Últimas notícias
Hoje na história
RSSEstreia mundial no Teatro alla Scala de Milão na Itália, da ópera do compositor brasileiro Carlos Gomes “O Guarani”
Antônio Carlos Gomes (Campinas, 11 de julho de 1836 — Belém, 16 de setembro de 1896) foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala. É o autor da ópera O Guarani.
É o patrono da cadeira de número 15 da Academia Brasileira de Música.
Primeiros anos
Carlos Gomes ficou conhecido por Nhô Tonico, nome com que assinava até em suas dedicatórias. Nasceu numa segunda-feira numa humilde casa da Rua da Matriz Nova, na "cidade das andorinhas". Foram seus pais Manuel José Gomes (Maneco Músico) e dona Fabiana Jaguari Gomes.
A vida de Antônio Carlos Gomes foi, sempre, marcada pela dor. Muito criança ainda perdeu a mãe, Fabiana Maria Jaguary Cardoso, tragicamente assassinada aos vinte e oito anos. Seu pai, Manoel Jose Gomes, vivia em dificuldades, com diversos filhos para sustentar. Com eles formou uma banda musical, onde Carlos Gomes iniciou seus passos artísticos. Desde cedo revelou seus pendores musicais incentivado pelo pai e, depois, por seu irmão, José Pedro de Sant'Ana Gomes, fiel companheiro das horas amargas.
É na banda do pai que, mais tarde, Carlos Gomes viria a substituir, que ele vai fazer, em conjunto com seus irmãos, as primeiras apresentações em bailes e em concertos. Nessa época, Antônio Carlos Gomes alternava o tempo entre o trabalho numa alfaiataria costurando calças e paletós, e o aperfeiçoamento dos seus estudos musicais.
Aos quinze anos de idade compôs valsas, quadrilhas e polcas. Aos dezoito anos, em 1854, compôs a primeira missa, Missa de São Sebastião, dedicada ao pai e repleta de misticismo. Na execução cantou alguns solos. A emoção que lhe embargava a voz comoveu a todos os presentes, especialmente ao irmão mais velho, que lhe previa os triunfos. Em 1857 compôs a modinha Suspiro d'Alma, com versos do poeta romântico português Almeida Garrett.
Ao completar 23 anos já apresentara vários concertos com o pai. Moço ainda, lecionava piano e canto, dedicando-se, sempre, com afinco, ao estudo das óperas, demonstrando preferência por Giuseppe Verdi. Era conhecido também em São Paulo, onde realizava frequentemente concertos e, onde compôs o Hino Acadêmico, ainda hoje cantado pela mocidade da Faculdade de Direito. Aqui recebeu os mais amplos estímulos e todos, sem discrepância, apontavam-lhe o rumo da Corte, em cujo conservatório poderia aperfeiçoar-se. Todavia, Carlos Gomes não podia viajar porque não tinha recursos.
Monumento a Carlos Gomes na Praça Ramos em frente ao Theatro Municipal de São Paulo. Observa-se a estátua de Carlos Gomes sentado ao topo do monumento.
A primeira ópera
Em 4 de setembro de 1861, foi cantada, no Teatro da Ópera Nacional, A Noite do Castelo, o primeiro trabalho de fôlego de Antônio Carlos Gomes, baseado na obra de Antônio Feliciano de Castilho. Constituiu uma grande revelação e um êxito sem precedentes, nos meios musicais do País. Carlos Gomes foi levado para casa em triunfo por uma entusiástica multidão, que o aclamava sem cessar. O Imperador, também entusiasmado com o sucesso do jovem compositor, agraciou-o com a Imperial Ordem da Rosa.
Carlos Gomes conquistou logo a Corte. Tornou-se uma figura querida e popular. Seus cabelos compridos eram motivo de comentários, e até ele ria das piadas. Certa vez, viu um anúncio, que fora emendado: de "Tônico para cabelos", fizeram "Tonico, apara os cabelos!". Virou-se para seu inseparável amigo Salvador de Mendonça e disse, sorrindo: - Será comigo? Francisco Manuel costumava dizer, a respeito do jovem musicista: "O que ele é, só a Deus e a si o deve!"
A saudade de sua querida Campinas e de seu velho pai atormentava-lhe o coração. Pensando também na sua amada Ambrosina, com quem namorava, moça da família Correia do Lago, Carlos Gomes escreveu essa joia que se chama Quem sabe?, de uma poesia de Bittencourt Sampaio, cujos versos "Tão longe, de mim distante… " ainda são cantados pela nossa geração.
Dois anos depois desse memorável triunfo, Carlos Gomes apresenta sua segunda ópera, Joana de Flandres, com libreto de Salvador de Mendonça, levada à cena em 15 de setembro de 1863.
Como corolário do êxito, na Congregação da Academia Imperial de Belas Artes, foi lido um ofício do diretor do Conservatório de Música, comunicando ter sido escolhido o aluno Antônio Carlos Gomes para ir à Europa, às expensas da Empresa de Ópera Lírica Nacional, conforme contrato com o Governo Imperial. Estava, assim, concretizada a velha aspiração do moço campineiro, que, mesmo comovido, ao ir agradecer ao Imperador a magnanimidade, ainda se lembrou do seu velho pai e solicitou para este o lugar de mestre da Capela Imperial. Dom Pedro II, enternecido ante aquele gesto de amor filial, acedeu
Europa
O Imperador preferia que Carlos Gomes fosse para a Alemanha, onde pontificava o grande Wagner, mas a Imperatriz, Dona Teresa Cristina, napolitana, sugeriu-lhe a Itália.
A 8 de novembro de 1863, o estudante partiu, a bordo do navio inglês Paraná, entre calorosos aplausos dos amigos e admiradores, que se comprimiam no cais. Levava consigo recomendações de Dom Pedro II para o Rei Fernando, de Portugal, pedindo que apresentasse Carlos Gomes ao diretor do Conservatório de Milão, Lauro Rossi. O jovem compositor passou por Paris, onde assistiu a alguns espetáculos líricos, mas seguiu logo para Milão.
Lauro Rossi, encantado com o talento do jovem aluno, passou a protegê-lo e a recomendá-lo aos amigos. Em 1866, Carlos Gomes recebia o diploma de mestre e compositor e os maiores elogios de todos os críticos e professores. A partir dessa data, passou a compor. Sua primeira peça musicada foi Se sa minga, em dialeto milanês, com libreto de Antonio Scalvini, estreada, em 1º de janeiro de 1867, no Teatro Fossetti. Um ano depois, surgia Nella Luna, com libreto do mesmo autor, levada à cena no Teatro Carcano.
