Últimas notícias
Hoje na história
RSSO Papa Clemente VII excomunga Henrique VIII. O rei inglês decidiu divorciar-se de sua esposa Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena. O Papa não aceitou o pedido de divórcio e isto precipitou a excomunhão de Henri
Henrique VIII (28 de junho de 1491 – 28 de janeiro de 1547) foi o Rei da Inglaterra de 1509 até sua morte, e também Lorde e depois Rei da Irlanda. Henrique foi o segundo monarca inglês da Casa de Tudor, sucedendo a seu pai Henrique VII.
Henrique é conhecido como o fundador da Igreja Anglicana. Suas lutas contra Roma ocasionaram a renúncia da Inglaterra à autoridade papal, a Dissolução dos Mosteiros e seu próprio estabelecimento como Chefe Supremo da Igreja de Inglaterra. Ainda assim ele continuou a acreditar nos principais ensinamentos católicos, mesmo após sua excomunhão. Henrique supervisionou a união legal da Inglaterra e Gales com os Atos das Leis em Gales de 1535 e 1542.
Em 1513, Henrique aliou-se com Maximiliano I, Sacro Imperador Romano-Germânico, e invadiu a França com um exército numeroso e bem equipado, porém pouco realizou com o enorme custo financeiro. Por outro lado, Maximiliano usou a invasão inglesa para seu próprio benefício, prejudicando a capacidade da Inglaterra de derrotar os franceses. Esse incidente marcou o início de uma obsessão de Henrique, que invadiu o país novamente em 1544. Desta vez, suas forças capturaram a importante cidade de Bolonha-sobre-o-Mar, porém o imperador Carlos V apoiou Henrique até onde julgava necessário e a Inglaterra, esgotada pelos custos da guerra, entregou a cidade de volta após pagamento de resgate.
Seus contemporâneos, durante seu auge, consideraram Henrique um rei atraente, bem educado e realizado, e ele já foi descrito como "um dos governantes mais carismáticos a ocupar o trono inglês". Além de reinar com poder considerável, Henrique também escrevia e compunha. Seu desejo de ter um herdeiro homem – em parte por causa de sua vaidade pessoal, por acreditar que uma mulher não seria capaz de consolidar a dinastia Tudor e também pela frágil paz existente após a Guerra das Rosas – levaram às duas coisas pelas quais Henrique é mais lembrado: seus seis casamentos e a Reforma Inglesa. Ele tornou-se obeso mórbido e com saúde fraca, contribuindo para sua morte em 1547. Ele é frequentemente caracterizado ao final de sua vida como concupiscente, egoísta, severo e inseguro. Henrique VIII foi sucedido por seu filho Eduardo VI, fruto de seu casamento com Joana Seymour.
Catarina de Aragão
Catarina de Aragão (Alcalá de Henares, 16 de dezembro de 1485 — Castelo de Kimbolton, Cambridgeshire, 7 de janeiro de 1536) foi Princesa da Espanha e a primeira rainha consorte de Henrique VIII da Inglaterra, sendo mãe da rainha Mary I. Conversava tanto em seu espanhol nativo, quanto em latim, grego, francês e, mais tarde, inglês. Quando rainha, o seu tempo foi maioritariamente empenhado em obras de caridade, o que lhe conferiu o amor do povo inglês.
Sua união com Henrique VIII foi incapaz de produzir um herdeiro masculino para o trono. Ele entrou com um pedido de anulação do casamento, alegando que ela teria consumado o anterior, com seu irmão mais velho, Artur, Príncipe de Gales, falecido pouco depois de desposar Catarina.
Uma série de eventos seguiu esse pedido, levando ao rompimento da coroa inglesa com a Igreja Católica Romana após o papa negá-lo. O rei, assumindo a supremacia religiosa no país, conseguiu a anulação e casou-se com sua amante Ana Bolena. Catarina, todavia, nunca aceitou a decisão, e continuou considerando-se sua legítima esposa e Rainha da Inglaterra.
Catarina de Aragão, já como uma jovem viúva, em 1502.
Casamento com Artur e viuvez
Quando se conheceram, ela e Artur descobriram que não conseguiam se entender, pois haviam aprendido pronuncias diferentes do latim. Casaram-se em novembro de 1501, na Antiga Catedral de São Paulo, com uma grande cerimônia oferecida pelo pai do noivo. O casal foi viver no País de Gales, onde Artur tinha deveres a cumprir. Alguns meses depois, ambos ficaram doentes, provavelmente da doença do suor que assolava a região. Em abril de 1502, Artur morreu e Catarina recuperou-se como uma viúva aos dezesseis anos.
Artur, Príncipe de Gales, na época de seu casamento com Catarina de Aragão.
Henrique VII não queria devolver a primeira parte do seu dote, nem seus pais queriam que ela voltasse para a Espanha sem os direitos de viuvez, o que o rei não concedia por não ter recebido a segunda parte do dote. Surgiu então a possibilidade de tornar-se noiva do novo Príncipe de Gales, seu antigo cunhado Henrique, cinco anos mais jovem que ela. A morte de sua mãe, Isabel de Castela, durante as negociações, todavia, diminuiu o valor de Catarina para o matrimônio aos olhos do rei inglês, pois Castela era um reino muito maior que Aragão, e foi herdado pela filha mais velha do casal, a mentalmente instável Joana I de Castela. O casamento foi, então, ostensivamente adiado até que Henrique estivesse com idade suficiente, mas o rei procrastinou tanto que era uma dúvida se realmente aconteceria. A situação de Catarina ficou difícil, pois passou a viver como uma potencial prisioneira, e com pouco dinheiro para manter a si própria e a suas damas de companhia, sendo obrigada a vender parte de seus bens.
