Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de julho de 1883.

Decisiva vitória chilena sobre a resistência peruana na “Batalha de Huamachuco” põe fim a “Guerra do Pacífico"

Batalha de Huamachuco

A Guerra do Pacífico foi um conflito ocorrido entre 1879 e 1883, confrontando o Chile às forças conjuntas da Bolívia e do Peru. Ao final da guerra, o Chile anexou ricas áreas em recursos naturais de ambos os países derrotados.

O Peru perdeu a província de Região de Tarapacá, e a Bolívia teve de ceder a província de Antofagasta, ficando sem saída soberana para o mar, o que se tornou uma área de fricção na América do Sul, chegando até os dias atuais, e que é para a Bolívia uma questão nacional (a recuperação do acesso ao oceano Pacífico consta como um objetivo nacional boliviano em sua atual constituição).

A resistência peruana continuou por mais três anos, com aparente encorajamento estadunidense. O líder da resistência era o General Andrés Cáceres (apelidado de Mago dos Andes), que seria mais tarde eleito presidente do Peru.

Os soldados remanescentes do exército peruano, liderados por Cáceres, derrotaram o Exército do Chile em diversas ocasiões, mas após a derrota na Batalha de Huamachuco travada em 10 de julho de 1883, não houve mais resistência.

Finalmente, em 20 de outubro de 1883, Peru e Chile assinaram o Tratado de Ancón, em que a província de Tarapacá foi cedida ao Chile.


Fronteiras do Chile, Bolívia e Peru antes e depois da Guerra do Pacífico

Fonte: Wikipédia


Tags: Batalha de Huamachuco, Guerra do Pacífico, Guerra, pacífico, Chile, Peru






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.04

  • Dia da Voz
  • Dia de São Benedito José Labre
  • Dia do Picapeiro
  • Dia do Sacerdócio
  • Dia Nacional do Leonismo
  • Dia Nacional do Lions Club
  • Aniversário site ricardoorlndini.net (2007)