Últimas notícias

Hoje na história

RSS
28 de junho de 1942.

Segunda Guerra Mundial: Inicio da “Operação Braunschweig”

Tropas alemãs a protegerem-se por trás de um tanque T-70 destruído, Verão de 1942.

Caso Azul (em alemão: Fall Blau), mais tarde alterado para Operação Braunschweig, foi a designação do plano das forças Armadas Alemãs (Wehrmacht) para a estratégia ofensiva do Verão de 1942 no Sul da Rússia, entre 28 de Junho e 24 de Novembro de 1942.

A operação foi a continuação da Operação Barbarossa, no ano anterior, para pôr um fim à presença soviética na guerra, e envolveu duas frentes de ataque contra a região de Baku, rica em petróleo, tal como um avanço em direcção a Estalingrado ao longo do rio Volga, para cobrir os flancos do avanço para Baku. Para esta parte da operação, o Grupo do Exército do Sul (Heeresgruppe Süd) do Exército Alemão (Heer) foi divido entre A e B (Heeresgruppe A e B). O Grupo do Exército A tinha a tarefa de atravessar as montanhas da Cordilheira do Cáucaso até chegar aos campos petrolíferos de Baku, enquanto o Grupo do Exército B deveria proteger os seus flancos ao longo do Volga.

De início, a ofensiva alemã conseguiu avançar com rapidez no Cáucaso capturando grandes áreas de terreno e vários campos de petróleo. No entanto, o Exército Vermelho derrotou os alemães na Batalha de Estalingrado, depois das Operações Urano e Pequeno Saturno. Esta derrota forçou o Eixo a retirar do Cáucaso com receio de ficar encurralado. Apenas a cidade de Kursk e a região de Kuban mantiveram-se ocupadas pelas tropas do Eixo.

Fonte: Wikipédia


Tags: Caso Azul, Fall Blau, Operação Braunschweig, Batalha, Stalingrado, Segunda Guerra Mundial






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 13.10

  • Dia de Santo Eduardo
  • Dia do Anjo Iah-hel
  • Dia do Fisioterapeuta
  • Dia do Terapeuta Ocupacional
  • Dia Internacional para a Redução de Catástrofes
  • Dia Mundial do Escritor
  • Dia Nacional do Dinheiro