Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de março de 2006.

O ETA, grupo armado dos separatistas bascos, declara um cessar-fogo permanente, que seria rompido em 30 de dezembro de 2006


A organização Euskadi Ta Askatasuna (Pátria Basca e Liberdade), mais conhecida pela sigla ETA, é um grupo que pratica o terrorismo como meio de alcançar a independência da região do País Basco (Euskal Herria), da Espanha e França. O grupo ETA possui ideologia separatista/independentista marxista-leninista e revolucionária.

No dia 22 de Março de 2006 a organização declarou um cessar-fogo permanente, que foi rompido em 30 de Dezembro de 2006. A organização assumiu a explosão de um carro-bomba no Terminal 4 do aeroporto de Barajas, em Madrid.

Ao contrário do que sucedera no passado, a ETA não anunciou o atentado previamente, provocando o desmoronamento de três dos quatro andares do prédio (o mais recente terminal do aeroporto), a suspensão do tráfego aéreo num dos dias mais movimentados do ano nos aeroportos europeus, deixando dezenove pessoas feridas e causando a morte de dois equatorianos.

Tags: Terrorismo, Basco, Espanha, ETA






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.01

  • Dia de Apolo, o deus Sol (mitologia grega)
  • Dia de Santo Anastácio
  • Dia Mundial da Religião