Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de julho de 1946.

Os Estados Unidos explodem mais uma bomba atômica no atol de Bikini

A nuvem de cogumelo formada pela detonação nuclear.

A Operação Crossroads (em inglês "encruzilhada") foi uma série de dois testes nucleares, um atmosférico e outro aquático, realizados pelos Estados Unidos no verão de 1946. A série consistiu em duas detonações, cada uma com uma potência de 21 quilotons.

O teste chamado Able detonou a uma altura de 158 metros a 1º de julho de 1946.

O teste chamado Baker foi realizado a 27 metros abaixo da superfície do mar a 25 de julho de 1946. Foi a quinta bomba nuclear da história e a primeira a ser detonada abaixo do mar, a sua explosão virou modelo em vídeos de uma bomba nuclear.


A nuvem de cogumelo formada pela detonação nuclear no Teste Baker.

O objetivo da Baker era ver quantos navios afundariam com a explosão.

Como parte de um total superior a noventa "navios alvo", participaram o encouraçado japonês Nagato, o cruzador alemão Prinz Eugen, e o porta-aviões estadunidense USS Saratoga (CV-3)

O teste obteve maior sucesso que o teste que o Able por causa da detonação abaixo da agua que criou uma onda de choque que rompeu cascos de navio, ela foi ancorada e detonada a 27 metros abaixo do mar em 25 de julho de 1946, o navio anfíbio LSM-60 estava no ponto zero e nenhuma parte identificável dele foi encontrado, foi provavelmente vaporizado pela bola de fogo, tal como o Able, todos os navios em um raio de 1.000 metros foram seriamente danificados, mas desta vez a lesão veio por baixo: pela água, depois do teste houve uma difícil tarefa de descontaminação, apenas cinco navios foram descontaminados, o resto teve que ser afundado. A bola de fogo se transformou rapidamente e uma bolha de vapor quente.

Estes testes foram a quarta e quinta detonação nuclear, após o teste Trinity e os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki. Foram os primeiros testes levados a cabo nas ilhas Marshall, e também as primeiras a ser publicamente anunciadas antes inclusive de sua conclusão. Um terceiro teste, chamado Charlie foi cancelado devido à elevada contaminação radioativa produzida pelo teste Baker.

Fonte: Wikipédia


Tags: nuclear, bikini, atômica, bomba, Operação Crossroads






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.04

  • Dia de Santa Ema
  • Dia de Santo Expedito
  • Dia de São Leão IX
  • Dia do Exército Brasileiro
  • Dia do Índio