Em 1507, serviu como embaixadora espanhola na Inglaterra, quando seu pai viu-se sem um, o que fez dela a primeira mulher embaixadora da Europa. A jovem afirmou que o casamento com Artur não havia sido consumado devido a pouca idade de ambos, e uma dispensa papal foi requisitada, porque o direito canônico dizia que um homem não poderia casar com a mulher de seu irmão. O Papa Júlio II a concedeu em 1505.
Catarina como Rainha da Inglaterra
Casamento e coroação
Após um ano da morte de Artur, a rainha Isabel de Iorque morreu no parto de um bebê natimorto, aos 37 anos. Em abril de 1509, o próprio rei Henrique VII faleceu, tornando seu filho o novo rei da Inglaterra, Henrique VIII.
Ele decidiu que se casaria com Catarina rapidamente. A cerimônia privada aconteceu em 11 de junho de 1509, sete anos depois da morte de Artur; Catarina estava com 23 anos, e Henrique próximo dos 18. Os dois fizeram a tradicional procissão para Westminster no sábado dia 23 de junho de 1509, seguida por uma grande multidão entusiasmada. Depois de passarem a noite na Torre de Londres, como de costume, no dia seguinte, domingo 24 de junho de 1509, foram ungidos e coroados juntos pelo Arcebispo de Canterbury na Abadia de Westminster. No mês que se seguiu, foram organizadas várias ocasiões sociais para que a nova rainha fosse apresentada ao povo inglês, que a recebeu muito bem.
Catarina de Aragão - Rainha Consorte da Inglaterra.
Filhos e regência
O primeiro parto da rainha foi de uma menina natimorta, em janeiro de 1510. Ela voltou a engravidar logo, e no mesmo mês do ano seguinte nascia seu filho, Henrique, Duque da Cornualha e Príncipe de Gales. O bebê, no entanto, viveu apenas 52 dias.
Em 1513, Catarina engravidou outra vez, pouco antes de Henrique partir para a França com seu exército. Ela foi deixada como rainha regente. Aproveitando a ausência do rei, os escoceses invadiram o território inglês, mas foram derrotados, resultando inclusive na morte do rei da Escócia, Jaime IV, entre outras figuras importantes do país.
Apesar de ser uma história difundida, não há comprovação de que Catarina tenha feito um discurso para incentivar as tropas inglesas à batalha. O resultado dessa gravidez também não foi satisfatório: um menino natimorto, ou falecido pouco depois de nascer. O rei retornou e, em 1514, a rainha voltou a dar à luz um menino, príncipe Henrique, mas ele também acabou morrendo pouco tempo depois de nascer.
Em fevereiro de 1516, Catarina teve um bebê saudável, uma menina, chamada Mary. Seu pai, Fernando de Aragão, tinha morrido pouco tempo antes, mas a notícia não foi dada a ela enquanto carregava o bebê. Dois anos depois, ficou grávida uma última vez, novamente uma menina, mas que não chegou a viver mais de uma semana. No total, ela engravidou seis vezes, embora apenas uma das crianças tenha chegado à idade adulta.
O pedido de anulação do casamento com Henrique VIII
A dedicação religiosa de Catarina aumentava enquanto ela envelhecia, assim como seu interesse pelos estudos acadêmicos. Ela constantemente melhorava seus conhecimentos e ensinava sua filha Maria. A educação feminina tornou-se elegante, parcialmente por sua influência. Ela também doou uma grande quantidade de dinheiro para universidades. Henrique, no entanto, ainda considerava um herdeiro masculino essencial. A dinastia Tudor ainda era recente, e sua estabilidade não havia sido testada. Além disso, uma longa guerra civil, conhecida como A Anarquia (1135–54) havia acontecido da última vez que uma mulher, Matilde de Inglaterra, tentara assumir o trono, e a memória da Guerra das Rosas estava presente na memória coletiva.
Em 1525, Henrique começou a se interessar por Ana Bolena, dama de companhia da rainha, oito anos mais nova do que ele. Ele passou a cortejá-la; já não era mais possível para Catarina ter filhos. Henrique considerava que seu casamento podia ter sido amaldiçoado. Consultou a Bíblia, em Levítico, e a interpretou como dizendo que se um homem desposasse a mulher de seu irmão, o casal ficaria sem filhos. Mesmo se o casamento não tivesse sido consumado (no que Catarina insistiu até o dia de sua morte), a interpretação dele afirmava que teria sido errado aos olhos de Deus, portanto nem mesmo o papa poderia oferecer uma concessão. É possível que a ideia de uma anulação tenha sido sugerida para Henrique muito antes, e muito provável que ele seria mais motivado pelo desejo de ter um filho e evitar problemas na sucessão.
Catarina fazendo sua defesa contra a anulação, por Henry Nelson O'Neil.
Rapidamente, conseguir a anulação de seu casamento com Catarina tornou-se uma prioridade para ele. William Knight, secretário do rei, foi enviado para solicitar a anulação ao Papa Clemente VII. Nessa época, o papa era prisioneiro do sobrinho de Catarina, o Imperador Carlos I, depois do Saque de Roma em maio de 1527. Foi difícil para William ter acesso a ele, e retornou sem sucesso. Henrique, então, colocou a questão nas mãos do Cardeal Tomás Wolsey. O cardeal realizou um julgamento para investigar se o casamento seria válido ou não; o bispo de Rochester John Fisher, posicionou-se firmemente ao lado de Catarina. Ela foi irredutível quando lhe foi sugerido que se retirasse discretamente para virar uma freira, dizendo, "Deus nunca me chamou para um convento. Sou a verdadeira e legítima esposa do rei". Escreveu então para seu sobrinho Carlos, pedindo que tentasse influenciar o papa a tomar uma decisão contra a vontade do marido.