Carlos Gomes já gozava de merecido renome na cidade de Milão, grande centro artístico, mas continuava saudoso da pátria e procurava um argumento que o projetasse definitivamente. Certa tarde, em 1867, passeando pela Praça do Duomo, ouviu um garoto apregoando: "Il Guarany! Il Guarany! Storia interessante dei selvaggi del Brasile!" Tratava-se de uma péssima tradução do romance de José de Alencar, mas aquilo interessou de súbito o maestro, que comprou o folheto e procurou logo Scalvini, que também se impressionou pela originalidade da história. E, assim, surgiu O Guarani, que apesar de não ser a sua maior nem a melhor obra, foi aquela que o imortalizou. A noite de estreia da nova ópera foi 19 de março de 1870 no Teatro Scala de Milão, na Itália.
O Teatro alla Scala de Milão.
Não há quem não conheça os maravilhosos acordes de sua estupenda abertura. A ópera ganhou logo enorme projeção, pois se tratava de música agradável, com sabor bem brasileiro, onde os índios tinham papel de primeiro plano. Foi representada em toda a Europa e na América do Norte.
O grande Verdi, já glorioso e consagrado, teria dito de Carlos Gomes, nessa noite memorável: "Questo giovane comincia dove finisco io!" ("Este jovem começa de onde eu termino!").
E, na noite de 2 de dezembro de 1870, aniversário do Imperador D. Pedro II, em grande gala, foi estreada a ópera no Teatro Lírico Provisório, no Rio de Janeiro. Os principais trechos foram cantados por amadores da Sociedade Filarmônica. O maestro viveu horas de intensa consagração e emoção. Depois, O Guarani foi levado à cena nos dias 3 e 7 de dezembro, sendo que, nesta última noite, em benefício do autor. Nesta data, o maestro ficou conhecendo André Rebouças. Após o espetáculo, houve uma alegre marche au flambeaux, com música, até ao Largo da Carioca, onde estava hospedado Carlos Gomes, em casa de seu amigo Júlio de Freitas. Por intermédio de André Rebouças, o compositor foi apresentado ao ministro do Império, João Alfredo Correia de Oliveira, em sua casa, nas Laranjeiras. Em 1º de janeiro 1871, Carlos Gomes vai a Campinas, visitar seu irmão e protetor José Pedro Santana Gomes. Em 18 de fevereiro, com André Rebouças, despede-se do Imperador, em São Cristóvão. E, no dia 23, segue para a Europa.
Na Itália, Carlos Gomes casou-se com Adelina Péri, que devotou toda sua vida ao maestro. Desse consórcio, nasceram cinco filhos, muito amados pelo compositor. Todavia, um a um foram morrendo em tenra idade, tendo restado somente Ítala Gomes Vaz de Carvalho, que escreveu um livro, em que honrou a memória do seu glorioso pai. Na península, Carlos Gomes escreveu, a seguir, Fosca, considerada por ele sua melhor obra, Salvador Rosa e Maria Tudor.
Em 1866, recebeu Carlos Gomes, de novo no Brasil, uma justa consagração na Bahia, onde, a pedido do grande pianista português, Artur Napoleão, compôs o Hino a Camões, para o Quarto Centenário Camoniano, executado simultaneamente ali e na Corte, com grande sucesso.
Carlos Gomes, porém, não mais perseguia somente a glória. Abalado por seguidos e profundos desgostos, doente, desiludido, procurava uma situação que lhe permitisse viver em sua pátria e ser-lhe útil. Seu estado, contudo, era mais grave do que supunha.
De volta à Itália, compôs a grande ópera Lo Schiavo, que entretanto, por vários motivos, não pôde ser representada ali. Foi levada à cena, pela primeira vez, em 27 de setembro de 1887, no Rio de Janeiro, em homenagem à Princesa Isabel, a Redentora, com esplêndido sucesso. Interessante dizer que a abertura desta ópera, Alvorada, foi composta na Ilha de Paquetá, no Município do Rio de Janeiro, onde se encontra um busto de Carlos Gomes, pouco conhecido.
Os últimos anos
Em 3 de fevereiro de 1891, outra vez na Itália, Carlos Gomes estreia, no Scala de Milão, a ópera Condor, com grande êxito, pois, nessa peça, apresentara uma nova forma, muito mais próxima do recitativo moderno.
O tumor maligno na língua e garganta que o levaria ao túmulo, nessa época, fazia-o sofrer dolorosamente. Todavia, as desilusões, as decepções, a ingratidão de seus compatriotas e as dores físicas ainda não lhe haviam quebrado a resistência. Ainda estava à espera de sua nomeação para o cargo de diretor do Conservatório de Música, no Brasil. Nesse tempo foi proclamada a República, e seu grande amigo e protetor, Dom Pedro II, é exilado, com grande mágoa de Carlos Gomes. Compôs, ainda, Colombo em 1892, poema sinfônico que, incompreendido pelo grande público, não obteve êxito.
Finalmente, após tanto sofrimento, chegou-lhe um convite. Lauro Sodré, então governador do Pará, pediu-lhe para organizar e dirigir o Conservatório daquele Estado. Carlos Gomes volta para a Itália, a fim de pôr em ordem suas coisas, despedir-se dos filhos e reunir elementos para uma obra grandiosa que, apesar de seu estado, sempre mais grave, ainda conseguiu realizar. Amigos aconselharam-no a fazer uma estação em Salso Maggiore, mas ele desejava partir, quanto antes, para sua pátria. Chegou a Lisboa, por estrada de ferro, e recebeu comovedora homenagem. A 8 de abril de 1895, nessa mesma cidade, sofre a primeira intervenção cirúrgica na língua, sem resultados animadores. Embarca, no vapor Óbidos, para o Brasil. De passagem por Funchal, tem o prazer de reabraçar seu velho amigo André Rebouças, ali exilado.
Em 14 de maio, foi recebido pelo povo paraense com enternecedoras manifestações de apreço. No entanto os últimos dias de Carlos Gomes em Belém foram de grande sofrimento. Seu mal era muito grave, e os esforços médicos não conseguiam diminuir as dores. Uma única vez ele saiu de casa, quando foi ao Conservatório de Música, que não chegou a dirigir. No dia 11 de julho, data de seu aniversário, as homenagens tributadas ao compositor davam a medida da afetividade que inspirava. Em vários pontos da cidade ouviam-se os acordes da protofonia de O Guarani, e os jornais alimentavam a dor pública com o relatório constante do agravamento do estado geral do compositor. Estava montado o cenário onde aconteceria a representação final do pathos do artista genial, do brasileiro ilustre, do consagrado testa di leone (cabeça de leão, devido à farta cabeleira), como algumas publicações italianas o chamavam. Cercado por autoridades e amigos, com o governador Lauro Sodré à cabeceira, Carlos Gomes morreu às 22 horas e 20 minutos de 16 de setembro de 1896. Seu corpo foi embalsamado, fotografado e, em seguida, exposto à visitação pública, cercado de flores e objetos como partituras e instrumentos, bem de acordo com a idealizada "morte bela" do Romantismo. Descrevendo os cenários da morte, os joranaizadas ratavam com solenidade o acontecimento, destacando o repouso, o sono intérmino, o triunfo silente do grande artista. Diziam os jornais, o maestro não morrera; antes, cruzara os umbrais da Fama!
