingente que tentava o desarmamento tendo assim se iniciado a “Independência de Paris” em relação à Assembléia Co

Após a derrota da França na Guerra franco-prussiana e o aprisionamento do rei Napoleão III em Sedan pelas tropas de Bismarck, Thiers é eleito presidente do novo Governo Provisório de Defesa Nacional que declara novamente a República. No entanto, a contragosto da população parisiense, Thiers negociava a capitulação da capital francesa, no que a Guarda Nacional forçou a então formada assembléia constituinte a se refugiar em Versalhes. Na capital então se organizou um Comitê Central formado por membros da Guarda.
Thiers ainda foi responsável por uma tentativa fracassada de desarmar a Guarda Nacional na madrugada de 18 de março de 1871. A população, no entanto, se rebela, expulsa o contingente que tentava o desarmamento tendo assim se iniciado a “Independência de Paris” em relação à Assembléia Constituinte em Versalhes.
Desempenhou ainda importante papel na sangrenta repressão à Comuna de Paris declarada em 28 de março de 1871.