Wolsey realizou um tribunal eclesiástico na Inglaterra, com a presença de um representante do papa, de Henrique e da própria Catarina. O papa, porém, não permitiria que a decisão fosse tomada na Inglaterra, e chamou seu representante de volta a Roma. É difícil dizer até onde teria sido influenciado pelo imperador, mas Henrique claramente percebeu que era improvável obter a anulação de seu casamento com a tia deste através do papa, que o proibiu de voltar a se casar antes de tomar uma decisão sobre o assunto. Wolsey havia falhado, e foi afastado da corte em 1529. Ele começou então a tramar para que Ana fosse forçada ao exílio e a se comunicar escondido com o papa; quando Henrique descobriu, ordenou sua prisão. Se não tivesse adquirido uma doença grave e morrido, poderia ter sido executado por traição.
Catarina de Aragão era mais amada pelo povo inglês do que Ana Bolena, que era vista como uma usurpadora. Além de Fisher, alguns de seus defensores eram Thomas More, a irmã de Henrique, Mary Tudor, o líder protestante Martinho Lutero e William Tyndale.
Com o forte desejo de produzir um herdeiro, bem como a sua relação amorosa com “Ana Bolena”, levaram Henrique VIII a procurar a dissolução do seu casamento com “Catarina de Aragão” junto ao Vaticano. As suas tentativas não encontraram sucesso porque o “Papa Clemente VII” estava sobre pressão do sobrinho de Catarina, o Rei de Espanha (Carlos I) que também foi Imperador do Sacro Império Romano (Carlos V).
O Papa então, querendo agradar o seu antigo inimigo Carlos V, fez eclodir e talvez tenha precipitado o “cisma de Henrique VIII”.
Frustrado com o fracasso das negociações com o Vaticano, Henrique VIII ignorou a lei canônica que o impedia de se unir a outra mulher e casou secretamente com Ana Bolena no dia 14 de novembro de 1532, mas essa união só foi tornada pública em 25 de janeiro de 1533, entretanto, demorou quatro meses para ser confirmado. Em 23 de maio de 1533, o recém-nomeado arcebispo de Canterbury Thomas Cranmer declarou o casamento de Henrique VIII e Catarina de Aragão nulo, sem efeito; Cinco dias depois, ele declarou o casamento de Henrique VIII e Ana Bolena válido.
Esta atitude de afronta sem precedentes à Igreja Católica fez com que em 11 de julho de 1533 o papa Clemente VII pronuncia a sentença contra o Rei Henrique VIII, declarando-o excomungado a menos que cancelasse seu casamento com Ana Bolena e retomasse seu casamento com Catarina de Aragão.
Após a excomunhão, Henrique VIII decidiu o rompimento com a Igreja Católica Romana, declarou a dissolução dos mosteiros, tomando assim muitos dos haveres da Igreja, e formou a Igreja Anglicana (Church of England), da qual se declarou líder. Esta decisão tornou-se oficial com o decreto da supremacia (Act of Supremacy) de 1534.
O papa Clemente VII morreu em 25 de setembro de 1534. Em 30 de agosto de 1535 o novo papa, Paulo III, elaborou uma nova bula de excomunhão chamada “eius qui Immobilis”.
Em 17 de dezembro de 1538, novamente o papa Paulo III publicou uma outra bula chamada 'Cum redemptor noster", renovando a validade da bula de 30 de agosto de 1535, que tinha sido suspensa.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
31/01/2020 - Brexit: Reino Unido sai formalmente da União Europeia, dando início a um período de transição de onze meses. -
23/06/2016 - Brexit: 51,8% dos eleitores britânicos votam pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE). -
14/05/2015 - Morre B. B. King, um dos maiores guitarristas do mundo -
21/07/2013 - O Rei Alberto II da Bélgica abdica a coroa em favor de seu filho Filipe. -
08/04/2013 - Morre Margaret Thatcher, a 'Dama de Ferro', ex primeira-ministra britânica. -
08/02/2012 - Morre Wanderley Alves dos Reis, o cantor Wando -
01/01/2010 - Chuvas fortes provocam deslizamentos em Angra dos Reis causando 53 mortes -
19/12/2009 - O Papa Pio XII é proclamado 'Venerável' pelo Papa Bento XVI -
01/05/2009 - Casamento do mesmo sexo é legalizado na Suécia -
08/05/2007 - A Congregação para a Causa dos Santos reconheceu que o Papa Pio XII praticou as virtudes teologais e as virtudes humanas em grau de heroísmo, submetendo ao Papa Bento XVI a decisão de declará-lo Venerável -
18/11/2006 - Os atores Tom Cruise e Katie Holmes também sobem ao altar em cerimônia ocorrida num castelo de Bracciano na Itália -
10/02/2005 - Anunciado que Charles, Príncipe de Gales e Camilla Parker Bowles iriam casar-se em 8 de abril daquele ano numa cerimônia civil -
14/05/2004 - Casamento Real de Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca e Mary Elizabeth Donaldson -
01/07/1997 - A soberania sobre Hong Kong é entregue pelo Reino Unido à República Popular da China -
07/02/1996 - Letsie III assume o trono do Lesoto -
07/03/1989 - O Irã e o Reino Unido rompem relações diplomáticas após o caso “Salman Rushdie” e seu controverso livro “Versos Satânicos” -
