Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de outubro de 1977.

A DEC (Digital Equipment Corporation) lança o sistema OpenVMS V1.0.


OpenVMS (Open Virtual Memory System ou apenas VMS) é o nome de uma tecnologia top de linha entre usuário e sistema. Conceituado originalmente dos funcionamentos do VAX e Alfa, a família dos computadores foi criada pela Digital Equipment Corporation de Maynard, Massachusetts (esta empresa foi comprada então pela Compaq, que foi comprada mais tarde pela Hewlett-Packard), sendo o mais recente sistema da Hewlett-Packard construído em torno da arquitetura do núcleo do processador Intel Itanium.

OpenVMS é um sistema operacional (SO) multiusuário, multiprocessado que utiliza memória virtual e foi projetado para processamento em lote (batch), em tempo real e processamento transacional. O sistema oferece elevada disponibilidade através de cluster, ou seja, a habilidade para distribuir em múltiplas máquinas físicas a carga do sistema. Isto permite que o sistema seja tolerante a desastre. VMS inclui também um sistema de prioridade de processos que permite que o processo em tempo real funcione sem barreiras, bloqueios ou interferências.

O OpenVMS lançou muitas características que são consideradas hoje exigências padrão para os sistemas operacionais topo de linha.

A DEC (Digital Equipment Corporation) lançou comercialmente a primeira versão do sistema OpenVMS V1.0 em 25 de outubro de 1977.

Tags: sistema operacional, Windows NT, DEC, VMS






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.04

  • Dia do Diplomata
  • Dia do Disco
  • Santa Inês de Montepulciano