Últimas notícias
Hoje na história
RSSNasce o escritor, filósofo e matemático francês Blaise Pascal
Blaise Pascal (Clermont-Ferrand, 19 de junho de 1623 — Paris, 19 de agosto de 1662) foi um físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês.
Vida
Blaise Pascal era filho de Étienne Pascal, professor de matemática, e de Antoinette Begon. Perdeu a sua mãe com três anos de idade. Seu pai tratou da sua educação por ele ser o único filho do sexo masculino, orientando-o com vistas ao desenvolvimento correto da sua razão e do seu juízo. O recurso aos jogos didáticos era parte integrante desse ensino que incluía disciplinas tão variadas como história, geografia e filosofia.
O talento precoce para as ciências físicas levou a família a Paris, onde ele se consagra ao estudo da matemática. Acompanha o pai quando este é transferido para Rouen e lá realiza as primeiras pesquisas no campo da Física. Suas experiências sobre sons resultaram em um pequeno tratado (1634). No ano seguinte chega à dedução de 32 proposições de geometria estabelecidas por Euclides. Publica Essay pour les coniques (1640), obra na qual está formulado o célebre Teorema de Pascal.
Blaise Pascal contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a Geometria Projetiva e a Teoria das probabilidades. Em Física, estudou a mecânica dos fluidos, e esclareceu os conceitos de pressão e vácuo, ampliando o trabalho de Evangelista Torricelli. É ainda o autor de uma das primeiras calculadoras mecânicas, a Pascaline, e de estudos sobre o método científico.
La pascaline (a pascalina) foi a primeira calculadora mecânica do mundo, planejada por Blaise Pascal em 1642.
Como matemático, interessou-se pelo cálculo infinitesimal, pelas sequências, tendo enunciado o princípio da recorrência matemática. O cálculo diferencial e integral de Newton e Leibniz que seria a base da física moderna foi inspirado em um tratado publicado por Blaise Pascal sobre os senos num quadrante de um círculo onde buscou a integração da função seno, que também viria a ser a base da matemática moderna. Criou um tipo de máquina de calcular que chamou de La pascaline (1642), uma das primeiras calculadoras mecânicas que se conhece, conservada no Museu de Artes e Ofícios de Paris. Anders Hald escreveu: "Para aliviar o trabalho do seu pai como agente fiscal, Pascal inventou uma máquina de calcular para adição e subtração assegurando sua construção e venda." Seguindo o programa de Galileu e Torricelli, refutou o conceito de "horror ao vazio". Os seus resultados geraram numerosas controvérsias entre os aristotélicos tradicionais.
Em 1646 a família converte-se ao Jansenismo.
De volta a Paris (1647), influenciado pelas experiências de Torricelli, enunciou os primeiros trabalhos sobre o vácuo e demonstrou as variações da pressão atmosférica. A partir de então, desenvolveu extensivas pesquisas utilizando sifões, seringas, foles e tubos de vários tamanhos e formas e com líquidos como água, mercúrio, óleo, vinho, ar, etc., no vácuo e sob pressão atmosférica.
Em 1651 o seu pai morreu.
Na sequência de uma experiência mística, em finais 1654, faz a sua "segunda conversão" e abandona as ciências para se dedicar exclusivamente à filosofia e à teologia, num período marcado pelo conflito entre jansenistas e jesuítas. No ano seguinte, recolhe-se à abadia de Port-Royal-des-Champs, centro do jansenismo. Só voltaria às ciências após "novo milagre" (1658). São desse período as suas principais contribuições no campo filosófico-religioso: Les Provinciales (1656-1657), conjunto de 18 cartas escritas em defesa do jansenista Antoine Arnauld - oponente dos jesuítas que estava em julgamento pelos teólogos de Paris - e Pensées fragmentos publicados postumamente (1670), nos quais estão formuladas suas ideias sobre a espiritualidade e a defesa do cristianismo. Entre os Pensées (Pensamentos) encontra-se também a sua frase mais citada: "O coração tem suas razões, que a própria razão desconhece".
Blaise Pascal – Retrato do Século XVII.
Como teólogo e escritor destacou-se como um dos mestres do racionalismo e irracionalismo modernos, e sua obra influenciou os ingleses Charles Wesley e John Wesley, fundadores da Igreja Metodista.
