Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de junho de 1954.

Abertura da primeira usina nuclear em Obninsk, perto de Moscou

Museu da usina nuclear de Obninsk

Obninsk (em russo, Обнинск) é uma cidade russa pertencente ao oblast de Kaluga. Está situada às margens do rio Protva, estando a 100 km a sudoeste de Moscou. No censo populacional de 2010 se encontrava com 104 mil habitantes.

Na área econômica tem como destaque ser uma cidade desenvolvida industrialmente, com empresas de tecnologia e automobilísticas.

Obninsk foi o local da primeira usina nuclear do mundo, inaugurada em no dia 27 de junho de 1954. O local tornou-se símbolo do triunfo da União Soviética durante a Guerra Fria e foi usada para fins civis e militares.

O reator de Obninsk era parecido com o de Chernobyl, local do maior acidente nuclear da história a 26 de abril de 1986. Além de ser a primeira usina nuclear do mundo, Obninsk foi também a primeira a ser desativada corretamente.

Design

A unidade possuía um único reator na planta, AM-1 ("Атом Мирный", Atom Mirny, em russo "Átomos para a Paz"), tinha uma capacidade elétrica total de 6 MW e uma capacidade líquida de cerca de 5 MWe. A saída térmica era de 30 MW. Foi um projeto protótipo usando um moderador de grafite e refrigerante à água. Este reator foi um precursor dos reatores RBMK.

História

A construção começou em 1º de janeiro de 1951. A primeira criticidade foi conseguida em 6 de maio de 1954, e a primeira conexão da grade foi feita em 27 de junho de 1954.

Por cerca de 4 anos, até a abertura da central nuclear da Sibéria, Obninsk permaneceu o único reator de energia nuclear na União Soviética; A usina permaneceu ativa até 29 de abril de 2002, quando foi finalmente desligada. Em seus 48 anos de operação não houve incidentes significativos resultando em overdose de pessoal ou mortalidade, ou liberação radioativa para o ambiente excedendo os limites permitidos.

Fonte: Wikipédia


Tags: Usina, nuclear, Obninsk, Moscou






Opinião do internauta

  • Taís (06.12.2016 | 10.53)
    Gente, a matéria é boa, mas não posso usar nos meus trabalhos se não tiver o nome de quem escreveu.
Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.04

  • Dia de Santa Ema
  • Dia de Santo Expedito
  • Dia de São Leão IX
  • Dia do Exército Brasileiro
  • Dia do Índio