22/12/1985 - Morre Eliseu Paglioli, ex- Ministro da Saúde e pioneiro da neurocirurgia no Brasil -
14/02/1984 - O roqueiro britânico Elton John casa-se com Renata Blauel na Austrália -
29/12/1983 - Caroline de Mônaco se casa com o empresário italiano Stefano Casiraghi -
09/06/1983 - Margaret Thatcher, primeira ministra britânica, é reeleita nas eleições que confirmam a grande popularidade dos conservadores na Grã Bretanha -
06/10/1981 - Morre Anwar Sadat, estadista egípcio -
29/07/1981 - O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, se casa com Lady Diana Spencer, uma professora inglesa -
19/11/1977 - O presidente egípcio Anuar Al Sadat se torna o primeiro líder árabe a visitar Israel -
16/08/1977 - Morre Elvis Presley -
05/06/1975 - Ingleses aprovam ingresso na União Europeia -
28/05/1972 - Morre Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebéia -
20/10/1968 - Jacqueline Kennedy, viúva do presidente norte-americano John F. Kennedy, se casa com Aristóteles Onassis, um bilionário grego -
12/12/1966 - Estreia nos Estados Unidos o filme A Man for All Seasons (O Homem que não vendeu sua alma) -
21/01/1966 - Na Inglaterra, o “Beatle” George Harrison se casa com Patrícia (Patty) Anne Boyd -
08/11/1965 - Estabelecimento do Território Britânico do Oceano Índico. -
11/02/1965 - Ringo Starr casa-se com sua namorada de Liverpool. Entre os presentes no casamento estavam John Lennon, George Harrison e o dirigente dos Beatles, Brian Epstein -
03/01/1962 - O Papa João XXIII excomungou Fidel Castro -
16/08/1960 - A Grã-Bretanha concede independência ao Chipre, uma colônia da coroa britânica -
10/04/1959 - O príncipe japonês Akihito se casa com Michiko Shoda, uma mulher que não fazia parte da nobreza do país -
09/10/1958 - Morre Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
02/06/1953 - Elizabeth II é coroada -
02/05/1953 - Hussain ibn Talal ascende ao trono jordaniano -
11/08/1952 - O príncipe Hussein é proclamado Rei da Jordânia -
01/07/1949 - Pio XII decreta excomunhão dos comunistas e simpatizantes -
20/11/1947 - A princesa Elizabeth II se casa com Philip Mountbatten, um príncipe da família real grega -
09/07/1947 - A princesa Elizabeth Alexandra Mary, futura Rainha Elizabeth II, fica noiva de Philip Mountbatten -
20/04/1947 - Morre o Rei Cristiano X da Dinamarca -
02/10/1945 - Nasce Wanderley Alves dos Reis, o cantor Wando -
08/05/1945 - O rei Leopoldo da Bélgica, é libertado pelo 7º Exército Americano -
29/04/1945 - Adolf Hitler casa-se com Eva Braun no Führerbunker em Berlim -
04/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: morre, após sofrer um atentado dias antes, Reinhard Heydrich, um dos líderes da Schutzstaffel (SS) nazista -
27/05/1942 - Segunda Guerra Mundial: Atentado contra Reinhard Heydrich, um dos líderes das SS feito por agentes checos da resistência vindos de Londres. Ele morre na semana seguinte -
17/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a ‘Operação Reinhardt‘, o genocídio dos judeus poloneses -
12/07/1941 - Segunda Guerra Mundial: Selada aliança entre Londres e Moscou -
12/03/1939 - Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é entronizado como o Papa Pio XII -
02/03/1939 - O cardeal Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é eleito papa e toma o nome de Pio XII. A sua ação durante a Segunda Guerra Mundial tem sido alvo de debate e polêmica -
11/12/1936 - O Rei Eduardo VIII, conhecido como o duque de Windsor, abdica ao trono inglês para casar-se com Wallis Warfield Simpson -
19/05/1935 - O Papa Pio XI canoniza Thomas More -
08/01/1935 - Nasce Aaron Elvis Presley -
01/12/1934 - Na União Soviética, Serguei Kirov, membro do Politburo, é assassinado. Stalin usa o incidente como pretexto para iniciar o Grande Expurgo. -
09/10/1934 - Na França é assassinado Alexandre I, rei da Iugoslávia -
14/10/1933 - A Alemanha nazista anuncia que está se retirando da Liga das Nações e que não participaria da Conferência de Desarmamento de Genebra -
15/03/1933 - Hitler, discursando em Berlim, proclama o Terceiro Reich -
13/03/1933 - O professor Joseph Goebbels foi nomeado para o recém-criado Ministério da Propaganda do III Reich. A partir daí, todo espaço que circundava os cidadãos deveria ser preenchido pelas mensagens, slogans e símbolos do partido nazista de Adolf Hitler -
08/03/1933 - O governo de Adolf Hitler aumentou a repressão contra o Partido Comunista da Alemanha, ao cassar os mandatos de seus deputados. Membros e dirigentes foram presos ou perseguidos e uma semana mais tarde o partido foi proibido -
05/03/1933 - Eleições alemãs de 1933 transcorreram em clima de intimidação -
13/03/1931 - Lançado primeiro foguete reaproveitável a combustível sólido -
20/05/1927 - A Grã-Bretanha reconhece independência da Arábia Saudita -
