Últimas notícias

Hoje na história

RSS
05 de julho de 2005.

Mensalão: Cai mais um dirigente do PT, Delúbio Soares pede licença do cargo no partido

Delúbio Soares de Castro

Delúbio Soares de Castro (Buriti Alegre, 6 de novembro de 1955) é formado em Matemática pela Universidade Católica de Goiás, e iniciou a política nos anos 70. Trabalhou como professor nos colégios Bandeirantes, José de Alencar, Ateneu Dom Bosco e Lyceu de Goiânia (até 1984).

Antes de ser o tesoureiro do PT, Delúbio foi também sindicalista e tesoureiro nacional da CUT. Foi coordenador das campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva em 1989 e 1998. Passou a ser o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) em 2000, onde ficou conhecido nacionalmente.

Envolvimento em corrupção

Em 5 de julho de 2005, um mês depois de ter seu nome citado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) como responsável pelo pagamento do mensalão a deputados do PP e do PL em troca de apoio ao governo no Congresso, o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, pediu licença do cargo.

No centro de graves denúncias de corrupção, após a publicação do escândalo do mensalão, acabou expulso do Partido dos Trabalhadores, em 2005. A expulsão foi aprovada por maioria de votos no Diretório Nacional.

No dia 30 de março de 2006, o procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) quarenta integrantes do mensalão. O procurador descreveu o grupo como uma organização criminosa e atribuiu sua liderança a José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e Sílvio Pereira.

No escândalo do mensalão, Delúbio Soares de Castro foi acusado de orientar a distribuição de recursos para os partidos aliados ao governo. Acabou condenado por corrupção ativa a uma pena de 8 anos e 11 meses inicialmente em regime semiaberto e pagamento de R$ 325 mil em multas.

Máfia dos Vampiros

Ainda em 2006, Delúbio foi acusado de envolvimento também na Máfia dos Vampiros.

Petrolão

Em 1º de abril de 2016, Delúbio foi alvo da 27ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Carbono 14. Contra Delúbio a justiça determinou mandado de condução coercitiva.

Em 12 de maio de 2016, a justiça aceitou a denúncia do Ministério Público Federal, e Delúbio virou réu na ação Carbono 14, pelo crime de lavagem de dinheiro.

Fonte: Wikipédia


Tags: Delúbio Soares , mensalão, corrupção, PT, PP, PL






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 09.10

  • Dia de São João Leonardo
  • Dia de São Dionísio
  • Dia do Açougueiro e Profissionais do Setor
  • Dia do Analista de Suporte
  • Dia do Anjo Ieialel
  • Dia do Atletismo
  • Dia do Profissional de Consórcio
  • Dia Mundial dos Correios