Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de março de 1244.

Assinado por Jaime I de Aragão e por aquele que mais tarde seria seu genro, o infante Afonso de Castela (mais tarde Afonso X, o Sábio), o “Tratado de Almizra” entre a Coroa de Aragão e o Reino de Castela fixando os limites do Reino de Valência

Tratado de Almizra
O “Tratado de Almizra” é um pacto de paz assinado entre a Coroa de Aragão e o Reino de Castela que fixou os limites do Reino de Valência. Foi assinado em 26 de março de 1244 por Jaime I de Aragão e por aquele que mais tarde seria seu genro, o infante Afonso de Castela (mais tarde Afonso X, o Sábio). No tratado ficou estipulado que as terras a sul da linha Biar-Busot-Villajoyosa ficaram reservadas a Castela.

Este novo pacto teve origem no constante descumprimento, por ambas as partes, dos anteriores tratados, o Tratado de Tudilén (1151) e o Tratado de Cazorla (1179); concretamente a cláusula que ambas as partes vulneram é a seguinte: Que nenhum dos dois tire ou diminua ao outro alguma parte a cada um atribuída, nem de outro modo um dos dois maquine astutamente algum obstáculo contra a já dita divisão; cláusula com a que reforçavam os acordos.

Jaime I vulnera esta cláusula ao conquistar Caudete, Villena e Sax, que ao estar ao outro lado do porto de Biar, corresponderia a Castela; e o infante D. Afonso também o fez ao pretender Játiva que correspondia à Coroa de Aragão.

A primeira constância que se tem do “Tratado de Almizra” aparece no segundo capítulo da crônica de Jaime I, o Livro dos Feitos. Mas o texto do tratado no foi publicado até 1905. Houve vários medievalistas a tentar atribuir o feito, mas foi o presbítero Roque Chabás o descobridor de um legado por catalogar, procurando no Arquivo da Coroa de Aragão, e que resultou ser uma cópia do Tratado de Almizra.

O tratado foi assinado em Campo de Mirra (província de Alicante), onde hoje há um monumento de 1977 que o comemora.

Em 1296 irrompeu a guerra entre Castela e Aragão e Jaime II de Aragão conquistaria o Reino de Múrcia. Posteriormente, dividir-se-ia o reino em duas partes e as comarcas do Medio e Bajo Vinalopó, o Campo de Alicante e a Vega Baja do Segura seriam incorporadas ao Reino de Valencia depois da assinatura dos tratados da Torrellas (1304) e Elche (1305).

Tags: Valência, tratado






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.01

  • Aniversário de Carazinho, RS (1931)
  • Data Alusiva ao 1º Fórum Social Mundial - Porto Alegre
  • Dia da Instituição do Casamento Civil no Brasil (1890)
  • Dia da Previdência Social
  • Dia de São Francisco de Sales
  • Dia Internacional da Educação
  • Dia Nacional do Aposentado