Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de maio de 1928.

Inauguração da WGY, primeiro serviço analógico de televisão do mundo

W2XB

Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão) é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho - o televisor - que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão. O televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

História

Em 1923 Vladimir Zworykin registra a patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão, o que tornou possível a televisão eletrónica. O primeiro sistema semimecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de outubro de 1925. Inventado por John Logie Baird, esse sistema era composto de um disco giratório perfurado, no qual luzes de neon se ascendiam por detrás; respondendo ao sinal de uma estação de rádio que capturava as imagens através de um disco idêntico. Os ruídos provocados pelo aparelho dificultavam a emissão sonora, mas mesmo assim foi o primeiro aparelho a reproduzir imagens em movimento com 30 linhas de resolução.

Um sistema eletrônico completo foi demonstrado por John Logie Baird e Philo Taylor Farnsworth em 1927.

A primeira transmissão regular de notícias de televisão analógica foi efetuada pela então W2XB em Schenectady, Nova Iorque.

A estação de TV General Electric (GE) começou a transmitir relatórios agrícolas e do tempo em 10 de maio de 1928. Kolin Hager foi o primeiro apresentador norte-americano.

A W2XB, mais tarde conhecida como WGY Television, foi a segunda estação comercial em Nova York.

O início da transmissão de TV foi anunciado por Ernst Alexanderson em 13 de janeiro de 1928. As imagens foram projetadas em telas nas casas dos Alexanderson e dois membros do conselho da GE.

Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de neon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow) que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com as necessidades da guerra e à renda adicional disponível (televisores na década de 1930 custavam o equivalente a 7000 dólares atuais (2001) e havia pouca programação disponível).

A televisão em cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC. Um ano antes o governo dos Estados Unidos aprovou o sistema de transmissão em cores proposto pela rede CBS, mas quando a RCA apresentou um novo sistema que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco, a CBS abandonou sua proposta em favor da nova.

Em 1960 a japonesa SONY introduziu no mercado os receptores de televisão com transistores. O satélite Telstar transmite sinais de televisão através do Oceano Atlântico em 1962. A miniaturização chegou em 1979 quando a Matsushita registrou a patente da televisão de bolso com ecrã plano.

No Brasil, a primeira transmissão de televisão deu-se por conta do leopoldinense Olavo Bastos Freire em 28 de setembro de 1948, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.


Tags: Televisão, televisor, TV, WGY






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.07

  • Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha
  • Dia de São Tiago Apóstolo, o Maior
  • Dia de São Cristóvão
  • Dia do Anjo Mebahiah
  • Dia do Colono
  • Dia do Escritor
  • Dia do Motorista
  • Dia Municipal de Cultura e Paz
  • Dia-Fora-do-Tempo