Últimas notícias
Hoje na história
RSSSegunda Guerra Mundial: Operação Mincemeat (carne moída): O submarino HMS Seraph larga um homem morto vestido como um oficial da inteligência militar britânica ao largo da costa da Espanha, no Mediterrâneo, com os planos de falsos de in
Na primavera de 1943, com a campanha no Norte da África quase concluída, os Aliados começaram a considerar opções para a invasão da Europa. Todos concordavam que o objetivo mais lógico era a Sicília.
Estrategicamente localizada no mediterrâneo, a Sicília não só proveria um trampolim para a invasão do continente europeu, mas também eliminaria a presença da Luftwaffe. Porém, havia três obstáculos a serem considerados pelos Aliados. Primeiro, a Sicília é uma ilha montanhosa que favorece aos defensores. Segundo, o Eixo sabia que a invasão da Sicília era eminente, sendo a provável próxima ação. E finalmente, a invasão da Sicília, codinome “Operação Husky”, requereria muitos soldados o que alertaria os alemães. Então para que a invasão fosse um sucesso, o alto comando alemão teria que ser ludibriado de alguma maneira.
O líder de esquadrão Sir Archibald Cholmondley, foi o primeiro a conceber a ideia de plantar falsos documentos em um homem morto e os deixar cair nas mãos dos nazistas. Esta ideia foi passada para a inteligência naval,e o capitão Samuel Ewen Edward Montagu imediatamente começou a tarefa de traçar os detalhes do plano.
O capitão Montagu escreveu em 1953 o livro “The Man Who Never Was” (O Homem que Nunca Existiu), que conta detalhes da Operação Mincemeat, que foi transformado em filme três anos depois em 1956.
No princípio, a equipe de Montagu quis criar a ilusão de que o homem era uma vítima de um paraquedas que falhou. Porém, o problema principal com esta ideia era que o Abwehr (Serviço de Inteligência Militar alemã) estava completamente convencido que não era a política dos Aliados enviar documentos secretos pelo território inimigo. Além disso, uma autópsia revelaria que o indivíduo morrera bem antes do acidente.
Montagu e sua equipe decidiram por um acidente aéreo sobre o mar. Isto eliminaria ambas as preocupações seria esperado que o morto estivesse flutuando no mar por vários dias e os documentos secretos não transitado sobre território inimigo.
Recorreu-se a um submarino para que fosse possível colocar o corpo o mais próximo da costa sem ser detectado. Tendo em conta tanto à estreita relação entre os governos de Espanha e Alemanha como a forte presença dos serviços secretos militares alemães em território espanhol, a costa espanhola era uma boa solução.
O próximo problema era achar um corpo de uma certa idade e boa aparência. Uma vez que esta pessoa fosse achada, a família precisaria concordar e jurar segredo com relação à operação.
Em Londres, descobriram uma vítima de pneumonia de 30 anos que tinha morrido recentemente. O fluido nos pulmões dele apoiaria que ele tinha estado no mar por um longo período. Eles contataram a família do homem e eles aceitaram as condições impostas. Contudo, eles exigiram que o nome dele jamais viesse a público. A operação estava perto de se tornar realidade.
Com certo toque de morbidez, o capitão Montagu decidiu chamar a tentativa de engodo aos nazista de “Operação Mincemeat” (Carne Picada ou Moída).
O passo seguinte foi o de criar uma nova identidade para o corpo. Inicialmente, pensaram que deveria ser um oficial do exército, no entanto, o processo burocrático para a identificação de baixas era muito complexo, sendo também possível quebra de informação. Também não poderia ser um correio da marinha, visto que havia grande dificuldade em arranjar um uniforme. Sendo assim, considerou-se que o corpo pertenceria aos Royal Marines. No entanto, existia mais um problema relacionado com o fato de que os Royal Marines correspondiam, mesmo em tempo de guerra, a um grupo muito pequeno e cujos membros eram muito ligados. Com isto, decidiu-se que o corpo corresponderia a um Capitão (atuando como Major) chamado William Martin, nome bastante comum entre os soldados dessa unidade.
Tendo já um nome e um posto, a equipe de inteligência comandada por Montagu precisava “fabricar” melhor a identidade do Major Martin, tornando-o uma pessoa real.
Para isso, atribuíram-lhe uma noiva, com fotografias e cartas de amor, tudo arranjado pelas secretárias do departamento de Montagu. Acompando o “corpo” do fictício Major iria uma carta do pai, contas para pagar, chaves, fósforos, moedas, bilhetes de teatro e muitos outros objetos normalmente encontrados nos bolsos de um homem.
As datas dos bilhetes de teatro, das contas e das cartas foram cuidadosamente coordenadas com a suposta partida da Inglaterra. Finalmente, a equipe encontrou uma pessoa viva cuja aparência era razoavelmente parecida à do morto, tendo esta sido fotografada para se criar um documento de identidade falso.
Enquanto a identidade era criada, era necessário “fabricar” os documentos confidenciais. Considerando que seria impossível esconder os 160 mil soldados, 3 mil veículos e quase 4 mil aviões que seriam utilizados para a “Operação Husky”, decidiu-se que eles teriam que criar um plano que enganasse os nazistas fazendo-os pensar que a força de invasão era uma cobertura para outra operação.