Dois dias depois do falecimento, o corpo do maestro foi transferido para o Conservatório de Música. O cortejo varou a noite de Belém. Desatrelado das parelhas de animais, o carro funerário era conduzido pelo povo, numa insólita romaria colonial anunciada pelos acordes de O Guarani e iluminado pelas velas e archotes levados no préstito ou dispostos nas varandas das casas. De 18 a 20 de setembro de 1896, o corpo ficou exposto em câmara ardente nos salões do Conservatório de Música, que se transformou em santuário cívico e espaço para as representações do afeto coletivo pelo compositor, como registram as imagens de época. Em seguida, foi levado para o Cemitério da Soledade, um misto de panteão e cemitério-jardim, onde estavam sepultados heróis da guerra do Paraguai, como o general Henrique Gurjão, acompanhado por aproximadamente 70 mil pessoas, que levavam andores, quadros, alegorias e guirlandas. Numa Belém cujos círculos letrados eram fortemente influenciados pelo positivismo, mas a gente do povo cristã, o cortejo fúnebre tornou-se uma verdadeira procissão cívica, em grande parte por iniciativa também do governo do Pará, que instrumentalizou a morte de Carlos Gomes.
O maestro porém, não foi sepultado em Belém. A pedido do presidente do Estado de São Paulo, Campos Sales, o compositor foi levado para lá, com honras e transporte militares, a bordo do vapor Itaipu. Antes, na setecentista Catedral da Sé no Pará, foi celebrada uma missa de réquiem entoando-se uma Elegia a Carlos Gomes. Seu ataúde dominava o centro de um monumento funerário de quatorze metros de altura, em um catafalco encomendado por Lauro Sodré. O culto aos grandes homens dava forma à religião cívica do positivismo e exaltava os nomes reconhecidos pela Humanidade. Ao final das cerimônias litúrgicas e ao deixar o porto de Belém rumo a Santos, o Itaipu não transportava apenas os restos de Carlos Gomes. Também conduzia o corpo de um mito que alimentara a imaginação de um Brasil singular até mesmo em suas representações.
Diante de seu estado, pouco antes de morrer o governo de São Paulo autorizou uma pensão mensal de dois contos de réis, enquanto ele vivesse e, por sua morte, de quinhentos mil réis, aos seus filhos, até completarem a idade de 25 anos. Nessa ocasião, existiam somente dois filhos do glorioso maestro.
Dias antes de sua morte, Carlos Gomes diria, fatalista: "Qual, o mano Juca não chega… eu sou mesmo o mais caipora dos caipiras…"
Os gloriosos despojos do maestro, se encontram hoje no magnífico monumento-túmulo, em Campinas, sua terra natal, na Praça Antônio Pompeu. A duas quadras dali está o Museu Carlos Gomes, que reúne objetos e partituras do compositor.
Em 1936, em todo o País, foi comemorado o centenário de seu nascimento, com grandes solenidades.
Epílogo
Carlos Gomes faz jus também ao nosso reconhecimento pelo seu grande espírito de brasilidade, que sempre conservou, mesmo no estrangeiro. Quando da estreia O Guarani, em Milão, o famoso tenor italiano Villani, escolhido para o papel de Peri, criou um problema: ele usava barbas, e recusava-se a raspá-las. Carlos Gomes protestou: "Onde se vira índio brasileiro barbado?" mas, afinal, tudo se acomodou. O tenor era um dos grandes cartazes da época e não podia ser dispensado. Assim, acabou cantando, após disfarçar os pelos, com pomadas e outros ingredientes. A procura de instrumentos indígenas foi outro tormento para o maestro. Em certos trechos de música bárbara e nativa, eram necessários borés, tembis, maracás ou inúbias. Andou por toda a Itália, mas não os encontrou, e foi preciso mandar fazê-los, sob sua direção, numa afamada fábrica de órgãos, em Bérgamo.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
13/05/2019 - Morre aos 97 anos, a atriz e cantora, Doris Day -
30/04/2019 - Morre aos 73 anos, a cantora e compositora Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho -
01/10/2018 - Morre Charles Aznavour, cantor francês de origem armênia -
31/08/2016 - É aprovado o impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado do Brasil por 61 votos a favor e 20 contra -
31/08/2016 - Michel Temer, até então presidente-interino do Brasil, toma posse como presidente efetivo após o afastamento definitivo de Dilma Rousseff -
15/05/2016 - Morre aos 85 anos o cantor Cauby Peixoto -
12/05/2016 - O Senado Federal aprova por 55 votos a 22 a abertura do processo de impedimento, afastando Dilma Rousseff da presidência até que o processo fosse concluído -
12/05/2016 - Com a abertura do processo de impedimento e o afastamento de Dilma Rousseff da presidência, o vice-presidente Michel Temer, assume como presidente-interino do Brasil -
24/04/2016 - Morre aos 81 anos o cantor norte-americano Billy Paul mais conhecido por seu single, 1º lugar nas paradas, "Me and Mrs Jones" -
21/04/2016 - Morre aos 57 anos Prince, músico multi-instrumentista e dançarino ícone da música Pop -
17/04/2016 - A Câmara dos Deputados aprova por 367 votos a favor e 137 votos contrários a autorização para o Senado Federal dar andamento no processo de impedimento de Dilma Rousseff -
16/03/2016 - No mesmo dia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era confirmado como Ministro Chefe da Casa Civil, são divulgadas gravações comprometedoras entre ele e Dilma Rousseff -
04/03/2016 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é conduzido para prestar depoimento na Polícia Federal -
10/01/2016 - Morre aos 69 anos o cantor britânico David Bowie -
31/12/2015 - Morre Natalie Cole, cantora norte-americana e filha de Nat King Cole -
05/12/2015 - Morre Marília Pêra, atriz, cantora e diretora teatral brasileira -
02/12/2015 - O então Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, aceita a denúncia por crime de responsabilidade contra Dilma Rousseff oferecida pelo procurador de justiça aposentado Hélio Bicudo e pelos advogados Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal -
