Últimas notícias

Hoje na história

RSS
13 de abril de 1919.

Acontece o 'Massacre de Amritsar' onde soldados britânicos matam 379 pessoas e ferem outras 1200 na Índia

Massacre de Jallianwala Bagh

O Massacre de Jallianwala Bagh, também conhecido como o Massacre de Amritsar, foi um assassínio em massa ocorrida na cidade de Amritsar, no norte da Índia, em 13 de abril de 1919. Foi perpetrado por tropas do Raj Britânico contra manifestantes que reivindicavam a independência da Índia.

O massacre tem marcado permanentemente as relações entre a Índia e a Grã-Bretanha, sendo historicamente o prelúdio do movimento de não cooperação que encabeçou Mahatma Gandhi entre os anos 1920 e 1922.

Histórico

O evento foi motivado pela ampliação dos poderes de emergência ao governador britânico na Índia, Udham Singh, durante a Primeira Guerra Mundial, com o intuito de combater a subversão. O ativista e político indiano Mahatma Gandhi convocou todos os hindus para se oporem a esta ação. Quando os líderes locais se aliaram no Congresso Nacional Indiano, foram presos, o que fez com que os seguidores se reunissem para protestar.

Sob o comando do general Reginald E. H Dyer, tropas britânicas foram enviadas para restaurar a ordem e foram à praça chamada Jallianwalla Bagh, onde entraram em confronto com cerca de 20 mil manifestantes desarmados. Depois que os soldados se posicionaram na única saída da praça, Dyer ordenou que eles disparassem sem avisar a multidão (que incluía mulheres e crianças). Cerca de 1.600 balas foram disparadas durante 10 a 15 minutos.

Estimou-se entre 380 a 1.000 os mortos no massacre, e 1.200 feridos aproximadamente.

Fonte: Wikipédia


Tags: Gandhi, Índia, desobediência civil, massacre, Massacre de Jallianwala Bagh, Massacre de Amritsar






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 13.10

  • Dia de Santo Eduardo
  • Dia do Anjo Iah-hel
  • Dia do Fisioterapeuta
  • Dia do Terapeuta Ocupacional
  • Dia Internacional para a Redução de Catástrofes
  • Dia Mundial do Escritor
  • Dia Nacional do Dinheiro