Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de agosto de 1241.

Morre o Papa Gregório IX, responsável por duas Bulas que marcam o início da Inquisição, instituição da Igreja Católica Romana que perseguiu, torturou e matou vários dos seus inimigos, ou quem

Gregório IX, 178º papa

O Papa Gregório IX, nascido Ugolino di Anagni (Anagni, 12 de julho de 1145 — Roma, 22 de agosto de 1241) foi Papa de 1227 a 22 de agosto de 1241.

Filho do conde de Segni e sobrinho do Papa Inocêncio III, estudou direito em Paris e Bolonha. Feito cardeal em 1198, tornou-se cardeal-bispo de Óstia em 1206. Foi um importante incentivador dos dominicanos e dos franciscanos, tendo sido amigo pessoal do próprio São Francisco de Assis.

Depois da morte de Honório III (em 18 de Março de 1227, o cardeal Conrad de Urach foi eleito a princípio, mas declinou da tiara e, então, os cardeais o elegeram por unanimidade no dia 19 de março de 1227, e ele relutantemente aceitou a honraria, até mesmo por se considerar avançado na idade, adotando o nome de Gregório IX, sendo consagrado a 21 de março de 1227.

Organizou a Inquisição Pontifícia com o objetivo de reprimir as heresias, com a promulgação da bula "Licet ad capiendos" em 20 de abril de 1233, dirigida aos dominicanos, que passaram a liderar o trabalho de investigação, julgamento, condenação e absolvição dos hereges. Canonizou S. Francisco de Assis dois anos após sua morte, S. Domingos de Gusmão e Santo Antônio de Lisboa.

Internamente encarregou Raimundo de Penaforte da elaboração de uma coletânea geral de leis em 1230, que vigorou como peça principal do direito canônico até 1918.

Está sepultado na Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, Vaticano, inquisição, bula, herege, tortura






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 11.09

  • Dia de Santo Almírio
  • Dia do Anjo Omael
  • Dia do Árbitro Esportivo