29/07/2015 - Lançamento da nova versão do Microsoft Windows, o Windows 10. -
14/05/2015 - Morre B. B. King, um dos maiores guitarristas do mundo -
03/03/2015 - Morre o cantor sertanejo José Rico da dupla Milionário e José Rico -
25/01/2015 - Morre o cantor grego Demis Roussos, internacionalmente famoso por canções como We Shall Dance e Forever And Ever -
22/12/2014 - Morre Joe Cocker, cantor britânico de rock -
26/10/2012 - Lançada oficialmente a nova versão do Windows 8 -
15/08/2012 - Morre o músico, compositor e flautista brasileiro Altamiro Carrilho -
17/05/2012 - Morre Donna Summer, a rainha das discotecas -
11/02/2012 - Morre a cantora norte-americana Whitney Houston, a artista mais premiada de todos os tempos segundo o Guinness World Records -
20/01/2012 - Morre Etta James, cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel -
23/07/2011 - Morre Amy Winehouse, cantora e compositora britânica -
28/10/2009 - Lançamento do documentário "Michael Jackson's This Is It", que mostra os ensaios do que seria sua última turnê. -
22/10/2009 - Ocorre o lançamento mundial de vendas do Windows 7 pela Microsoft. -
07/07/2009 - É Realizado o Funeral do cantor Michael Jackson no Estádio Staples Center do Los Angeles Lakers, time de basquete da região. -
25/06/2009 - Morre Michael Jackson, ídolo da música pop -
04/09/2008 - Morre Waldick Soriano, cantor e compositor brasileiro autor de “Eu não sou cachorro não” -
16/08/2008 - Morre Dorival Caymmi, compositor baiano que influenciou várias gerações de músicos brasileiros -
25/06/2008 - Morre aos 57 anos, vítima de câncer de mama, a cantora da jovem guarda Sylvinha Araújo -
12/12/2007 - Morre Ike Turner, músico e ex-marido de Tina Turner -
06/09/2007 - Morre Luciano Pavarotti -
04/06/2007 - Operação Xeque-Mate da PF faz busca na casa de irmão de Lula -
26/05/2007 - Operação Navalha: lobistas atuariam em 6 ministérios -
12/04/2007 - Polícia Federal deflagra a operação Aveloz -
30/01/2007 - A Microsoft lança o Windows Vista -
19/01/2007 - Morre Francisco Petrônio, cantor e seresteiro brasileiro -
09/08/2006 - O famoso musical “Cats” de Andrew Lloyd Webbers estreia no Brasil -
07/07/2006 - Morre Syd Barrett, um dos fundadores do grupo britânico de rock progressivo “Pink Floyd” -
12/06/2006 - Morre György Ligeti, compositor judeu húngaro, considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX -
17/01/2005 - Morre Bezerra da Silva, cantor e compositor brasileiro -
18/11/2003 - Morre Michael Kamen, maestro e compositor -
04/07/2003 - Morre Barry White, cantor e maestro norte-americano -
30/10/2001 - Michael Jackson lança o álbum de estúdio Invincible, que bate recorde na semana de lançamento -
25/10/2001 - Lançado o Windows XP, da Microsoft -
10/07/2001 - Ex-presidente argentino Jorge Rafael Videla é processado devido à Operação Condor -
10/09/2000 - O musical Cats, de Andrew Lloyd Webber, foi apresentado pela última vez na Broadway. O total de 7.485 apresentações ainda é recorde -
17/02/2000 - O presidente de Microsoft, Bill Gates, apresenta o sistema operacional Windows 2000 -
13/03/1999 - Morre Bidu Sayão, soprano brasileira -
06/02/1998 - Morre Johann (Hans) Hölzel, o cantor austríaco “Falco”, após seu carro colidir com um ônibus perto do resort de Puerto Plata, na República Dominicana -
01/12/1997 - Morre Stéphane Grappelli, violinista francês -
27/01/1997 - O Mosaic, primeiro navegador da web é extinto -
15/06/1996 - Morre Ella Fitzgerald, cantora norte-americana de jazz -
14/02/1996 - Morre Taiguara Chalar da Silva, cantor e compositor uruguaio radicado no Brasil -
02/02/1996 - Morre Gene Kelly, dançarino e ator norte-americano -
30/08/1995 - Morre Agepê, cantor brasileiro -
24/08/1995 - É lançado o sistema operacional Windows 95 -
14/03/1994 - É publicada a versão 1.0.0 do kernel do Linux -
04/12/1993 - Morre Frank Zappa, músico de rock and roll norte-americano -
26/11/1993 - Morre César Guerra-Peixe, compositor brasileiro -
08/11/1993 - A Microsoft lança uma atualização para o Windows 3.1, conhecida como Windows 3.11 -
11/08/1993 - A Microsoft lança a versão 'Windows para Workgroups 3.11', codinome Snowball (Bola de Neve) -
18/03/1992 - O sistema operacional 'Janus', mais conhecido como 'Windows 3.1' é lançado no mercado -
24/11/1991 - Morre Freddie Mercury, cantor britânico-tanzaniano, líder do grupo Queen -
17/09/1991 - Surge a primeira versão 0.0.1 do kernel do Linux -
09/02/1991 - Morre Bill Haley, músico de rock and roll norte-americano -
18/01/1991 - O festival internacional de música, o “Rock in Rio II” inicia no Rio de Janeiro -
22/05/1990 - O Windows 3.0 é lançado no mercado -
21/08/1989 - Morre o cantor e compositor Raul Seixas -
02/08/1989 - Morre o "rei do baião", Luiz Gonzaga do Nascimento (Luiz Gonzaga), músico brasileiro -
10/03/1988 - Morre Andy Gibb, cantor anglo-australiano -
06/01/1988 - Teve início no Rio de Janeiro o primeiro festival de música Hollywood Rock. Participaram da edição Lulu Santos e Marina Lima, além de seis bandas estrangeiras e quatro brasileiras -
28/04/1986 - Mais de 6.000 estações de rádio mundiais tocam simultaneamente a música “We Are the World”. Ken Kragen foi o promotor deste evento que arrecadou milhões de dólares para combater a fome na África -
19/02/1986 - Morre Francisco Mignone, compositor erudito brasileiro -
20/11/1985 - Lançamento da primeira versão do sistema operacional Windows -
13/07/1985 - Ocorre o “Live Aid”, um concerto de rock internacional em Londres, Filadélfia, Moscou e Sidney, para levantar fundos para combater a fome na África -
11/01/1985 - Começa o primeiro Rock in Rio, festival de música que reuniu quase 1,5 milhão de pessoas -
26/04/1984 - Morre Count Basie, músico e compositor de jazz norte-americano -
01/04/1984 - Morre, assassinado por seu pai, Marvin Gaye, cantor norte-americano -