Pascal aperfeiçoou o barômetro de Torricelli e, na matemática, com o Traité du triangle arithmétique ("Tratado do triângulo aritmético", mais conhecido como triângulo de Pascal), de 1654, estabeleceu, juntamente com Pierre de Fermat, as bases da teoria das probabilidades e da análise combinatória, que o holandês Huygens desenvolveria posteriormente (1657). Entre 1658 e 1659, escreveu sobre o cicloide e a sua utilização no cálculo do volume de sólidos. Após obter resultado sobre os quadrados dos cicloides publicados em 1658, desafiou matemáticos da época a solucionarem problemas relacionados aos cicloides e chegarem aos resultados por ele já alcançados.
Um dos seus tratados sobre hidrostática, Traité de l'équilibre des liqueurs, só foi publicado um ano após sua morte (1663). Pascal também esclareceu os princípios barométricos, da prensa hidráulica e da transmissibilidade de pressões. Estabeleceu o princípio de Pascal que diz: em um líquido em repouso ou equilíbrio, as variações de pressão transmitem-se igualmente e sem perdas para todos os pontos da massa líquida. É o princípio de funcionamento do macaco hidráulico. Na Mecânica é homenageado com a unidade de tensão mecânica (ou pressão) Pascal (1Pa = 1 N/m²; 105 N/m² = 1 bar).
Pascal, que sempre teve uma saúde frágil, adoeceu gravemente em 1659. Morreu em 19 de agosto de 1662, dois meses após completar 39 anos. Seu corpo foi sepultado na Igreja de Saint-Étienne-du-Mont, Ilha de França, Paris na França.
Contribuições à Matemática
Pascal continuou a influenciar a matemática ao longo de sua vida. Seu Traité du triangle arithmétique ("Tratado sobre o Triângulo aritmético") de 1653 descreveu uma apresentação tabular conveniente para os coeficientes binomiais, agora chamado triângulo de Pascal. O triângulo também pode ser representado:
Ele define os números no triângulo por recursão: Chame o número na (m+1)-ésima linha e na (n+1)-ésima coluna por tmn. Então tmn = tm-1,n + tm,n-1, para m = 0, 1, 2... e n = 0, 1, 2... As condições de contorno são tm, −1 = 0, t−1, n para m = 1, 2, 3... e n = 1, 2, 3... O gerador t00 = 1. Pascal conclui com a prova,
Em 1654, solicitado por um amigo interessado em problemas de jogo, ele correspondeu-se com Pierre de Fermat sobre o assunto, e desta colaboração nasceu a teoria matemática das probabilidades. O amigo era Antoine Gombaud, e o problema específico foi o de dois jogadores que querem terminar um jogo mais cedo e, dadas as atuais circunstâncias do jogo, querem dividir as apostas de forma justa, com base na chance que cada um tem de ganhar o jogo a partir desse ponto. A partir desta discussão, a noção de valor esperado foi introduzida. Pascal mais tarde (nos seus Pensées) usou um argumento probabilístico, a Aposta de Pascal para justificar a crença em Deus e uma vida virtuosa. O trabalho realizado por Fermat e Pascal para o cálculo de probabilidades estabeleceu os fundamentos importantes para a formulação de Leibniz do cálculo infinitesimal.
O triângulo de Pascal. Cada número representa a soma dos dois diretamente acima dele. O triângulo demonstra muitas propriedades matemáticas, além de mostrar os coeficientes binomiais.
Filosofia da Matemática
A grande contribuição de Pascal para a filosofia da matemática veio com o seu De l'Esprit géométrique ("Do Espírito Geométrico"), originalmente escrito como um prefácio para um livro de geometria para um dos famosos "Petites-Ecoles de Port-Royal" ("Escolinhas de Port-Royal"). O trabalho ficou inédito até mais de um século após sua morte. Aqui, Pascal estudou a questão da descoberta de verdades, argumentando que o ideal de um tal método seria encontrar todas as proposições sobre as verdades já estabelecidas. Ao mesmo tempo, no entanto, ele alegou que isso era impossível porque tais verdades estabelecidas exigiriam outras verdades para apoiá-las — os primeiros princípios, portanto, não podiam ser alcançadas. Com base nisso, Pascal argumentou que o procedimento utilizado em geometria era tão perfeito quanto possível, com alguns princípios assumidos e outras proposições desenvolvidas a partir deles. No entanto, não havia nenhuma maneira de saber se os princípios assumidos eram, de fato, verdade.