21/04/1926 - Nasce Elizabeth Alexandra Mary, a futura Rainha Elizabeth II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus Outros Reinos e Territórios, Chefe da Commonwealth -
13/10/1925 - Nasce Margaret Thatcher, política britânica, primeiro-ministro de 1979 a 1990 -
16/09/1925 - Nasce numa fazenda de algodão em Itta Bena, perto de Indianola, no Mississippi, Riley Ben King, o guitarrista B. B. King -
09/02/1925 - É apresentado na Alemanha o 'Pacto de Segurança de Stresemann', que fazia concessões territoriais à França e à Bélgica -
28/11/1919 - Inaugurado em Berlim o “Grande Teatro” - Grosses Schauspielhaus -
25/12/1918 - Nasce Anwar Sadat, estadista egípcio -
16/05/1916 - Assinado o Acordo Sykes-Picot, um ajuste secreto entre os governos do Reino Unido e da França que definiu as suas respectivas esferas de influência no Oriente Médio, considerando-se a hipótese de derrota do Império Otomano na Primeira Guerra -
18/03/1913 - O Rei Jorge I da Grécia é assassinado na cidade de Salônica -
01/02/1908 - O rei Carlos I de Portugal e o seu filho mais velho Luís Filipe, Duque de Bragança são assassinados no Terreiro do Paço em Lisboa por militantes Republicanos -
03/06/1899 - Morre Johan Strauss II, compositor austríaco de música ligeira conhecido como “O Rei da Valsa” -
28/12/1898 - Nasce Eliseu Paglioli, ex- Ministro da Saúde e pioneiro da neurocirurgia no Brasil -
09/06/1898 - Um acordo é assinado no qual Hong Kong é cedido pela China à Grã-Bretanha por 99 anos -
29/12/1886 - Thomas More é reconhecido como mártir e declarado beato por decreto do Papa Leão XIII -
02/03/1876 - Nasce Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
29/12/1874 - Afonso XII é proclamado rei da Espanha -
05/04/1874 - A obra-prima de Johann Strauss Filho, ‘Die Fledermaus’ (O Morcego), estreia no ‘Theater an der Wien’ em Viena. -
02/01/1872 - Brigham Young, líder da Igreja Mórmon, é preso nos Estados Unidos por ter se casado com 25 mulheres -
26/09/1870 - Nasce Cristiano Carlos Frederico Alberto Alexandre Guilherme, o futuro Rei Cristiano X da Dinamarca -
10/12/1865 - Morre Leopoldo I da Bélgica, o primeiro Rei dos Belgas -
26/10/1861 - Alemão apresenta protótipo do telefone -
28/03/1854 - Guerra da Criméia: França declara guerra à Rússia -
27/03/1854 - Guerra da Criméia: O Reino Unido declara guerra à Rússia -
01/08/1834 - A escravatura é abolida no Império Britânico -
25/10/1825 - Nasce em Viena, Johann Strauss II, compositor austríaco de música ligeira, particularmente a música de dança e operetas -
19/07/1821 - Jorge IV é coroado Rei do Reino Unido e Hannover -
29/01/1820 - Falece o rei britânico Jorge III. Ele reinou seu país durante as Revoluções norte-americana e Francesa -
11/03/1810 - Depois do divorcio de Josefina de Beauharnais, Napoleão Bonaparte casa-se por procuração com Maria Luisa da Áustria. A cerimônia acontece em 1º de abril -
12/02/1798 - Morre Estanislau II Augusto, Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia -
09/03/1796 - Napoleão Bonaparte, futuro imperador da França, casa-se com Josefina de Beauharnais. Em 1809, o casal se divorcia -
25/11/1795 - Após a terceira partição da República das Duas Nações, Estanislau II Augusto, Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia, é forçado a abdicar, partindo para São Petersburgo na Rússia -
27/07/1794 - Revolução Francesa: Maximilien Robespierre é preso após encorajar a execução de mais de 17 mil "inimigos da Revolução" -
16/12/1790 - Nasce Leopoldo I da Bélgica, o primeiro Rei dos Belgas -
25/11/1764 - Estanislau Poniatowski, o protegido da Rússia, é coroado como Estanislau II Augusto, Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia -
07/09/1764 - Estanislau Poniatowski, o protegido da Rússia, é eleito Rei da Polônia -
04/06/1738 - Nasce o rei britânico Jorge III -
17/01/1732 - Nasce Stanisław Antoni Poniatowski, futuro Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia -
01/09/1715 - Morre Luís XIV - o “rei sol “ - rei da França -
01/08/1714 - George I ascende ao trono da Grã-Bretanha. -
25/03/1707 - O 'Ato da União' agrupa os reinos da Inglaterra e Escócia no Reino da Grã-Bretanha -
08/03/1702 - A rainha Anne chega ao trono na Inglaterra, após a morte de Guilherme III -
16/09/1701 - Morre o Rei Jaime II da Inglaterra -
05/11/1688 - Revolução Gloriosa: Guilherme e Maria desembarcam em Devon com um grande exército holandês para depor o rei Jaime -
20/06/1685 - Rebelião Monmouth: O Duque de Monmouth declara-se Rei da Inglaterra -
07/06/1654 - Coroado Luís XIV - o “rei sol “ - rei da França -
14/05/1643 - Luís XIV torna-se rei da França aos 4 anos -
05/09/1638 - Nasce Luís XIV da França -
14/10/1633 - Nasce o futuro Rei Jaime II da Inglaterra -
06/11/1632 - Morre Gustavo Adolfo, rei da Suécia, na “Batalha de Lucena” -