Assim, eles desenvolveram o enredo que os Aliados atacariam Sardenha primeiro. Uma vez que a invasão estivesse completa, a ilha seria usada junto com forças da Tunísia para um ataque em duas frentes na Sicília. Além da invasão da Sardenha, foram acrescentados planos para desembarque de tropas aliadas no Bálcãs e nas proximidades de Kalamata na Grécia. Isto foi considerado porque insinuaria que o plano de invasão fora concebido pelo próprio Churchill, pois para o Primeiro Ministro britânico era melhor atacar primeiro a parte mais vulnerável da Europa.
Os planos para a suposta invasão foram relatados numa carta pessoal de um alto oficial para outro alto oficial aliado. Montagu decidiu que a carta devia ser escrita pelo General Sir Achibald Nye, subchefe do pessoal do Estado-maior Imperial, ao General Sir Harold Alexander, o comandante britânico no Norte da África sob o comando do General Dwight D. Eisenhower.
Na carta, Nye explicava a razão do pedido de Eisenhower para a operação de cobertura centrada nas ilhas gregas ter sido negado. Essa operação de cobertura tinha sido planificada para ser lançado a partir do Egito pelo Marechal de Campo Sir Henry Wilson, o comandante em chefe no Oriente Médio. A carta seria usada para dois objetivos. Um deles era de sugerir que seriam lançadas duas operações no Mediterrâneo (uma a leste e outra a oeste). Também servia para identificar a Sicília como a operação de cobertura de uma verdadeira operação a oeste. Isso fazia com que a Sardenha fosse o alvo a oeste e o território continental grego e os Bálcãs fossem o alvo a leste.
Como forma a corroborar a carta de Nye, o Major Martin também levava uma segunda carta de Lord Louis Mountbatten, chefe das Operações Combinadas, para o Almirante Cunningham, Comandante em chefe das Operações Navais no Mediterrâneo.
Esta carta referia o objetivo da viagem do Major Martin, no papel de um especialista nas operações anfíbias emprestado por Mountbatten para o planejamento das operações no Mediterrâneo.
Para apresentar Martin, Mountbatten menciona que Martin tinha tido sucesso no ataque a Dieppe, apesar do fracasso dos oficiais encarregados das operações terrestres. Esta seria a primeira vez que as forças britânicas admitiam que o ataque a Dieppe tinha sido tudo menos um sucesso.
A carta de Mountbatten continha também um comentário extra sobre o fato das sardinhas estarem sendo racionadas na Inglaterra, correspondendo a um jogo de palavras para a ilha Sardenha (em inglês, Sardine). Tal jogo de palavras era uma isca que, segundo Montagu, os nazistas não iriam resistir.
O “fictício” Major Martin deixou a Inglaterra pela última vez em 19 de Abril de 1943, num contêiner de latão com gelo seco a bordo do submarino HMS Seraph comandado pelo Tenente Comandante (mais tarde Almirante) N. A. Jewell.
Dias depois da partida, um avião da RAF atacou o Seraph por engano fazendo quase terminar a operação em desastre.
Na madrugada do dia 30 de Abril de 1943, o submarino emergiu quando se encontrava a cerca de uma milha da costa espanhola próximo de Huelva.
Depois da tripulação do submarino trazer o contêiner onde se encontrava o Major Martin para o convés da embacação, Jewel ordenou que estes regressassem para o interior do submarino, permanecendo ali apenas os altos oficiais.
Até esse momento, apenas Jewel sabia o que se encontrava no interior do contêiner. Rapidamente explicou aos oficiais o objetivo da operação, sendo que depois disso prepararam o corpo para o lançamento. Colocaram um colete salva-vidas no corpo juntamente com a mala com os documentos. A seguir rezaram uma oração do Serviço de Enterros Navais e lançaram o corpo do “Major” à água. O próprio movimentar do submarino ajudou a que o corpo se deslocasse em direção à costa. Poucas horas depois, um barco de pesca resgatou o corpo transportando-o para o porto. O agente da Abwehr daquela zona fez o resto.
Depois de algum atraso diplomático e burocrático, o governo espanhol acabou por entregar a mala, aparentemente sem abrir, à embaixada da Inglaterra.
Assim que os documentos chegaram a Londres foram examinados microscopicamente, tendo revelado que os papéis haviam sido manuseados e, presumivelmente, fotocopiados.
Em relação ao corpo, as previsões de Spillsbury confirmaram-se acerca dos testes postmortem realizados na Espanha. Quando se teve a certeza de que os documentos seriam analisados pelo serviço secreto alemão, foi dito ao primeiro-ministro Winston Churchill que a “carne picada foi toda comida”. O Major Martin foi enterrado poucos dias depois em Huelva com todas as honras militares e rodeado de flores enviadas pela sua suposta noiva e família. A edição de 4 de Junho de 1943 do “The Times” referia a morte de Martin na lista de baixas. A Abwehr levou em conta todos estes aspectos. Os serviços secretos alemães consideraram os documentos autênticos.
A Abwehr e o Alto Comando Alemão foram completamente enganados pelos documentos de Martin. Estas informações confidenciais chegaram a Adolf Hitler rapidamente que, no dia 12 de maio de 1943, ordenou medidas de fortificação na Sardenha e na Córsega, enviando o Marechal-de-campo Erwin Rommel para Atenas para formar um grupo do exército.
Mas talvez um dos maiores efeitos foi quando Hitler ordenou que duas Divisões Panzer se deslocassem da Frente russa para a Grécia. Pouco depois disso teve inicio a batalha de Kursk.
Quando os Aliados invadiram a Sicília se depararam com as tropas italianas e alemãs quase que completamente desprevenidas. Os Aliados desembarcaram na costa Sul da Sicília, sendo que as defesas da ilha estavam mais presentes na costa Norte, virada para a ilha da Sardenha. Uma grande parte das divisões italianas ficou arrasada de imediato. Os alemães, sob o comando do Marechal de Campo Albert Kesselring, iniciaram uma resistência determinada, mas acabaram por se retirar para Messina. No dia 17 de Agosto de 1943 a Sicília havia sido tomada pelo Sétimo Exército do General Patton e pelo Oitavo Exército do Marechal de Campo Montgomery, provando que a “Operação Mincemeat” havia sido um estrondoso sucesso.
Passadas várias décadas da operação, iniciaram-se as especulações acerca da verdadeira identidade do “homem que nunca existiu”.
O historiador britânico Roger Morgan, depois de 16 anos de investigações, publicou um livro onde afirma que o corpo do homem que foi usado para a “Operação Mincemeat” correspondia a Glyndwr Michael, um vagabundo, filho de pais analfabetos da cidade mineira de Welsh e que não tinha feito nada de positivo ao longo da sua vida.
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
06/01/2021 - Apoiadores de Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos, invadem o Capitólio, onde estava em andamento a certificação da vitória de seu sucessor no cargo, o presidente eleito Joe Biden, na eleição presidencial estadunidense de 2020. -
01/06/2015 - Morre aos 106 anos Nicholas Winton, britânico que salvou crianças judias dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial -
19/12/2009 - O Papa Pio XII é proclamado 'Venerável' pelo Papa Bento XVI -
21/03/2008 - Vem a público que os registros confidenciais dos passaportes de John McCain, Barack Obama e Hillary Clinton foram violados -
08/05/2007 - A Congregação para a Causa dos Santos reconheceu que o Papa Pio XII praticou as virtudes teologais e as virtudes humanas em grau de heroísmo, submetendo ao Papa Bento XVI a decisão de declará-lo Venerável -
14/09/2006 - Estreia na Holanda o filme “Black Book” (A Espiã), dirigido por Paul Verhoeven, e estrelado pela bela Carice van Houten -
01/09/2006 - Estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza do filme “Black Book” (A Espiã), dirigido por “Paul Verhoeven”, e estrelado pela bela “Carice van Houten” -
09/07/2004 - Relatório do Senado americano conclui que CIA errou sobre arsenal iraquiano -
27/11/2003 - O presidente norte-americano George W. Bush faz uma visita surpresa a Bagdá -
20/03/2003 - Começa a invasão do Iraque pelas forças anglo-americanas -
05/07/2002 - Ex-oficial nazista é condenado à prisão -
06/07/2001 - Agente do FBI confessa que espionou para os russos -
12/08/1998 - Bancos suíços concordam reparar os sobreviventes do holocausto -
05/02/1997 - Os chamados "Grandes Três" bancos na Suíça anunciam a criação de um fundo de ajuda de US$ 71 milhões às vítimas do Holocausto -
17/04/1996 - Brasil: Massacre de Eldorado dos Carajás -
06/06/1995 - Japão se desculpa por seus atos na Segunda Guerra Mundial -
17/11/1994 - O espião Rainer Rupp (codinome Topázio), é condenado -
22/02/1994 - O agente duplo Aldrich Ames foi preso nos Estados Unidos por vender segredos militares à União Soviética e revelar a identidade de espiões norte-americanos trabalhando no país -
31/03/1992 - O 'USS Missouri', o último encouraçado construído pelos Estados Unidos da América, é descomissionado pela última vez -
06/11/1991 - Extinção oficial da KGB, a principal organização de serviços secretos da extinta União Soviética -
25/09/1991 - Morre o criminoso de guerra e carrasco nazista Klaus Barbie, um dos mais temidos oficiais da SS alemã -
24/09/1991 - Espião Markus Wolf entrega-se à polícia alemã -
15/03/1990 - O Iraque enforca o jornalista britânico Farzad Bazoft acusado de espionagem, apesar dos apelos mundiais contra a execução. Ele havia trabalhado para o jornal London´s Observer -
15/02/1989 - A União Soviética completa a retirada de suas tropas do Afeganistão, encerrando mais de nove anos de intervenção em uma guerra civil -
10/10/1982 - O frade franciscano polonês “Maximiliano Kolbe” é canonizado pelo Papa João Paulo II. Kolbe foi preso pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial, por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cer -
04/01/1980 - Jimmy Carter anuncia um corte de exportações de trigo à União Soviética -
25/12/1979 - Unidades militares da União Soviética ocupam Kabul, a capital do Afeganistão -
26/12/1972 - Morre Harry S. Truman, 33º presidente dos Estados Unidos da América -
29/08/1972 - Morre Lale Andersen, a musa dos soldados, conhecida internacionalmente por: 'Lily Marlene' -
28/05/1972 - Morre Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebéia -
19/12/1969 - Estreia nos cinemas norte-americanos “Topázio” (Topaz), de Alfred Hitchcock -
28/04/1969 - O presidente francês De Gaulle renuncia ao cargo, após eleitores rejeitarem, em um plebiscito, importantes reformas governamentais -
28/03/1969 - Morre Dwight D. Eisenhower, ex-presidente norte-americano -
23/01/1968 - Guerra da Coreia: o “navio espião” norte-americano “Pueblo” é capturado -
20/02/1966 - Morre Chester Nimitz, almirante norte-americano -
24/11/1965 - Morre Sir Winston Leonard Spencer Churchill, estadista e primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial -
05/04/1964 - Morre Douglas Mac Arthur, general dos Estados Unidos -
20/12/1963 - Começa na Alemanha, o 'Julgamento de Auschwitz', em que foram julgados 22 ex-guardas do antigo campo de concentração nazista -
20/02/1963 - 'O Vigário', obra de Rolf Hochhuth, abala Alemanha e Vaticano -
10/02/1962 - A União Soviética troca o piloto norte-americano capturado, Francis Gary Powers por Rudolph Ivanovich Abel, um espião soviético mantido pelos Estados Unidos -
27/10/1961 - Confronto no Checkpoint Charlie, em Berlim -
17/04/1961 - Invasão mal sucedida da Baía dos Porcos em Cuba por exilados e mercenários apoiados pela CIA -
27/05/1959 - Expira ultimato soviético para que os Aliados se retirem de Berlim -
09/10/1958 - Morre Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
07/02/1957 - Rússia declara “Raoul Wallenberg” morto -
04/11/1956 - Tropas soviéticas invadem a Hungria para combater uma insurreição e removem do poder o primeiro-ministro Imre Nagy -
23/10/1956 - Uma revolta contra a União Soviética irrompe na Hungria -
15/03/1956 - É lançado em Londres, na Inglaterra, o filme “O Homem que nunca existiu” (The Man Who Never Was), baseado na “Operação Carne Picada” (Operation Mincemeat), fato real da Segunda Guerra Mundial -
16/03/1955 - A Força Aérea dos Estados Unidos iniciou oficialmente o desenvolvimento de um avançado satélite de reconhecimento -
23/02/1955 - Estréia na Alemanha o filme "O General do Diabo" -
20/07/1954 - Guerra Fria: Primeiro grande caso de espionagem na Alemanha dividida -
25/03/1954 - Moscou reconhece soberania da Alemanha Oriental -
13/03/1954 - Guerra Fria: É criada a KGB, polícia secreta da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) -
10/12/1953 - Winston Churchill, primeiro ministro inglês que liderou os aliados durante a Segunda Guerra Mundial, recebe o Nobel de Literatura -
19/06/1953 - O casal Ethel e Julius Rosenberg são executados em Sing Sing -
17/06/1953 - Quatro anos após sua criação, começa um levante popular na antiga Alemanha Oriental -
16/06/1953 - Trabalhadores da construção civil da Alemanha Oriental dão início a uma greve que se transforma numa revolta popular no dia seguinte que ficou conhecida como ‘Volksaufstand in der DDR’ -
05/03/1953 - Com a idade de 73 anos, morre em Moscou, o Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética Josef Stalin -
11/07/1952 - Dwight Eisenhower é eleito presidente dos EUA -
27/05/1952 - Assinado o Tratado da Comunidade Europeia de Defesa -
10/03/1952 - Stalin propõe reunificar Alemanha -
27/01/1952 - É realizada a primeira reunião da ONU na sua sede permanente em Nova York -
29/03/1951 - Julius e Ethel Rosenberg são condenados por espionagem -
06/10/1950 - Tropas chinesas invadem o Tibete -
08/02/1950 - Fundação do Stasi - o serviço secreto alemão-oriental -
01/07/1949 - Pio XII decreta excomunhão dos comunistas e simpatizantes -
12/05/1949 - Termina 'O Bloqueio de Berlim' ,uma das maiores crises da Guerra Fria -
26/06/1948 - Corredor aéreo abastece Berlim Ocidental -
24/06/1948 - Começa “O Bloqueio de Berlim “,uma das maiores crises da Guerra Fria -
02/06/1948 - Termina a Conferência das Seis Potências, onde representantes dos Estados Unidos, do Reino Unido e França, bem como dos países do Benelux (Bélgica, Luxemburgo e Holanda) discutiram a integração das zonas de ocupaçã -
01/04/1948 - Guerra Fria: os russos começam a checar todas as estradas e ferrovias entre Berlim e as Zonas Ocidentais, é o prelúdio ao bloqueio a Berlim Ocidental. -
17/03/1948 - A Grã-Bretanha, a França e o Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) assinam o 'Tratado de Bruxelas', uma aliança militar por 50 anos com o objetivo de criar uma defesa comum em caso de ataque -
26/02/1948 - A administração militar soviética na Alemanha ocupada, declara encerrado o processo de desnazificação no lado oriental da Alemanha -
23/02/1948 - Começa a Conferência das Seis Potências, onde representantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Bélgica, Luxemburgo e Holanda, discutiram o futuro das zonas de ocupação da Alemanha. -
05/06/1947 - Os Estados Unidos anuncia o Plano Marshall de auxílio financeiro à Europa, destruída pela guerra -
10/02/1947 - Concluído o Tratado de Paz com a Hungria, determinando, entre outras coisas, que a fronteira húngara, com pequenas modificações voltaria a ser a de antes de 1938 -
16/10/1946 - Dez criminosos de guerra nazistas, acusados de crimes contra a humanidade, são condenados à morte por um Tribunal Internacional -
15/10/1946 - Hermann Göring, militar e líder nazista, comete suicídio um dia antes de ser enforcado -
05/03/1946 - Na cidade de Fulton, no Missouri, Winston Spencer Churchill pronuncia o famoso discurso no qual surgiu a expressão “Cortina de Ferro -
22/02/1946 - 1946: O longo telegrama que incentivou a Guerra Fria -
22/11/1945 - Aliados aprovam três corredores aéreos até Berlim -
20/11/1945 - Começa em Nuremberg o julgamento de 24 líderes da Alemanha nazista que são acusados de crimes contra a humanidade -
17/08/1945 - O livro Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de George Orwell, é publicado pela primeira vez. -
08/08/1945 - Segunda Guerra Mundial: Aprovada instalação do Tribunal de Nuremberg -
02/08/1945 - Termina a Conferência de Potsdam na Alemanha -
17/07/1945 - Inicia a Conferência de Potsdam na Alemanha -
16/07/1945 - Segunda Guerra Mundial: Projeto Manhattan, a primeira arma nuclear da História (nome de código Trinity) é detonada no deserto de Alamogordo (Novo México) -
05/07/1945 - O estadista e primeiro-ministro Winston Churchill é derrotado nas eleições gerais da Grã-Bretanha. O Partido Trabalhista do país volta ao poder -
22/06/1945 - Segunda Guerra Mundial: fim da batalha de Okinawa -
09/05/1945 - Segunda Guerra Mundial: Hermann Göring, militar e líder nazista, é capturado por tropas norte-americanas -
07/05/1945 - Termina a Segunda Guerra Mundial na Europa -
02/05/1945 - A União Soviética anuncia a queda de Berlim durante a Segunda Guerra Mundial -
01/05/1945 - Joseph Goebbels comete suicídio -
28/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Chega ao fim a tirania fascista na Itália. O ditador Benito Mussolini e sua fiel amiga Clara Petacci são fuzilados por membros da resistência italiana, os 'partigiani'. Seus cadáveres foram expostos em Milão -
25/04/1945 - Primeira conferência preparatória para a fundação da ONU em San Francisco, com a representação de 50 nações -
12/04/1945 - Morre Franklin Delano Roosevelt, 32° presidente dos Estados Unidos da América (1933-1945) -
11/04/1945 - Ao final da Segunda Guerra Mundial, soldados americanos liberam o campo de extermínio nazista em Buchenwald (Alemanha) -
01/04/1945 - Segunda Guerra Mundial: Tropas dos Estados Unidos da América desembarcam em Okinawa, na batalha de Okinawa -
07/03/1945 - Josip Bros Tito torna-se primeiro-ministro da Federação Iugoslava -
26/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Força aérea norte-americana bombardeia Hannover na Alemanha -
25/11/1944 - Segunda Guerra Mundial: Míssil V-2 atinge armazém de Londres fazendo 160 vítimas -
03/11/1944 - Exército francês faz homenagem póstuma a Antoine de Saint-Exupéry -
23/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: começa a Batalha do Golfo de Leyte, maior batalha naval da história em que a Marinha Americana impõe pesada derrota a Marinha Imperial Japonesa -
14/10/1944 - Segunda Guerra Mundial: Atenas é libertada pelas forças aliadas -
14/10/1944 - Morre Erwin Rommel, 'A Raposa do Deserto', oficial do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial -
05/08/1944 - Segunda Guerra Mundial: Massacre de Wola – Tropas alemãs massacram entre 40 e 50 mil pessoas no distrito de Wola, em Varsóvia. -
02/08/1944 - Morre Felix Nussbaum, pintor alemão, assassinado no campo nazista de Auschwitz -
01/08/1944 - Em Varsóvia, num levante que dura 63 dias, poloneses lutam contra a ocupação nazista, 70% da população é morta e 800 mil poloneses são deportados para campos de concentração -
31/07/1944 - O aviador Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro “O Pequeno Príncipe”, desaparece em um avião na região norte da África -
21/07/1944 - O Tribunal Popular de Berlim condena à morte oito militares culpados pelo atentado contra Hitler em 20 de julho anterior, entre eles quatro generais, que foram executados um dia depois -
20/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Atentado de Stauffenberg contra Adolf Hitler -
16/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Chegam a Nápoles, no sul da Itália, oficiais da Força Expedicionária Brasileira (FEB) -
09/07/1944 - Segunda Guerra Mundial: Na Batalha da Normandia, forças Britânicas e Canadenses capturam Caen, na França -
01/07/1944 - Início da Conferência de Bretton Woods, na qual é idealizada a criação do Fundo Monetário Internacional -
24/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: Mala Zimetbaum e seu namorado Edek Galinski fogem do campo de extermínio de Auschwitz. Os dois são capturados poucos dias depois e executados. -
13/06/1944 - Segunda Guerra Mundial: a Alemanha lança sobre a Inglaterra os primeiros mísseis utilizados na história, os V-1 -
06/06/1944 - Começa o "Dia D"; 155 mil soldados das tropas aliadas iniciam o "Desembarque na Normandia" -
01/06/1944 - A BBC transmite uma mensagem codificada (a primeira linha de um poema de Paul Verlaine) para a resistência francesa, avisando a invasão iminente da Europa pelas forças aliadas -
29/05/1944 - Segunda Guerra Mundial: Submarino alemão afunda o Block Island, um porta-aviões americano -
09/04/1944 - O general Charles De Gaulle é nomeado chefe supremo da França Livre -
07/02/1944 - Segunda Guerra Mundial: Forças alemãs lançam uma contra-ofensiva durante a “Operação Shingle” em Anzio -
14/10/1943 - Segunda Guerra Mundial: Revolta de Sobibór. Cerca de 50 prisioneiros escapam ao Holocausto -
15/09/1943 - Benito Mussolini anuncia a criação do Partido Fascista Republicano -
03/09/1943 - Segunda Guerra Mundial: Os Aliados iniciam a invasão da Itália -
31/08/1943 - Nazistas proíbem jornal "Frankfurter Zeitung" -
09/08/1943 - É criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB) sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Morais -
24/07/1943 - Segunda Guerra Mundial: Operação Gomorra: A cidade de Hamburgo na Alemanha é bombardeada sendo praticamente destruída. -
10/07/1943 - Segunda Guerra Mundial: Tropas “Aliadas” desembarcam na Sicília -
23/01/1943 - Quase dois meses após sua pré-estreia nos Estados Unidos o filme Casablanca com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman entra em circuito comercial -
26/11/1942 - Estreia no Hollywood Theather de Nova Iorque, o filme “Casablanca”, talvez o filme mais amado da história do cinema -
11/11/1942 - Tropas alemãs e italianas invadem o sul da França -
23/10/1942 - Tropas britânicas começam uma grande ofensiva contra as forças do Eixo no Egito, durante a Segunda Guerra Mundial -
23/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Batalha de Stalingrado -
22/08/1942 - Após um submarino alemão afundar navios brasileiros, o Brasil declara guerra à Alemanha e Itália durante a Segunda Guerra Mundial -
19/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Fracassa desembarque dos aliados na Normandia -
07/08/1942 - Segunda Guerra Mundial: Os americanos atacaram Guadalcanal e as Ilhas Salomão, no Pacífico -
28/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: Inicio da “Operação Braunschweig” -
20/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: acontece a Batalha de Tobruk -
07/06/1942 - Segunda Guerra Mundial: A Batalha de Midway termina com importante vitória dos americanos -
16/03/1942 - Segunda Guerra Mundial: É realizado o primeiro teste do Foguete V2 (explode no início do lançamento) -
19/02/1942 - Segunda Guerra Mundial: aproximadamente 150 aviões de guerra japoneses atacam a cidade australiana de Darwin -
17/12/1941 - Segunda Guerra Mundial: Acontece a Primeira Batalha de Sirte onde a frota italiana é repelida por forças britânicas -
28/11/1941 - Segunda Guerra Mundial: o líder nacionalista árabe-palestino Amin al-Husayni encontra-se com Adolf Hitler para trabalhar para os nazistas -
24/11/1941 - É aberto o Campo de Concentração “Theresienstadt” numa antiga fortaleza militar na República Checa, na região de Ústí nad Labem -
09/10/1941 - Segunda Guerra Mundial: EUA decidem construir a bomba atômica -
29/09/1941 - Holocausto em Kiev: Em dois anos, alemães assassinam 33.771 judeus, dentre eles homens, mulheres e crianças, no massacre de Babi Yar, perto de Kiev -
24/08/1941 - Adolf Hitler ordena, devido a protestos, a interrupção da Ação T4 (Aktion T4), programa de eutanásia sistemática na Alemanha Nazista dos doentes mentais e deficientes. Mesmo assim as mortes continuam durante o res -
14/08/1941 - É executado pelos nazistas no campo de concentração de Auschwitz, o frade franciscano polonês “Maximiliano Kolbe”. Ele foi preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados incluindo cerca de 2000 judeus -
31/07/1941 - Hermann Göring, entrega a Solução final, um plano para a eliminação dos judeus -
22/06/1941 - Segunda Guerra Mundial: Começo da Operação Barbarossa com a invasão das forças do Eixo por 170 divisões (3 milhões de homens) em território Soviético -
11/06/1941 - Nazistas preparam a Operação Barbarossa -
27/05/1941 - Segunda Guerra Mundial: Navios de guerra britânicos afundam o couraçado alemão Bismarck -
17/02/1941 - O frade franciscano polonês 'Maximiliano Kolbe' é preso pela Gestapo por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus -
16/10/1940 - Segunda Guerra Mundial: Estabelecimento do Gueto de Varsóvia pelos nazistas -
27/09/1940 - Assinatura do Pacto Tripartite entre as forças do Eixo: Japão, Alemanha e Itália -
12/09/1940 - Lançado nos Estados Unidos um novo veículo com tração nas quatro rodas, seu nome “Jeep” -
14/06/1940 - Segunda Guerra Mundial: as tropas alemãs chegam a Paris -
10/06/1940 - A Itália se declara em guerra contra a França e a Grã-Bretanha -
28/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: O Rei Leopoldo III da Bélgica se rende à Alemanha nazista -
17/05/1940 - Exército alemão ocupa Bruxelas -
15/05/1940 - A Holanda se rende à Alemanha nazista -
14/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Bombardeio de Roterdã por 57 bombardeiros Heinkel 111, da Luftwaffe, causando mais 900 civis mortos e 85 mil desabrigados -
10/05/1940 - Segunda Guerra Mundial: Alemanha Nazista invade Luxemburgo, os Países Baixos e a Bélgica, de acordo com o Plano Amarelo (Fall Gelb). -
13/03/1940 - Termina a Guerra Russo-Finlandesa -
29/02/1940 - Finlândia inicia as negociações de paz da Guerra de Inverno. -
29/12/1939 - Primeiro voo do Consolidated B-24 Liberator -
26/11/1939 - Segunda Guerra Mundial: o primeiro-ministro inglês. Arthur Neville Chamberlain declara no rádio que conhece o segredo das minas alemãs -
17/09/1939 - Segunda Guerra Mundial: A União Soviética invade a Polônia -
01/09/1939 - Segunda Guerra Mundial: A Alemanha nazista invade a Polônia usando de forma simultânea 1.5 milhões homens, aviões da Luftwaffe, a força aérea, e sua força naval. Surge a blitzkrieg -
01/09/1939 - Criado o programa nazista Ação T4 (Aktion T4), programa de eutanásia sistemática na Alemanha Nazista dos doentes mentais e deficientes. -
02/08/1939 - Segunda Guerra Mundial: Albert Einstein escreve para o Presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt -
07/05/1939 - Criado o Eixo Roma-Berlim -
12/03/1939 - Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é entronizado como o Papa Pio XII -
02/03/1939 - O cardeal Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli é eleito papa e toma o nome de Pio XII. A sua ação durante a Segunda Guerra Mundial tem sido alvo de debate e polêmica -
14/02/1939 - Segunda Guerra Mundial: Lançamento ao mar do couraçado alemão Bismarck -
29/09/1938 - Adolf Hitler, Neville Chamberlain, Edouard Daladier e Benito Mussolini assinam o 'Acordo de Munique', permitindo à Alemanha a ocupação da região dos Sudetos na Tchecoslováquia -
20/02/1938 - O ministro de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Anthony Éden, renuncia em protesto contra as políticas do primeiro-ministro Neville Chamberlain de conciliação com o ditador alemão Adolf Hitler -
07/08/1937 - Frente unida na China une Mao Tsé-Tung e Chiang Kai-shek -
03/06/1937 - Duque de Windsor se casa com Wallis Simpson -
28/05/1937 - Neville Chamberlain se torna o novo primeiro-ministro da Grã-Bretanha. -
11/12/1936 - O Rei Eduardo VIII, conhecido como o duque de Windsor, abdica ao trono inglês para casar-se com Wallis Warfield Simpson -
02/12/1936 - Thomas Mann, Prêmio Nobel de Literatura em 1929, é expatriado da Alemanha nazista -
30/06/1936 - O imperador “Haile Selassie I”, da Etiópia, apela em vão à Liga das Nações pela intervenção à invasão italiana a seu país -
15/09/1935 - As leis de Nuremberg são instituídas na Alemanha, tirando a cidadania e direitos civis dos judeus do país -
09/03/1935 - Adolf Hitler anuncia a criação de uma nova força aérea -
30/06/1934 - Noite das Facas Longas: Hitler termina com a facção extremista de seu partido, os SA -
14/10/1933 - A Alemanha nazista anuncia que está se retirando da Liga das Nações e que não participaria da Conferência de Desarmamento de Genebra -
08/03/1933 - O governo de Adolf Hitler aumentou a repressão contra o Partido Comunista da Alemanha, ao cassar os mandatos de seus deputados. Membros e dirigentes foram presos ou perseguidos e uma semana mais tarde o partido foi proibido -
07/01/1932 - Morre André Maginot, político Francês -
12/05/1925 - Paul von Hindenburg substitui Friedrich Ebert na presidência da Alemanha -
09/03/1924 - A Itália anexa Fiume (Rijeka) -
04/11/1921 - A Sturmabteilung (conhecida como SA) é formada oficialmente por Adolf Hitler -
16/08/1920 - Na batalha de Varsóvia, o marechal Józef Piłsudski derrota as tropas soviéticas, impedindo a sua marcha à Europa Ocidental -
12/08/1920 - Guerra Polonesa-Soviética: começa a Batalha de Varsóvia e vai durar até 25 de agosto quando o Exército Vermelho é derrotado. -
24/02/1920 - O partido nazista da Alemanha, liderado por Adolf Hitler, lança o seu programa de criação do “Terceiro Reich” alemão -
18/01/1919 - É iniciada a Conferência de Paz de Paris que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial -
20/12/1917 - Criação da polícia secreta russo-soviética Tcheka que deu origem à KGB -
15/10/1917 - Executada Margaretha Geertruida Zelle, ou 'Mata Hari', dançarina holandesa, acusada de espionagem para a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial -
25/07/1917 - Mata Hari comparece ante um tribunal militar e recebe uma condenação a morte por espionagem -
13/02/1917 - Margaretha Gertruida Zelle, a 'Mata Hari', é presa acusada de espionagem -
28/07/1914 - O Império Austro-Húngaro declara guerra contra a Sérvia. Tem início a Primeira Guerra Mundial, quando seguem também declarações de guerra de outras nações européias -
19/05/1909 - Nasce Nicholas Winton, britânico que salvou crianças judias dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial -
23/03/1905 - Nasce Lale Andersen, a musa dos soldados, conhecida internacionalmente por: 'Lily Marlene' -
29/06/1900 - Nasce o escritor francês Marie Roger, Conde de Saint-Exupéry, autor do livro "O Pequeno Príncipe" -
13/01/1898 - O autor francês Émile Zola publica a carta 'J’Accuse', no qual ele denuncia o governo francês de encobrir a injustiça do caso Dreyfus -
11/11/1897 - Caso Dreyfus: Mathieu Dreyfus, o irmão de Alfred, descobre que Charles-Ferdinand Walsin Esterhazy foi o verdadeiro culpado -
21/02/1895 - Alfred Dreyfus, oficial francês acusado injustamente de traição, é deportado para a Ilha do Diabo -
22/12/1894 - Termina na França o polêmico julgamento de Alfred Dreyfus, oficial judeu injustamente acusado de traição -
15/10/1894 - Inicia-se na França o caso Dreyfus, a injusta prisão do capitão Alfred Dreyfus, um oficial judeu do exército francês -
23/06/1894 - Nasce Eduardo VIII, duque de Windsor, que teria abdicado por amor a uma plebeia -
08/01/1894 - Nasce Rajmund Kolbe, o frade franciscano polonês 'São Maximiliano Kolbe'. Ele foi preso pela Gestapo durante a Segunda Guerra Mundial por dar abrigo e proteção a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus -
12/01/1893 - Nasce Hermann Göring, militar e líder nazista -
15/11/1891 - Nasce Erwin Rommel, 'A Raposa do Deserto', oficial do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial -
29/07/1883 - Nasce Benito Mussolini, ditador italiano -
07/08/1876 - Nasce Margaretha Geertruida Zelle, ou 'Mata Hari', dançarina holandesa, acusada de espionagem para a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial -
02/03/1876 - Nasce Eugenio Giuseppe Maria Giovanni Pacelli,o Papa Pio XII -
30/11/1874 - Nasce Winston Leonard Spencer Churchill, estadista e primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial -
24/06/1812 - Guerras Napoleônicas: início a Campanha da Rússia; as tropas de Napoleão Bonaparte atravessam o Rio Neman. -
27/10/1807 - Guerra Peninsular: Napoleão assina o Tratado de Fontainebleau com a Espanha -
06/08/1661 - Portugal assina, em Haia, um Tratado de Paz com a Holanda -
26/01/1654 - Invasões holandesas do Brasil: Tratado de Taborda - capitulação neerlandesa aos portugueses assinada no Campo do Taborda, no Recife -
19/02/1649 - Invasões holandesas do Brasil: Segunda Batalha dos Guararapes -
18/04/1648 - Invasões holandesas do Brasil: Primeira Batalha dos Guararapes -
23/01/1637 - Chegada de Maurício de Nassau ao Recife -
02/03/1630 - Invasões holandesas do Brasil: Holandeses tomam o Forte de São Jorge, Recife -
16/02/1630 - Invasões holandesas do Brasil: Tropas holandesas entram em Olinda -
05/02/1599 - Invasões holandesas do Brasil: os holandeses são repelidos pela primeira vez, no Rio de Janeiro -
01/12/1577 - Francis Walsingham recebe o título de cavaleiro -
14/10/1066 - Batalha de Hastings: Guilherme, Duque da Normandia derrota o exército de Haroldo II de Inglaterra, que morre na batalha -
28/09/1066 - Início da Conquista Normanda: Guilherme da Normandia desembarca em Inglaterra com 7000 homens -
19/07/0711 - Batalha de Guadalete, marcou o fim do Reino Visigótico no contexto da Invasão muçulmana da península Ibérica. -
28/04/0711 - Um exército árabe atravessa o Estreito de Gibraltar, em direção à Espanha. Em quatro anos conquistam praticamente todo o país