Pascal também utilizou o De l'Esprit géométrique para desenvolver uma teoria da definição. Ele distingue entre as definições que são rótulos convencionais definidas pelo escritor e definições que estão dentro da linguagem e compreendidas por todos, pois naturalmente designam seu referente. O segundo tipo seria característica da filosofia do essencialismo. Pascal afirmou que apenas as definições do primeiro tipo são importantes para a ciência e a matemática, argumentando que esses campos devem adotar a filosofia do formalismo, tal como formulado por Descartes.
No De l'Art de persuader ("Sobre a Arte da Persuasão"), Pascal estudou de forma mais profunda o método axiomático da geometria, especificamente a questão de como as pessoas vem a ser convencidas dos axiomas sobre os quais conclusões posteriores se baseiam. Pascal concordou com Montaigne que alcançar a certeza nestes axiomas e as conclusões através de métodos humanos é impossível. Ele afirmou que esses princípios só podem ser apreendidos através da intuição, e que este fato ressaltou a necessidade de submissão a Deus na busca de verdades.
Legado
Em honra de suas contribuições científicas, o nome Pascal foi dado à unidade SI de pressão, a uma linguagem de programação, à lei de Pascal (um importante princípio da hidrostática), e o triângulo de Pascal e a aposta de Pascal ainda levam o seu nome.
O desenvolvimento de Pascal da teoria da probabilidade foi a sua contribuição mais influente para a matemática. Originalmente aplicada ao jogo de azar, hoje é extremamente importante na economia, especialmente na ciência atuarial. John Ross escreveu: "A teoria das probabilidades e as descobertas após essa mudaram a nossa forma de encarar a incerteza, risco, tomada de decisão, e a capacidade de um indivíduo ou da sociedade de influenciar o curso dos eventos futuros". No entanto, deve notar-se que Pascal e Fermat, embora fazendo um trabalho inicial importante na teoria das probabilidades, não desenvolveram o campo muito mais longe. Christiaan Huygens, aprendendo do tema a partir da correspondência de Pascal e Fermat, escreveu o primeiro livro sobre o assunto. Mais tarde, pessoas que continuaram o desenvolvimento da teoria incluem Abraham de Moivre e Pierre-Simon Laplace.
Na literatura, Pascal é considerado um dos autores mais importantes do período clássico francês e é lido hoje como um dos maiores mestres da prosa francesa. Seu uso da sátira e do humor influenciou polemistas posteriores. O conteúdo de sua obra literária é mais lembrado por sua forte oposição ao racionalismo de René Descartes e a afirmação simultânea que a principal filosofia de compensação, o empirismo, também era insuficiente para determinar verdades importantes.
Na França, prestigiosos prêmios anuais, Cadeiras de pesquisa Blaise Pascal são dadas a prominentes cientistas internacionais para realizar a sua investigação na região de Ile de France. Uma das universidades de Clermont-Ferrand, França - Université Blaise Pascal - é nomeada em sua homenagem.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
11/02/2016 - Cientistas do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser, anunciam a comprovação da última parte que faltava da Teoria da Relatividade de Albert Einstein -
14/09/2015 - Pesquisadores do projeto LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) observaram "distorções no espaço e no tempo" causadas por um par de buracos negros -
22/07/2009 - A Ásia acompanha o maior eclipse do século XXI. -
28/02/2006 - Morre Owen Chamberlain, físico norte-americano que descobriu o anti-próton. Por este feito recebeu o prêmio Nobel de Física de 1959 -
08/03/2005 - Morre César Lattes, físico brasileiro -
24/02/2001 - Morre Claude Shannon, matemático norte-americano, considerado o fundador da 'teoria da informação' -
18/02/2000 - O governador Mário Covas, de São Paulo, anuncia a conclusão do primeiro seqüenciamento genético de um ser vivo realizado por cientistas brasileiros -
28/06/1993 - Demonstrado o Último Teorema de Fermat -