09/11/1983 - Morre Altemar Dutra, cantor brasileiro -
14/09/1983 - Nasce Amy Jade Winehouse, cantora e compositora britânica -
03/08/1983 - A música “Menina Veneno”, do cantor Ritchie, impulsionou a venda de 500 mil compactos e um milhão de LP´s -
02/04/1983 - Morre Clara Nunes, cantora popular e sambista brasileira, vítima de uma cirurgia nas varizes -
08/03/1983 - A IBM lança seu PC-DOS, versão 2.0, superando a antiga versão do PC-DOS desenvolvida pela Microsoft -
07/10/1982 - O famoso musical “Cats” de Andrew Lloyd Webber estreia na Broadway -
05/09/1982 - A “Legião Urbana” realizou seu primeiro show. A banda foi uma das nove atrações do festival Rock promovido pela Festa Nacional do Milho, no Parque de Exposições de Pato de Minas, Minas Gerais -
23/08/1982 - Morre Edu da Gaita, músico brasileiro -
19/01/1982 - Morre aos 36 anos de idade, Elis Regina. Cantora gaúcha, foi uma das mais importantes intérpretes da geração pós-bossa nova no País -
08/12/1980 - O Sonho Acabou, John Winston Lennon, é assassinado em Nova Iorque -
03/12/1978 - Nasce Nelly Kim Furtado, cantora, compositora e atriz luso-canadense, filha de imigrantes portugueses -
16/11/1978 - Morre Candeia, cantor e compositor brasileiro -
14/03/1978 - Guerra Civil Libanesa: “Operação Litani” -
11/03/1978 - Terrorismo: Onze combatentes palestinos do Fatah seqüestraram dois ônibus na estrada Haifa - Tel-Aviv matando 38 pessoas, sendo 13 crianças. Outros 76 israelenses ficaram feridos -
25/10/1977 - A DEC (Digital Equipment Corporation) lança o sistema OpenVMS V1.0. -
16/09/1977 - Morre Maria Callas, cantora lírica norte-americana de origem grega -
09/09/1977 - Nasce Maria Rita, cantora brasileira -
04/07/1976 - Resgate em Entebe: em menos de 90 minutos comandos israelenses libertam reféns -
27/06/1976 - Terroristas seqüestram um Avião da Air France na rota Tel Aviv-Paris com 256 passageiros a bordo -
27/08/1974 - Morre o compositor Lupicínio Rodrigues -
02/03/1974 - Stevie Wonder é premiado com cinco prêmios Grammy por seu álbum “Innervisions,” e por seus sucessos “You Are The Sunshine of My Life” e “Superstition” -
13/02/1974 - Nasce Robert Peter Maximillion Williams, mais conhecido como Robbie Williams, cantor britânico -
16/10/1973 - Morre Gene Krupa, baterista e bandleader norte-americano -
24/03/1973 - Lançado no Reino Unido o álbum 'The Dark Side of the Moon', obra prima do grupo inglês 'Pink Floyd' -
17/03/1973 - Lançado nos Estados Unidos o álbum “The Dark Side of the Moon” obra prima do grupo inglês “Pink Floyd” -
17/02/1973 - Morre Pixinguinha, flautista, saxofonista, compositor, cantor, arranjador e regente brasileiro -
12/10/1971 - Estreia em Nova Iorque "Jesus Cristo Superstar" -
16/03/1971 - A canção “Bridge Over Troubled Water”, de Paul Simon e Art Garfunkel, recebe cinco GRAMMY’s -
04/10/1970 - Morre Janis Joplin, cantora norte-americana de blues -
09/06/1970 - A Universidade americana de Princeton premia Bob Dylan com um Doutorado Honorário em Música -
28/02/1970 - A canção “Bridge Over Troubled Water”, de Paul Simon e Art Garfunkel, chega ao topo da “Billboard Hot 100” -
26/01/1970 - A canção “Bridge Over Troubled Water”, de Paul Simon e Art Garfunkel, é lançada nos Estados Unidos -
26/09/1969 - Lançado Abbey Road, 12° e penúltimo álbum dos Beatles -
08/08/1969 - É tirada a foto da capa do disco dos Beatles Abbey Road, surge a lenda da suposta morte de Paul McCartney -
23/05/1969 - A banda britânica The Who lança Tommy, a primeira ópera rock -
20/03/1969 - O Beatle John Lennon se casa com uma moça de origem japonesa: Yoko Ono. A cerimônia foi realizada em Gibraltar, região tida como “tranqüila, amigável e inglesa” -
22/11/1968 - Lançado "The Beatles" (The White Album) -
23/08/1968 - Morre Vicente Celestino, um dos mais importantes cantores brasileiros do século XX -
28/05/1968 - Nasce Kylie Ann Minogue, cantora, compositora e atriz australiana -
29/04/1968 - Hair estreia na Broadway -
10/12/1967 - Morre, em um acidente aéreo, Otis Redding, cantor norte-americano de soul -
25/06/1967 - Os Beatles tocam uma nova música durante apresentação ao vivo pela televisão: “All You Need is Love”. A canção se torna um dos principais sucessos do grupo -
01/06/1967 - Beatles lançam o álbum "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band" -
22/02/1967 - Forças dos Estados Unidos e Vietnã do Sul lançam a Operação Junction City, a maior operação em conjunto da Guerra do Vietnã, atacando forças comunistas na província de Tayninh, norte de Saigon -
29/08/1966 - Os Beatles fazem seu último show, em San Francisco -
16/05/1966 - Os Beach Boys lançam Pet Sounds, álbum considerado uma obra-prima da música pop -
16/05/1966 - É lançado o primeiro álbum duplo da história do rock: Blonde On Blonde, de Bob Dylan -
03/12/1965 - Lançado Rubber Soul, sexto álbum do grupo de rock The Beatles -
03/10/1965 - Nasce Adriana Calcanhotto, cantora brasileira -
27/08/1965 - Ocorre nos EUA o único encontro de Elvis Presley e os Beatles -
20/03/1965 - Louis Armstrong se apresenta em Berlim Oriental -
04/12/1964 - Lançado o quarto disco dos Beatles - "Beatles For Sale" -
29/11/1963 - A Parlophone lança no Reino Unido um compacto (single) com “I Want to Hold Your Hand” e “This Boy” do grupo britânico “The Beatles” -
22/11/1963 - Lançado na Inglaterra, "With The Beatles", segundo álbum do grupo de rock inglês "The Beatles" -
10/10/1963 - Morre Édith Giovanna Gassion, mais conhecida como Édith Piaf -
09/08/1963 - Nasce Whitney Elizabeth Houston, a cantora norte-americana mais premiada de todos os tempos segundo o Guinness World Records -
11/02/1963 - Os Beatles gravam o seu primeiro disco, "Please Please Me" -
21/11/1962 - Tom Jobim, João Gilberto e Carlos Lyra apresentam a música Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova Iorque -
23/08/1962 - Nasce Paula Toller, cantora brasileira -
