Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de julho de 2001.

Inglaterra mergulha no ódio racial. Cidade de Bradford é palco de um dos piores distúrbios raciais já vistos no país, que deixou 140 feridos


As autoridades britânicas restabeleceram a calma nas ruas da cidade de Bradford, no Norte da Inglaterra, depois de uma noite de violência racial que deixou 140 feridos, 120 dos quais eram policiais. Foram detidos 13 brancos e 23 pessoas de origem asiática. Mais de 900 agentes enfrentaram por nove horas centenas de jovens asiáticos armados com bombas incendiárias, pedras, tijolos, tacos de beisebol, garrafas e martelos, em um dos piores distúrbios raciais ocorridos nos últimos anos e o quarto em menos de dois meses no Norte da Inglaterra.

A multidão ergueu barricadas e pôs fogo em dezenas de carros, lojas e outros estabelecimentos, incluindo dois clubes, um ligado ao governista Partido Trabalhista e outro, ao Partido Conservador. Vinte carros de uma loja da BMW foram incinerados. Houve choques violentos entre membros das duas comunidades no Centro.

Bradford é uma cidade industrial de aproximadamente 500 mil habitantes, 20% dos quais são asiáticos ou descendentes de imigrantes de Bangladesh, Paquistão, Índia e Sri Lanka que ali se fixaram nos anos 50. Era considerada um exemplo de integração multicultural no país.

Tags: distúrbios, Bangladesh, Paquistão, Índia, Sri Lanka






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 27.10

  • Dia de São Vicente
  • Dia do Anjo Sitael
  • Dia Mundial de Oração pela Paz
  • Dia Municipal de Diálogo Inter-religioso e de Oração pela Paz