Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de janeiro de 1912.

É formado, em Nanquim, o governo provisório da República da China tendo Sun Yat-sen como presidente

Primeira bandeira da República da China (1912 a 1928)

A República da China (Zhōnghuá Mínguó) foi fundada em 1º de janeiro de 1912 e regeu a China Continental até 1º de outubro de 1949. Tal como uma era na história chinesa, a república foi antecedida pela Dinastia Qing e seguida pela República Popular da China. Sun Yat-sen serviu brevemente como seu primeiro presidente. O Kuomintang de Sun (KMT ou "Partido Nacionalista"), então liderado por Song Jiaoren, venceu uma eleição parlamentar realizada em dezembro de 1912. No entanto, os líderes do exército da camarilha de Beiyang, liderados pelo presidente Yuan Shikai, mantiveram o controle do governo central. Após a morte de Yuan em 1916, vários líderes militares locais, ou senhores da guerra, afirmaram autonomia.

Em 1925, o KMT estabeleceu um governo rival na cidade de Cantão, atualmente Guangzhou. A economia do Norte, sobrecarregada por apoiar o aventureirismo dos senhores da guerra, entrou em colapso em 1927-1928. Em 1928, Chiang Kai-shek, que se tornou líder do KMT após a morte de Sun Yat-sen, derrotou os exércitos dos senhores da guerra pela Expedição do Norte. O Exército Revolucionário Nacional de Chiang foi armado pela União Soviética e foi aconselhado por Mikhail Borodin. O Exército de Beiyang foi apoiado pelo Japão. Depois de Chiang estabelecer um governo de unidade central em Nanjing, ele cortou seus laços com os comunistas e os expulsou do KMT.

Houve industrialização e modernização, mas também conflito entre o governo nacionalista de Nanquim, o Partido Comunista da China, os senhores da guerra remanescentes, e o Japão. O processo de construção da nação tomou uma posição secundária devido a guerra com o Japão entre 1937 - 1945. O Japão ocupou as áreas costeiras e cortou o acesso aos portos marítimos da China, enquanto o KMT recuou para Chongqing. A estrada da Birmânia e, mais tarde a Estrada de Ledo, foram construídas para permitir a chegada de ajuda "Lend-Lease" dos Estados Unidos ao exército chinês. A Força Y dos nacionalistas dirigiu-se aos japoneses em Yunnan durante uma ofensiva entre maio-junho de 1944, mas os resultados militares, de outro modo, foram decepcionantes. Depois da rendição do Japão, foram reiniciados os combates entre o KMT e os comunistas. Em 1947, a Constituição da República da China substituiu a Lei Orgânica de 1928 como lei fundamental do país. Em 1949, os comunistas estabeleceram a República Popular da China na parte continental, enquanto os nacionalistas retiraram-se para Taiwan. Apesar de seu território reduzido, o governo nacionalista continuou a ser reconhecido como o governo da China pelos Estados não-comunistas.

Fonte: Wikipédia


Tags: China, República da China, governo provisório, Taipei, Taiwan, Formosa, RPC, República Popular da China, Sun Yat-sen






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 02.12

  • Dia da Astronomia
  • Dia de São Cromácio
  • Dia do Advogado Criminalista
  • Dia do Sambista
  • Dia Internacional para a Abolição da Escravatura (ONU)
  • Dia Nacional das Relações Públicas
  • Dia Nacional do Samba
  • Dia Pan-americano da Saúde