07/01/1962 - Monserrat Caballé estréia no “Grand Teatro de Barcelona” -
11/06/1960 - Estreia "Sonho de uma noite de verão", ópera de Benjamim Britten baseada na peça de William Shakespeare -
30/10/1958 - Terminam os testes nucleares da Operação Hardtack II na Zona de Testes de Nevada nos Estados Unidos da América. -
12/09/1958 - Começam os testes nucleares da Operação Hardtack II na Zona de Testes de Nevada nos Estados Unidos da América. -
29/08/1958 - Nasce Michael Jackson, ídolo da música pop -
18/08/1958 - Terminam os testes nucleares da Operação Hardtack I no Atol Bikini, Atol Enewetak e Ilha Johnston. -
16/08/1958 - Nasce Madonna Louise Veronica Ciccone (ou Madonna), cantora e atriz norte-americana -
04/05/1958 - A cantora lírica Maria Callas é demitida do Teatro Scala de Milão -
28/04/1958 - Começam os testes nucleares da Operação Hardtack I no Atol Bikini, Atol Enewetak e Ilha Johnston. -
02/01/1958 - Maria Callas, após uma apresentação infeliz, escapa pela porta dos fundos da Ópera de Roma -
26/09/1957 - "West Side Story" estréia em Nova York -
01/09/1957 - Nasce Gloria Estefan, cantora cubana -
26/08/1957 - Nasce Cláudia Telles, cantora brasileira -
19/02/1957 - Nasce Johann (Hans) Hölzel, o cantor austríaco “Falco” -
25/09/1956 - A peça teatral “Orfeu da Conceição” lança a parceria musical entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes -
09/08/1956 - Nasce Fafá de Belém, cantora brasileira -
24/05/1956 - Acontece em Lugano, na Suíça, o primeiro Festival Eurovisão da Canção. A canção vencedora foi interpretada por Lys Assia, cantora suíça -
15/03/1956 - É lançado em Londres, na Inglaterra, o filme “O Homem que nunca existiu” (The Man Who Never Was), baseado na “Operação Carne Picada” (Operation Mincemeat), fato real da Segunda Guerra Mundial -
17/09/1955 - Nasce Marina Lima, cantora brasileira -
27/01/1955 - Primeira transmissão do Festival de San Remo pela televisão -
17/08/1951 - Nasce Elba Ramalho, cantora brasileira -
06/02/1950 - Nasce Natalie Cole, cantora norte-americana -
13/10/1949 - Nasce Fagner, músico brasileiro -
08/09/1949 - Morre Richard Strauss, compositor e maestro alemão -
31/12/1948 - Nasce LaDonna Adrian Gaines, a Rainha das Discotecas 'Donna Summer' -
21/07/1948 - Nasce o músico britânico Yusuf Islam , mais conhecido como Cat Stevens -
15/04/1948 - Nasce Michael Kamen, maestro e compositor -
08/01/1947 - Nasce David Robert Jones, o cantor, compositor, ator e produtor musical inglês David Bowie -
05/09/1946 - Nasce Freddie Mercury, cantor britânico-tanzaniano, líder do grupo Queen -
25/07/1946 - Os Estados Unidos explodem mais uma bomba atômica no atol de Bikini -
01/07/1946 - Os Estados Unidos explodem uma bomba atômica no atol de Bikini -
18/06/1946 - Nasce James Paul McCartney -
05/05/1946 - Nasce no Rio de Janeiro, Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como a cantora e compositora Beth Carvalho -
09/10/1945 - Nasce em Montevidéu, Taiguara Chalar da Silva, cantor e compositor uruguaio radicado no Brasil -
08/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: Poucos dias antes do fim do conflito, a União Soviética declarou guerra ao Japão -
07/04/1945 - A marinha Imperial Japonesa executa a Operação Ten-Go -
26/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: Os aliados capturam definitivamente Iwo Jima pondo um final à 'Batalha de Iwo Jima' -
17/03/1945 - Nasce em Porto Alegre, a “Pimentinha” Elis Regina, uma das mais importantes intérpretes da geração pós-bossa nova no País -
16/03/1945 - Segunda Guerra Mundial: a Ilha de Iwo Jima é declarada segura, porém permanecem alguns focos de resistência japonesa até 26 de março -
23/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: Durante a Batalha de Iwo Jima, um grupo de fuzileiros norte-americanos alcançam o topo do Monte Suribachi onde é levantada a bandeira norte-americana que é fotografada por Joe Rosenthal. Essa famosa foto ganhar -
19/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: uma frota americana desembarca na ilha de Iwo Jima, Ocidente do Pacífico, onde encontra feroz resistência japonesa, tomando o controle após um mês de batalha -
16/02/1945 - Segunda Guerra Mundial: Batalha de Iwo Jima - o USS New York começa o pré-bombardeio da ilha de Iwo Jima, no Japão, pelas forças dos EUA -
17/09/1944 - Segunda Guerra Mundial: Começa a “Batalha de Arnhem”, na Holanda, que vai até o dia 25 e é considerado o último êxito do Exército alemão. Também considerado o dia do fracasso do general br -
12/09/1944 - Nasce Barry White, cantor norte-americano -
21/07/1944 - O Tribunal Popular de Berlim condena à morte oito militares culpados pelo atentado contra Hitler em 20 de julho anterior, entre eles quatro generais, que foram executados um dia depois -
20/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Atentado de Stauffenberg contra Adolf Hitler -
01/06/1944 - A BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha de um poema de Paul Verlaine) para a resistência francesa, avisando a invasão iminente da Europa pelas forças aliadas -
22/01/1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da Operação Shingle, o assalto aliado em Anzio na Itália -
25/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: Aprovada a “Operação Shingle” -
23/11/1943 - Segunda Guerra Mundial: a Deutsche Opernhaus (Casa de Ópera) na Bismarckstraße no bairro de Charlottenburg em Berlim é destruída. Ela será reconstruída em 1961 e será chamada de Deutsche Oper Berlin. -
13/11/1943 - O Jovem músico Leonard Bernstein estreou na regência da Filarmônica de Nova York, em pleno Carnegie Hall -
23/09/1943 - Nasce Julio Iglesias, cantor espanhol -
29/08/1943 - Nasce Edu Lobo, músico brasileiro -
12/08/1943 - Nasce Clara Nunes, cantora popular e sambista brasileira -
24/07/1943 - Segunda Guerra Mundial: Operação Gomorra: A cidade de Hamburgo na Alemanha é bombardeada sendo praticamente destruída. -
