Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de julho de 1863.

Começa a “Batalha de Gettysburg”, virada dos rumos na Guerra Civil Americana

A Batalha de Gettysburg

A Batalha de Gettysburg (1 - 3 de julho de 1863), ocorrida nos arredores e dentro da cidade de Gettysburg, Pensilvânia, foi a batalha com o maior número das vítimas na Guerra Civil dos EUA e ponto culminante da segunda invasão do norte pelo exército confederado do general Robert E. Lee. A vitória das forças federais é frequentemente citada, junto com a queda da Vicksburg, como o ponto de inflexão da guerra, a partir do qual a iniciativa passaria em definitivo para as mãos da União. Entretanto, a importância estratégica da batalha continua sendo um assunto de controvérsia

Contexto

Até o verão de 1863, a Confederação colecionou vitórias no teatro de operações leste da Guerra Civil dos EUA. Após o último sucesso em Chancellorsville em maio de 1863, Lee conduziu o seu Exército da Virgínia do Norte pelo Vale do Shenandoah, esperando chegar até Harrisburg ou mesmo Filadélfia. Com isso buscava desmoralizar o oponente a ponto de forçar negociações de paz em termos favoráveis à Confederação.

Uma brilhante vitória em solo inimigo aumentaria ainda a chance de conseguir apoio e potências internacionais, alguma das quais já incomodadas com as ambições continentais dos EUA. Adicionalmente, Lee deslocaria as suas tropas das regiões da Virginia devastadas pela guerra, que pouco podiam oferecer para subsistência dos seus soldados, para ricas regiões além do Potomac.

Sob pressão de presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln, o Maj. Gal. Joseph "Fighting Joe" Hooker moveu o Exército do Potomac em perseguição ao Lee, mas foi substituído no comando pelo Maj. Gal. George Gordon Meade, apenas três dias antes da batalha. Meade assumiu o comando em plena situação de crise, com exército abalado pelas sucessivas derrotas, e sem tempo para uma preparação adequada.

Consequências

As consequências mais evidentes da vitória da união, além da interrupção do progresso dos confederados rumo ao norte, aconteceram no âmbito moral. Quebrou-se o mito de invencibilidade do Gal. Lee, o que devolveu entusiasmo à causa Yankee, ao mesmo tempo que introduziu o germe de dúvida na cabeça dos combatentes sulistas.

As esperanças dos políticos confederados de conseguir suporte internacional murcharam.

No plano econômico, os bônus de guerra emitidos pelos Estados Confederados da América sofreram uma severa desvalorização, agravando as dificuldades econômicas já existentes em função do bloqueio naval.

Entretanto, vários historiadores argumentam que outros fatores foram mais importantes para definir o resultado da guerra. A queda de Vicksburg dividiu a Confederação em dois, e abriu caminho para a famosa Marcha ao Mar de Sherman. Igualmente significativo foi Ulysses Grant ter sido alçado ao comando no teatro de operações leste. Contrário aos seus antecessores, Grant manteve pressão ininterrupta sobre Lee, ao custo de assustadoras baixas dos dois lados. Mas as baixas confederadas, contrário as da União, não podiam ser repostas com facilidade. Numa guerra de atrito, a vitória acabaria nas mãos da União.

Fonte: Wikipédia


Tags: Batalha de Gettysburg, Guerra Civil Americana, guerra civil, Gettysburg, Pensilvânia, Robert E. Lee,






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas