Últimas notícias

Hoje na história

RSS
24 de abril de 1935.

Morre Sarmento Leite, médico e professor brasileiro


Eduardo Sarmento Leite da Fonseca (Porto Alegre, 7 de abril de 1868 — Porto Alegre, 24 de abril de 1935) foi um médico brasileiro.

Descendente duma nobre família portuguesa, os Morais Sarmento e pertencente a uma tradicional família do Rio Grande do Sul, os Sarmento Leite.

Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1890, Sarmento Leite foi um dos fundadores, juntamente com o Dr. Protásio Alves, da Faculdade de Medicina de Porto Alegre (atual Faculdade de Medicina da UFRGS). Foi professor catedrático da mesma instituição e exerceu o cargo de vice-diretor por dois períodos: de 1907 a 1909, e de 1910 a 1911. Tornou-se diretor em 1915, permanecendo no cargo até o dia 21 de janeiro de 1935 (durante 30 anos). Segundo o médico Rubens Maciel, Sarmento Leite viveu ensinando e ensinou vivendo.

Atuou como conselheiro municipal no período de 1924 a 1928, para o qual foi eleito pelo Partido Republicano Riograndense.

Neste mesmo partido estava filiado o seu primo, o advogado e político Joaquim Maurício Cardoso, que foi deputado estadual, ministro da Justiça e governador do Rio Grande do Sul.

O professor dos médicos como era chamado, foi um ícone da medicina brasileira e era admirado por vários médicos e governantes no século XX, admiração que se perpetua nos atuais médicos, estudantes de medicina e governantes gaúchos.

Tags: Médico, medicina






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 27.09

  • Dia de São Vicente de Paulo
  • Dia do Ancião
  • Dia do Anjo Ariel
  • Dia do Cantor
  • Dia do Encanador e Instalador Hidráulico
  • Dia do Ibeji (Erê)
  • Dia Mundial de Turismo