30/04/1943 - Segunda Guerra Mundial: Operação Mincemeat (carne moída): O submarino HMS Seraph larga um homem morto vestido como um oficial da inteligência militar britânica ao largo da costa da Espanha, no Mediterrâneo, com os planos de falsos de in -
22/01/1943 - Nasce Marília Marzullo Pêra, atriz, cantora e diretora teatral brasileira -
19/01/1943 - Nasce Janis Joplin, cantora norte-americana de blues -
08/11/1942 - Segunda Guerra Mundial: Operação Tocha - Forças dos Estados Unidos e Reino Unido desembarcam no norte da África -
19/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa desembarque dos aliados na Normandia -
10/08/1942 - Nasce Agepê, cantor brasileiro -
28/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Inicio da “Operação Braunschweig” -
17/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a ‘Operação Reinhardt‘, o genocídio dos judeus poloneses -
18/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa a Operação Flipper feita por Comandos ingleses para matar Erwin Rommel na Líbia -
13/10/1941 - Nasce Paul Simon, cantor norte-americano -
19/09/1941 - Nasce Cass Elliot, a Mama do The Mamas & The Papas -
09/09/1941 - Nasce Otis Redding, cantor norte-americano de soul -
01/08/1941 - Nasce Ney Matogrosso, músico brasileiro -
22/06/1941 - Segunda Guerra Mundial: Começo da Operação Barbarossa com a invasão das forças do Eixo por 170 divisões (3 milhões de homens) em território Soviético -
11/06/1941 - Nazistas preparam a Operação Barbarossa -
21/01/1941 - Nasce Plácido Domingo, tenor espanhol -
09/12/1940 - Ocorre a pré-estreia, no Brasil, da animação Fantasia, de Walt Disney -
13/11/1940 - Estreia nos Estados Unidos a animação Fantasia, de Walt Disney -
09/10/1940 - Nasce em Liverpool, Inglaterra, John Winston Lennon, músico britânico, um dos Beatles -
06/10/1940 - Nasce Altemar Dutra, cantor brasileiro -
11/07/1940 - Primeiro concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, regida por Eugen Szenkar. -
07/07/1940 - Nasce Richard Starkey, "Ringo Starr", baterista dos Beatles -
15/03/1940 - Nasce Rubens Antônio da Silva, o “Caçulinha”, multi-instrumentista e compositor brasileiro -
26/12/1939 - Carmen Miranda começa as gravações musicais nos Estados Unidos. A famosa marchinha de carnaval Mamãe eu quero é a primeira música gravada -
02/04/1939 - Nasce Marvin Pentz Gay Jr., mais conhecido como Marvin Gaye, cantor norte-americano -
06/02/1939 - Nasce Jair Rodrigues, cantor brasileiro -
15/10/1938 - Estreia a ópera "Dafne" de Richard Strauss -
25/01/1938 - Nasce Jamesetta Hawkins, cantora norte-americana de blues, R&B, jazz e música gospel, mais conhecida como Etta James, vulgarmente apelidada de Miss Peaches -
28/12/1937 - Morre Maurice Ravel, compositor e pianista francês (n. 1875), considerado um dos maiores músicos do século 20 -
16/10/1936 - Nasce Agnaldo Timóteo, cantor brasileiro -
11/10/1936 - Nasce Tom Zé, compositor brasileiro -
12/10/1935 - Nasce Luciano Pavarotti , cantor lírico italiano -
29/09/1935 - Nasce Jerry Lee Lewis, cantor norte-americano -
12/09/1935 - Nasce Geraldo Vandré, músico brasileiro -
17/08/1935 - Nasce Candeia, cantor e compositor brasileiro -
01/12/1934 - Nasce Paul Williams, mais conhecido como o cantor norte-americano Billy Paul -
04/04/1934 - Morre Ernesto Nazareth, músico brasileiro -
13/05/1933 - Nasce Eurípedes Waldick Soriano, cantor e compositor brasileiro autor de “Eu não sou cachorro não” -
10/02/1931 - Nasce Cauby Peixoto Barros, cantor brasileiro -
31/08/1928 - Estreia em Berlim a "Ópera dos Três Vinténs" -
23/02/1927 - Nasce Bezerra da Silva, cantor e compositor brasileiro -
25/04/1926 - Estreia a ópera Turandot, de Giacomo Puccini no Teatro La Scala -
16/09/1925 - Nasce numa fazenda de algodão em Itta Bena, perto de Indianola, no Mississippi, Riley Ben King, o guitarrista B. B. King -
06/07/1925 - Nasce Bill Haley, músico de rock and roll norte-americano -
21/12/1924 - Nasce Altamiro Aquino Carrilho, compositor brasileiro e considerado um dos maiores flautistas do mundo -
29/11/1924 - Morre Giacomo Puccini, compositor italiano -
22/05/1924 - Nasce em Paris, Shahnour Vaghinagh Aznavourian, o cantor francês de origem armênia Charles Aznavour -
02/12/1923 - Nasce Maria Callas, cantora lírica norte-americana de origem grega -
28/05/1923 - Nasce György Ligeti, compositor judeu húngaro, considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX -
03/05/1922 - Nasce Doris Mary Ann von Kappelhoff, a atriz e cantora norte-americana, Doris Day -
02/08/1921 - Morre Enrico Caruso, tenor italiano -
24/12/1920 - O tenor Enrico Caruso faz sua última apresentação -
04/06/1917 - O primeiro Prêmio Pulitzer é entregue -
25/04/1917 - Nasce Ella Fitzgerald, cantora norte-americana de jazz -
07/03/1917 - O primeiro álbum de jazz, “The Dixie Jass Band One Step,” gravado pelo grupo de Nick LaRocca é lançado pela RCA Victor em Camden, Nova Jersey -
13/12/1916 - Nasce Edu da Gaita, músico brasileiro -
19/12/1915 - Nasce Édith Giovanna Gassion, mais conhecida como Édith Piaf -
19/09/1914 - Nasce o compositor Lupicínio Rodrigues -
30/04/1914 - Nasce Dorival Caymmi, compositor baiano que influenciou várias gerações de músicos brasileiros -
18/03/1914 - Nasce César Guerra-Peixe, compositor brasileiro -
07/11/1912 - É inaugurada a Deutsches Opernhaus, com a apresentação de Fidelio, ópera de Ludwig van Beethoven, conduzida por Ignatz Waghalter. -
23/08/1912 - Nasce Gene Kelly, dançarino e ator norte-americano -
12/09/1911 - Teatro Municipal de São Paulo é inaugurado com a peça “Hamlet” de Shakespeare -
26/01/1911 - Estreia em Dresden, Alemanha, a divertida ópera "O Cavaleiro da Rosa", de Richard Strauss -
15/01/1909 - Nasce Gene Krupa, baterista e bandleader norte-americano -
26/01/1908 - Nasce Stéphane Grappelli, violinista francês -