21/11/1970 - Morre Chandrasekhara Venkata Raman, físico indiano -
02/11/1966 - Morre Petrus Josephus Wilhelmus Debye, físico-químico neerlandês -
28/11/1954 - Morre Enrico Fermi, o físico italiano Prêmio Nobel de 1938 -
08/07/1949 - Fundação da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. -
23/12/1947 - Primeira demonstração do transistor nos laboratórios Bell -
04/10/1947 - Morre o físico alemão Max Planck, pai da Física Quântica -
16/11/1945 - É criada em Paris a Unesco -
24/02/1938 - Morre Max Wien, físico alemão inventor do gerador de oscilações magnéticas enfraquecidas -
17/10/1933 - O cientista Albert Einstein, fugindo da Alemanha nazista, chega aos Estados Unidos -
09/03/1931 - O físico alemão Ernst Ruska apresentou o microscópio eletrônico, instrumento hoje capaz de ampliar imagens de moléculas orgânicas em até 500 mil vezes -
16/03/1921 - Morre o físico italiano Olinto De Pretto, que apresentou o ensaio 'Hipótese do éter na vida do universo', que segundo alguns estudiosos italianos, foi incorporado por Albert Einstein para criação da 'Teoria da Relatividade' -
10/07/1920 - Nasce Owen Chamberlain, físico norte-americano que descobriu o anti-próton. Por este feito recebeu o prêmio Nobel de Física de 1959 -
14/06/1920 - Morre Max Weber, sociólogo alemão autor de ‘A ética protestante e o espírito do capitalismo’ -
30/04/1916 - Nasce Claude Shannon, matemático norte-americano, considerado o fundador da 'teoria da informação' -
27/09/1905 - E=mc² - Publicada a teoria da relatividade, de Albert Einstein -
23/11/1903 - O físico italiano Olinto De Pretto apresenta o ensaio 'Hipótese do éter na vida do universo', que segundo alguns estudiosos italianos, foi incorporado por Albert Einstein para criação da 'Teoria da Relatividade' -
29/09/1901 - Nasce Enrico Fermi, o físico italiano que foi Prêmio Nobel de 1938 -
10/12/1896 - Morre Alfred Nobel, industrial sueco. Ele deixou sua fortuna para premiar pessoas que contribuíssem para o bem da humanidade -
07/11/1888 - Nasce Chandrasekhara Venkata Raman, físico indiano -
24/03/1884 - Nasce Petrus Josephus Wilhelmus Debye, físico-químico neerlandês -
14/03/1883 - Morre Karl Marx -
25/12/1866 - Nasce Max Wien, físico alemão inventor do gerador de oscilações magnéticas enfraquecidas -
21/04/1864 - Nasce Karl Emil Maximilian Weber, sociólogo alemão autor de ‘A ética protestante e o espírito do capitalismo’ -
23/04/1858 - Nasce em Kiel, o físico alemão Max Planck, pai da Física Quântica -
26/04/1857 - Nasce o físico italiano Olinto De Pretto, autor do ensaio 'Hipótese do éter na vida do universo', que segundo alguns estudiosos italianos, foi incorporado por Albert Einstein para criação da 'Teoria da Relatividade' -
09/07/1856 - Morre Amedeo Avogadro, químico italiano -
21/10/1833 - Nasce Alfred Bernhard Nobel, industrial sueco. Ele deixou sua fortuna para premiar pessoas que contribuíssem para o bem da humanidade -
05/05/1818 - Nasce Karl Marx -
11/07/1811 - Na Itália o cientista “Amedeo Avogadro” publica seu ensaio sobre o conteúdo molecular dos gases -
09/08/1776 - Nasce Amedeo Avogadro, químico italiano -
14/11/1716 - Morre Gottfried Leibniz, cientista alemão -
05/07/1687 - É publicada a obra “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” do físico e matemático Isaac Newton. Uma das mais importantes publicações da Revolução Cientifica, a obra expõe e discute -
19/08/1662 - Morre o escritor, filósofo e matemático francês Blaise Pascal -
11/02/1650 - Morre René Descartes, o fundador da filosofia moderna -
01/07/1646 - Nasce Gottfried Leibniz, cientista alemão -
10/11/1619 - René Descartes teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico. -
10/12/1603 - Morre William Gilbert, físico e médico inglês -
31/03/1596 - Nasce René Descartes, o fundador da filosofia moderna -
14/03/1592 - O verdadeiro 'Segundo do Pi': a maior correspondência entre as datas do calendário e os dígitos de π (pi) desde a introdução do calendário juliano; -
24/05/1544 - Nasce William Gilbert, físico e médico inglês