25/11/1615 - Filipe IV da Espanha casa-se com Isabel de Bourbon -
29/06/1613 - Estreia "Henrique VIII" de Shakespeare -
29/06/1613 - O Globe Theatre, em Londres, é destruído por um incêndio durante a encenação de estreia de Henrique VIII de William Shakespeare. -
24/03/1603 - Morre a rainha inglesa Elizabeth I, a 'Rainha Virgem' -
04/08/1578 - Batalha de Alcácer-Quibir: os mouros, comandados pelo rei de Marrocos, derrotam o exército português e o rei Dom Sebastião de Portugal desaparece para nunca mais ser visto. A coroa é herdada pelo seu tio-avô, o Card -
04/08/1578 - Morre Dom Sebastião, rei de Portugal, na Batalha de Alcácer-Quibir -
07/10/1571 - Batalha de Lepanto entre as frotas da Liga Santa contra a frota turca do Império Otomano -
25/02/1570 - O Papa Pio V excomunga a rainha Elizabeth I, da Inglaterra, que instaurou a Igreja Anglicana (Protestante) em seu país -
15/01/1559 - A rainha inglesa Elizabeth I é coroada em Westminster Abbey -
16/07/1557 - Morre Ana de Cleves, quarta rainha consorte de Henrique VIII da Inglaterra -
16/01/1556 - Carlos I da Espanha é sucedido por seu filho Felipe II -
25/07/1554 - Casamento de Mary I da Inglaterra com o futuro Rei Filipe II de Espanha -
12/02/1554 - Lady Jane Grey, que havia reivindicado o trono da Inglaterra por nove dias, é decapitada após acusação de traição -
01/10/1553 - Mary I, é coroada Rainha da Inglaterra e Irlanda -
19/07/1553 - Mary I da Inglaterra assume o poder depois de depor Lady 'Jane Grey' -
10/07/1553 - Início do reinado de Lady Jane Grey, Rainha da Inglaterra, deposta em 19 de julho por Mary I -
05/09/1548 - Morre Catarina Parr, última mulher de Henrique VIII da Inglaterra -
28/01/1547 - Morre o Rei da Inglaterra Henrique VIII -
18/02/1546 - Morre Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante na Alemanha -
12/07/1543 - Sexto e último casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Catarina Parr -
13/02/1542 - A rainha da Inglaterra, Catarina Howard, é executada por ordem do marido, Henrique VIII. -
28/07/1540 - Casamento de Henrique VIII da Inglaterra com Catarina Howard -
27/07/1540 - Thomas Cromwell, o conselheiro do rei Henrique VIII da Inglaterra, é condenado por traição e executado -
09/07/1540 - O rei da Inglaterra, Henrique VIII, tem seu casamento de 6 meses com Anne de Cleves, sua quarta esposa, anulado -
06/01/1540 - Casamento de Henrique VIII da Inglaterra com Ana de Cleves (dissolvido a 9 de Julho) -
17/12/1538 - O papa Paulo III publica uma bula chamada 'Cum redemptor noster", renovando a excomunhão do Rei da Inglaterra, Henrique VIII, por sua separação de Catarina de Aragão. -
24/10/1537 - Morre Jane Seymour, terceira mulher de Henrique VIII de Inglaterra -
30/05/1536 - Henrique VIII da Inglaterra casa com Jane Seymour, 11 dias depois da execução de Ana Bolena -
19/05/1536 - Ana Bolena, a segunda esposa do Rei Henrique VIII da Inglaterra, é decapitada, após ter sido acusada de adultério e traição -
17/05/1536 - O casamento de Ana Bolena e Henrique VIII da Inglaterra é dissolvido -
15/05/1536 - Ana Bolena é considerada culpada de adultério, traição e incesto pelo Parlamento inglês -
02/05/1536 - Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, é presa na Torre de Londres, acusada de adultério, incesto e alta traição -
07/01/1536 - Morre Catarina de Aragão, primeira mulher de Henrique VIII da Inglaterra -
06/07/1535 - A mando de Henrique VIII, São Thomas More é executado na Torre de Londres -
25/09/1534 - Morre o Papa Clemente VII -
07/09/1533 - Nasce a futura rainha inglesa Elizabeth I -
01/06/1533 - Ana Bolena, segunda esposa do rei Henrique VIII, é coroada como Rainha Consorte da Inglaterra -
23/05/1533 - É anulado o casamento do rei Henrique VIII com Catarina de Aragão. Cinco dias depois, o arcebispo de Canterbury Thomas Cranmer declarou o casamento de Henrique VIII e Ana Bolena válido. -
25/01/1533 - É divulgado o casamento do rei Henrique VIII com Ana Bolena. A cerimônia secreta ocorreu em 14 de novembro de 1532 -
14/11/1532 - O rei inglês Henrique VIII casa-se secretamente com Ana Bolena. A filha do casal foi futuramente coroada rainha Elizabeth I -
16/05/1532 - Thomas More renuncia ao posto de Lorde Chanceler da Inglaterra. -
19/11/1523 - Júlio de Juliano de Médici é eleito o Papa Clemente VII -
09/03/1522 - Domigo de Invocavit, Martinho Lutero durante oitos dias consecutivos da Quaresma prega oito sermões que ficam conhecidos por "Sermões de Invocavit" -
25/05/1521 - É assinado, na cidade de Worms, o Édito de Worms, que condena Martinho Lutero -
16/04/1521 - Reforma Protestante: primeira apresentação de Martinho Lutero perante a Dieta de Worms para ser examinado pelo sacro imperador romano Carlos V e outras autoridades do império. -
28/01/1521 - Reforma Protestante: Início da Dieta de Worms -
03/01/1521 - Excomunhão de Martinho Lutero -
23/04/1516 - Cerveja: promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera na Alemanha, a Reinheitsgebot, Lei da Pureza da Cerveja -
18/02/1516 - Nasce Mary I, Rainha de Inglaterra -
22/09/1515 - Nasce Ana de Cleves, quarta rainha consorte de Henrique VIII da Inglaterra -
24/06/1509 - Henrique VIII da Inglaterra é coroado -
11/06/1509 - Henrique VIII casa-se com Catarina de Aragão -
21/04/1509 - Início do reinado de Henrique VIII da Inglaterra -
02/04/1502 - Morre Arthur, Príncipe de Gales; irmão mais velho do futuro rei Henrique VIII de Inglaterra -
04/05/1493 - Emitida a bula Inter cætera pelo Papa Alexandre VI que dividia o Novo Mundo entre Espanha e Portugal ao longo de uma Linha de Demarcação num meridiano situado a 100 léguas a oeste do arquipélago do Cabo Verde -
28/06/1491 - Nasce o Rei da Inglaterra Henrique VIII -
20/09/1486 - Nasce Arthur, Príncipe de Gales; irmão mais velho do futuro rei Henrique VIII de Inglaterra -
18/01/1486 - Casamento de Henrique VII de Inglaterra com Isabel de York, herdeira da casa de York -
16/12/1485 - Nasce em Alcalá de Henares na Espanha, Catarina de Aragão, primeira mulher de Henrique VIII da Inglaterra -
22/08/1485 - Morre Ricardo III da Inglaterra -
10/11/1483 - Nasce Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante na Alemanha -
06/07/1483 - Ricardo III coroado Rei de Inglaterra -
21/06/1481 - O Papa Sisto IV outorga a bula Aeterni regis, na qual garantia a Portugal todas as terras descobertas e a serem descobertas ao sul das Ilhas Canárias na África e à Espanha, as Ilhas Canárias. -
26/05/1478 - Nasce Júlio de Juliano de Médici, o futuro Papa Clemente VII -
07/02/1478 - Nasce São Thomas More -
12/07/1472 - O futuro rei Ricardo III da Inglaterra, casa com Anne Neville -
21/05/1471 - O rei Henrique VI da Inglaterra é morto -
04/05/1471 - Morre Eduardo, Príncipe de Gales, herdeiro de Henrique VI da Inglaterra -
30/10/1470 - Henrique VI da Inglaterra é reinvestido como rei, após a vitória do seu general Ricardo Neville, Conde de Warwick sobre Eduardo IV de Inglaterra -
30/12/1460 - Morre Ricardo, Duque de York, protagonista da Guerra das Rosas -
10/07/1460 - Guerra das Rosas: Batalha de Northampton, o Conde de Warwick vence novamente e Henrique VI é feito prisioneiro -
20/11/1459 - Guerra das Rosas: o parlamento de Inglaterra declara Ricardo de York traidor, assim como todos os seus apoiadores -
08/01/1454 - Bula pontifícia Romanus Pontifex concede ao Reino de Portugal os direitos exclusivos de comércio e colonização de toda a África ao sul do Cabo Bojador. -
13/10/1453 - Nasce Eduardo, Príncipe de Gales, herdeiro de Henrique VI da Inglaterra -
02/10/1452 - Nasce Ricardo III da Inglaterra -
23/04/1445 - Henrique VI da Inglaterra casa com Margarida de Anjou -
27/10/1439 - Morre Alberto II de Habsburgo, Rei da Germânia, Rei da Hungria, Rei da Boêmia e Duque da Áustria -
01/01/1438 - Alberto II de Habsburgo torna-se Rei da Hungria -
16/12/1431 - Henrique VI da Inglaterra é coroado Rei da França na Catedral de Notre-Dame de Paris, segundo as disposições do Tratado de Troyes que não foram depois reconhecidas pelos franceses -
20/02/1431 - Morre o Papa Martinho V -
06/11/1429 - Coroação de Henrique VI da Inglaterra -
06/12/1421 - Nasce Henrique VI, futuro Rei da Inglaterra, França e Lorde da Irlanda -
22/04/1418 - Termina o Concílio de Constança, que resultou no fim do cisma da Igreja -
11/11/1417 - Oddo Colonna é eleito o Papa Martinho V pondo fim ao Grande Cisma do Ocidente -
11/11/1417 - O Concílio de Constança elege Martinho V como papa pondo fim ao Grande Cisma do Ocidente -
18/10/1417 - Morre Gregório XII, papa que renunciou durante o Concílio de Constança em 1415, que procurou legitimar uma só autoridade papal. Um novo papa, Martinho V, só foi escolhido após a sua morte -
04/07/1415 - Durante o Concílio de Constança em 1415, que procurou legitimar uma só autoridade papal, o Papa Gregório XII apresentou sua renúncia -
05/11/1414 - Início do Concílio de Constança, cujo objetivo foi de acabar com o cisma papal que tinha resultado no Papado de Avignon -
05/10/1414 - Abertura do Concílio de Constança, que resultou no fim do cisma da Igreja -
21/09/1411 - Nasce Ricardo, Duque de York, protagonista da Guerra das Rosas -
19/12/1406 - Angelo Correr é consagrado como o Papa Gregório XII -
30/11/1406 - Angelo Correr é eleito como o Papa Gregório XII -
21/07/1403 - Henrique V da Inglaterra, então Príncipe de Gales e herdeiro da coroa, vence a “Batalha de Shrewsbury” contra rebeldes galeses; apesar dos seus 16 anos lidera as tropas inglesas no confronto e é ferido em batalha -
10/01/1403 - Jean de Bettencourt recebe dos reis da Espanha o senhorio das ilhas Canárias, se auto-intitulando rei -