22/08/1906 - A empresa americana The Victor Talking Machine Company vendeu o primeiro toca-discos da história por U$ 200. Os aparelhos ficaram conhecidos como "vitrola" -
21/01/1906 - Pacto contra o anarquismo -
09/12/1905 - Ópera de Strauss escandaliza na estreia em Dresden -
17/02/1904 - Estreia a ópera 'Madama Butterfly' de Giacomo Puccini -
27/01/1901 - Morre Giuseppe Verdi, compositor de óperas do período romântico italiano -
14/01/1900 - A nova ópera de Giacomo Pucini – Tosca – estreia no Teatro Costanzi de Roma -
03/06/1899 - Morre Johan Strauss II, compositor austríaco de música ligeira conhecido como “O Rei da Valsa” -
03/09/1897 - Nasce Francisco Mignone, compositor erudito brasileiro -
23/04/1897 - Nasce Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como Pixinguinha, flautista, saxofonista, compositor, cantor, arranjador e regente brasileiro -
16/09/1896 - Morre o compositor brasileiro Carlos Gomes -
01/02/1896 - Estreia no Teatro Regio (Turim), a ópera La Bohème, sob a regência de Arturo Toscanini -
15/03/1895 - Estreia fracassada de Enrico Caruso -
12/09/1894 - Nasce Vicente Celestino, cantor brasileiro -
18/12/1892 - Estreia no Teatro Mariinsky, em St. Petersburg, então a capital da Rússia imperial, oo ballet ‘O Quebra-Nozes’, um dos três ballets que Tchaikovsky compôs. -
31/07/1886 - Morre Franz Liszt, compositor e pianista húngaro -
01/05/1886 - Operários norte-americanos entram em greve exigindo jornada de trabalho de oito horas -
13/02/1883 - Morre Richard Wagner, compositor alemão -
07/03/1875 - Nasce Maurice Ravel, compositor e pianista francês (n. 1875), considerado um dos maiores músicos do século 20 -
05/04/1874 - A obra-prima de Johann Strauss Filho, ‘Die Fledermaus’ (O Morcego), estreia no ‘Theater an der Wien’ em Viena. -
22/05/1872 - Iniciada a construção da Casa dos Festivais de Wagner, a casa de ópera Bayreuth Festspielhau -
24/12/1871 - Aída estréia na Ópera do Cairo -
02/12/1870 - Estreia no Brasil, em homenagem ao aniversário de Dom Pedro II, no Teatro Lírico Fluminense, a ópera de Carlos Gomes “O Guarani” -
18/12/1869 - Morre no Rio de Janeiro o pianista e compositor Louis Moreau Gottschalk -
13/11/1868 - Morre Gioacchino Rossini, compositor italiano -
11/06/1864 - Nasce Richard Strauss, compositor e maestro alemão -
20/03/1863 - Nasce Ernesto Júlio de Nazareth, músico brasileiro -
04/09/1861 - A ópera de Carlos Gomes “A Noite do Castelo” é apresentada no Rio de Janeiro -
22/12/1858 - Nasce Giacomo Puccini, compositor italiano -
08/03/1857 - Ataque incendiário da polícia causa morte de cento e vinte e nove operárias da fábrica Cotton, em Nova Iorque -
06/03/1853 - Estreia da ópera 'La Traviata' de Giuseppe Verdi, no Teatro La Fenice em Veneza, na Itália. Foi um fiasco -
19/01/1853 - Estréia no Teatro Apollo, em Roma, da ópera de Verdi “Il Trovatore” (O Trovador) -
11/03/1851 - A primeira performance da ópera de Giuseppe Verdi, 'Rigoletto', ocorre em Veneza -
17/05/1846 - Adolphe Sax patenteia o saxofone -
21/12/1844 - Um grupo de 28 tecelões de Rochdale, na região de Manchester, Inglaterra, lançou ao mundo a semente do sistema econômico do Cooperativismo -
28/03/1842 - Fundada a Filarmônica de Viena -
09/03/1842 - Estréia da terceira ópera de Giuseppe Verdi "Nabucco" no Teatro Scala em Milão -
11/07/1836 - Nasce o compositor brasileiro Carlos Gomes -
06/03/1831 - Estréia no Teatro Carcano de Milão, a ópera “La Sonnambula” de Bellini -
03/08/1829 - Estreia de "Guilherme Tell", de Rossini, na Ópera de Paris -
19/11/1828 - Morre com apenas 31 anos de idade, o compositor austríaco Franz Peter Schubert -
26/03/1827 - Morre Ludwig van Beethoven, compositor alemão -
25/10/1825 - Nasce em Viena, Johann Strauss II, compositor austríaco de música ligeira, particularmente a música de dança e operetas -
10/10/1813 - Nasce Giuseppe Verdi, compositor de óperas do período romântico italiano -
22/05/1813 - Nasce Richard Wagner, compositor alemão -
22/10/1811 - Nasce Franz Liszt, compositor erudito romântico húngaro -
22/12/1808 - Estreia da quinta sinfonia de Ludwig van Beethoven em Viena. -
30/09/1808 - Franz Schubert é levado por seu pai para participar de um concurso de coristas -
31/01/1797 - Nasce Franz Peter Schubert, que se tornaria um grande compositor do fim da era clássica -
29/02/1792 - Nasce Gioacchino Rossini, compositor italiano -
30/09/1791 - A última ópera de Mozart, “A Flauta Mágica”, estreia em Viena, dois meses antes de sua morte -
01/05/1786 - Estreia em Viena a ópera de Wolfgang Amadeus Mozart “As Bodas de Fígaro” -
01/01/1782 - Morre Johann Christian Bach, compositor alemão -
17/01/1775 - Morre Giovanni Battista Sammartini, violinista e compositor italiano da era clássica -
28/07/1750 - O compositor alemão Johann Sebastian Bach morre aos 65 anos -
28/07/1741 - Morre em Viena, na Áustria, Antonio Vivaldi -
05/09/1735 - Nasce Johann Christian Bach, compositor alemão -
07/12/1732 - Em Londres é inaugurada a “Royal Opera House” em Covent Garden -
20/02/1724 - Primeira apresentação da ópera “Giulio Cesare in Egitto” de Georg Friedrich Händel em Londres -
21/11/1695 - Morre Henry Purcell, compositor britânico -
20/02/1695 - Morre Johann Ambrosius Bach, músico alemão, pai de Johann Sebastian Bach -
21/03/1685 - Nasce em Eisenach, na Alemanha, o compositor Johann Sebastian Bach -
04/03/1678 - Nasce em Veneza na Itália, o músico e compositor do estilo barroco, Antonio Vivaldi -
10/09/1659 - Nasce Henry Purcell, compositor britânico -
22/02/1645 - Nasce Johann Ambrosius Bach, músico alemão, pai de Johann Sebastian Bach -
29/11/1643 - Morre Claudio Monteverdi, compositor italiano -
15/05/1567 - Nasce Claudio Monteverdi, compositor italiano -
18/11/1307 - De acordo com a lenda, Guilherme Tell atirou uma flexa numa maçã na cabeça de seu filho -
29/05/1176 - Batalha de Legnano: A Liga Lombarda derrota o imperador Frederico Barbarossa