Últimas notícias

Hoje na história

RSS
09 de dezembro de 1987.

Eclode a Intifada: rebelião palestina nos territórios ocupados e no setor árabe de Jerusalém

Primeira Intifada, 1987.

Intifada انتفاضة (em hebraico: אינתיפאדה —também conhecido como Intefadah ou Intifadah—. Do árabe انتفض: "agitação; levantamento, ou levante, em português brasileiro; revolta"), é o nome popular das insurreições dos palestinos de Cisjordânia contra Israel. Os objetivos destes levantamentos estão sujeitos a debate: alguns setores sinalam que têm como objectivo combater a ocupação nos territórios ocupados por Israel, outros setores opinam que o objectivo de fundo segue sendo a destruição de Israel e com ela a sua fé dada ao conflito judeu-islâmica. Estes levantamentos estão entre os aspectos que mais influenciaram o desenvolvimento do conflito israelo-palestiniano.

Ambas intifadas foram utilizadas como campanhas de resistência dos palestinos, seguidas de represálias dos israelitas, gerando-se assim um ciclo de violência inercial de difícil resolução.

O termo surgiu após o levante espontâneo que rebentou a partir de 9 de dezembro de 1987, com a população civil palestiniana atirando paus e pedras contra os militares israelitas. Este levante seria conhecido mais tarde como "Primeira Intifada" ou "guerra das pedras".

Com a recusa de Arafat em aceitar a proposta de paz de Israel, a "Segunda Intifada" palestiniana, também conhecida como a intifada de Al-Aqsa (em árabe:: انتفاضة الاقصى), teve início em 29 de setembro de 2000, no dia seguinte à caminhada de Ariel Sharon pela Esplanada das Mesquitas e no Monte do Templo, nas cercanias da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém - área considerada sagrada tanto por muçulmanos quanto por judeus.

Apesar de ter surgido no contexto do conflito israelo-palestiniano, o termo foi utilizado para designar outras ocasiões:

  • O levante dos clérigos xiitas contra a ocupação americana no Iraque, em 2003, foi chamado de "Intifada iraquiana" .
  • Uma intifada ocorreu entre maio e junho de 2005 no Saara Ocidental, território com um governo no exílio e governado pelo Marrocos.
  • Os protestos de rua em relação à morte do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri e consequente expulsão das tropas sírias do Líbano foi denominado "Intifada da independência" pela média/mídia local e Revolução de Cedro pela média/mídia internacional.


Fonte: Wikipédia


Tags: Intifada, rebelião, palestina






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.04

  • Dia de Santa Ema
  • Dia de Santo Expedito
  • Dia de São Leão IX
  • Dia do Exército Brasileiro
  • Dia do Índio