Últimas notícias

Hoje na história

RSS
09 de março de 1916.

Revolução Mexicana: Pancho Villa ataca o povo de Columbus, Novo México


A “Batalha de Columbus” foi um confronto entre as tropas de Pancho Villa e um destacamento de cavalaria do exército norte-americano que teve lugar no povoado de Columbus, Novo México, na madrugada de 9 de março de 1916.

Depois da sua derrota militar perante as forças constitucionalistas, Pancho Villa retornou a Águas Quentes. Uma série de derrotas em diversos estados da república atingiram Villa e acabariam por relegá-lo ao estatuto que tinha antes da revolução, como um simples bandoleiro.

No fim do ano 1915 o presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson reconheceu Carranza como governo de fato no México, procedendo ao intercâmbio de embaixadores e proibindo a venda de armas a forças armadas contrárias ao constitucionalismo, medida que enfureceu Pancho Villa, que era o principal afetado por esta medida, que então planejou a sua represália.

Outra versão sustenta que foi como represália por um tratado de armas que não tinha corrido de acordo, já que comerciantes de Columbus tinham vendido cartuchos sem balas a Villa.

Antes do amanhecer de 9 de março de 1916, Villa juntamente com 1.500 soldados de seu exército invadiram o território norte-americano, e atacaram o povoado de Columbus, Novo México.

Testemunhas afirmaram que ambos os bandos sofreram na mesma medida. Grande parte do povoado foi destruído na luta. Os villistas confiscaram 100 cavalos e mulas, incendiaram o povoado e mataram 17 norte-americanos e 67 mexicanos. Em contrapartida, mais de 100 villistas morreram no ataque.

Como represália por este ataque ao seu território, o governo dos Estados Unidos interveio militarmente no México com o envio de tropas sob o comando do general John J. Pershing (conhecido como Black Jack), que ficou conhecida como a Expedição Punitiva.

Nesta operação, o exército dos Estados Unidos pôs à prova o seu elegante e moderno equipamento militar, que, sem saber, usaria anos mais tarde na Primeira Guerra Mundial, onde Pershing foi um dos Generais mais destacados. Esta expedição não foi bem sucedida, não conseguindo atrapalhar Pancho Villa, que se refugiou nas montanhas de Chihuahua.

Tags: Pancho Villa, México, Revolução Mexicana






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.04

  • Dia de Santo Ardalião
  • Dia de São Júlio
  • Dia do Técnico em Serviço de Saúde
  • Dia Internacional do Café
  • Dia Pan-Americano