13/10/1399 - Coroação de Henrique IV da Inglaterra; fim do reinado de Ricardo II, que é exilado e assassinado no ano seguinte -
10/08/1397 - Nasce Alberto II de Habsburgo, Rei da Germânia, Rei da Hungria, Rei da Boêmia e Duque da Áustria -
28/09/1394 - Eleição do Antipapa Bento XIII -
16/09/1394 - Morre Clemente VII, anti-papa do Grande Cisma do Ocidente -
15/10/1389 - Morre Bartolomeo Prignano, o Papa Urbano VI, após cair da sua mula -
16/09/1380 - Morre o Rei Carlos V da França -
20/09/1378 - Eleição do Antipapa Clemente VII em oposição a Urbano VI: início do Grande Cisma do Ocidente -
08/04/1378 - É eleito Bartolomeo Prignano como Papa Urbano VI -
22/05/1377 - O Papa Gregório XI lança cinco Bulas pontifícias para denunciar a doutrina do teólogo inglês John Wycliffe. -
19/12/1370 - Morre o Papa Urbano V -
06/11/1362 - Grimoard Guillaume é consagrado como o Papa Urbano V -
28/09/1362 - Grimoard Guillaume é eleito o Papa Urbano V -
07/04/1348 - Fundação da Universidade em Praga -
21/01/1338 - Nasce o Rei Carlos V da França -
13/05/1326 - Nasce Angelo Correr, futuro Papa Gregório XII -
07/07/1307 - O rei inglês Eduardo I falece durante uma viagem à Escócia. Seu sucessor é Eduardo II -
15/08/1248 - Lançada pedra fundamental da Catedral de Colônia na Alemanha -
18/10/1216 - Morre João I da Inglaterra, conhecido também como João Sem Terra -
15/06/1215 - O Rei João (King John) da Inglaterra assina a Carta Magna -
06/04/1199 - Morre Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra -
04/02/1194 - Henrique VI da Alemanha liberta o rei inglês Ricardo, Coração de Leão, que havia sido capturado durante a Terceira Cruzada -
28/04/1192 - Assassinato de Conrado de Monferrato (Conrado I), rei de Jerusalém, em Tiro, dois dias depois de seu título ao trono ser confirmado por eleição. -
08/06/1191 - Ricardo, Coração de Leão, chega a Terra Santa para sua cruzada -
03/09/1189 - Ricardo, Coração de Leão, é coroado Rei da Inglaterra, em Londres -
02/10/1187 - Saladino derrota os Cruzados e conquista Jerusalém -
06/12/1185 - Morre Afonso I, também chamado de Afonso Henriques e apelidado de "o Conquistador", primeiro Rei de Portugal -
30/08/1181 - Morre o Papa Alexandre III -
23/05/1179 - Emitida a Bula "Manifestis Probatum", do Papa Alexandre III, confirmando a posse do Reino de Portugal a D. Afonso Henriques e seus sucessores. -
24/12/1166 - Nasce João I da Inglaterra, conhecido também como João Sem Terra -
20/09/1159 - Rolando Bandinelli é consagrado como o Papa Alexandre III -
07/09/1159 - Rolando Bandinelli é eleito o Papa Alexandre III -
08/09/1157 - Nasce Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra -
18/05/1152 - Casamento de Henrique II de Inglaterra com Leonor, Duquesa da Aquitânia -
26/07/1139 - Afonso, então conde portucalense, é aclamado rei de Portugal e proclama a independência em relação a Leão. -
25/11/1120 - Naufrágio do White Ship, onde morre William Adelin, herdeiro de Henrique I da Inglaterra -
25/11/1120 - Morre William Adelin, herdeiro de Henrique I da Inglaterra, no naufrágio do Navio White Ship -
25/07/1109 - Nasce Afonso I, também chamado de Afonso Henriques e apelidado de "o Conquistador", primeiro Rei de Portugal -
05/08/1103 - Nasce William Adelin, herdeiro de Henrique I da Inglaterra -
05/08/1100 - Coroação de Henrique I de Inglaterra na Abadia de Westminster -
02/08/1100 - Num alegado acidente de caça morre o Rei Guilherme II da Inglaterra -
09/09/1087 - Morre o Rei Guilherme I da Inglaterra -
25/12/1066 - Guilherme I, geralmente chamado de Guilherme, o Conquistador ou Guilherme, o Bastardo, é coroado Rei da Inglaterra -
25/09/1066 - História do Reino Unido: Acontece a Batalha de Stamford Bridge -
05/01/1066 - Morre Rei Eduardo o Confessor de Inglaterra -
04/08/1060 - Morre o rei Henrique I da França -
19/05/1051 - Casamento de Henrique I da França com Ana de Kiev -
03/04/1043 - Eduardo, o Confessor é coroado rei da Inglaterra -
23/04/1016 - Morre o Rei Ethelred II da Inglaterra -
04/05/1008 - Nasce o rei Henrique I da França -
13/11/1002 - O rei Ethelred II ordena a eliminação das comunidades Vikings existentes na costa da Inglaterra -
01/01/0898 - Morre Odo, Conde de Paris e Rei da França -
06/02/0891 - Morre Fócio, um dos maiores patriarcas de Constantinopla -
28/02/0870 - Encerra-se o Quarto Concílio de Constantinopla, o oitavo Concílio Ecumênico realizado em Constantinopla -
05/10/0869 - Tem início o Quarto Concílio de Constantinopla, o oitavo Concílio Ecumênico realizado em Constantinopla -
20/05/0685 - A Batalha de Dunnichen ou Nechtansmere é travada entre o exército pictos, sob o comando do rei Bridei III e os invasores da Nortúmbria, sob o comando do rei Ecgfrith, que foram derrotados -
15/03/0493 - Morre Odoacro, Rei bárbaro de Roma -
25/12/0336 - A primeira celebração de Natal no dia 25 de dezembro ocorre em Roma