Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de abril de 1902.

Pierre e Marie Curie anunciam o refino do cloreto de rádio, sem, no entanto, o purifiquem até obter o elemento isolado (embora eles acreditassem tê-lo feito)


O Rádio (do latim radius, raio ) é um elemento químico de símbolo Ra , número atômico 88 (88 prótons e 88 elétrons) com massa atômica 226u, pertencente a família dos metais alcalino-terroso, grupo 2 da classificação periódica dos elementos. À temperatura ambiente, o rádio encontra-se no estado sólido. É um metal altamente radioativo encontrado em minerais de urânio como na pechblenda. As suas aplicações são derivadas do seu caráter radioativo. Foi usado em medicina, porém substituído por radioisótopos mais eficientes.

O rádio foi descoberto por Marie Curie e seu marido Pierre em 1898 na pechblenda/uraninita proveniente do norte da Boêmia. Os “Curies”, removendo o urânio da pechblenda encontraram um material residual que ainda emitia certa energia, a qual denominariam energia radioativa. Isolaram da mistura, composta principalmente de bário, um material de chama cor vermelha brilhante e linhas espectrais nunca visto antes , que concluíram ser um novo elemento.

Em 20 de abril 1902, o rádio foi isolado na forma pura pelo casal Curie e Andre Debierne por eletrólise de uma solução de cloreto de rádio, usando um catodo de mercúrio e anodo de platina-irídio, numa atmosfera de gás hidrogênio.

Tags: Elemento químico, química, Curie






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 27.09

  • Dia de São Vicente de Paulo
  • Dia do Ancião
  • Dia do Anjo Ariel
  • Dia do Cantor
  • Dia do Encanador e Instalador Hidráulico
  • Dia do Ibeji (Erê)
  • Dia Mundial de Turismo