Últimas notícias

Hoje na história

RSS
24 de maio de 1098.

Luís VI da França é armado cavaleiro


Luís VI da França (1º de Dezembro de 1081 – 1º de Agosto de 1137), cognominado o Gordo, foi rei dos Francos de 1108 até à sua morte, o quinto da chamada dinastia dos capetianos diretos.

Filho de Filipe I de França e da sua primeira esposa Berta da Holanda, o seu reinado foi marcado por iniciativas de concentração de poder na coroa. Foi a partir dos reinados de Luís VI e do seu filho, sob os conselhos do abade Suger, que a realeza começou a exercer um papel nacional, em resposta ao apelo dos seus súbditos. A justiça do rei decidiria os conflitos entre diferentes vassalos, confirmaria as cartas de foral das comunas aos burgueses das cidades e garantiria as propriedades do clero.

Depois de repudiar a sua mãe em 1091, e apesar dos protestos do clero, o seu pai casou-se no ano seguinte com Bertranda de Monforte, condessa de Anjou. Desta união nasceram quatro filhos, dois deles varões. Luís, o jovem príncipe nascido do primeiro casamento do rei, foi educado por Suger, futuro abade de Saint-Denis, que se tornou seu amigo íntimo e depois conselheiro.

Depois de ser armado cavaleiro a 24 de Maio de 1098 em Abbeville, Somme, Luís foi associado ao trono depois de combater o duque da Normandia e os senhores “castelões” (zeladores dos castelos) dos domínios reais que frequentemente se rebelavam contra a autoridade real.

Tags: França, cavaleiro






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.01

  • Dia de Apolo, o deus Sol (mitologia grega)
  • Dia de Santo Anastácio
  • Dia Mundial da Religião