Últimas notícias

Hoje na história

RSS
11 de maio de 1938.

Acontece o 'Levante Integralista' no Brasil, com vistas a derrubar Getúlio Vargas do poder

Grupo de integralistas fazendo a famosa saudação

Levante integralista foi uma revolta armada contra o governo brasileiro do Estado Novo ocorrido em 11 de maio de 1938.

História

Getúlio Vargas, desde a fundação da Ação Integralista Brasileira (AIB), tivera seu apoio, tendo em vista que seu principal líder, Plínio Salgado, almejava o cargo de ministro da Educação (segundo suspeita do próprio presidente, para influenciar a juventude). Mesmo assim, após a criação do Estado Novo, embora tivesse prometido, na presença do Ministro da Guerra Eurico Gaspar Dutra, ao chefe integralista Plínio Salgado, grande espaço de atuação para a ideologia integralista, Vargas decretou o fechamento de todos os partidos políticos nacionais, incluindo a AIB. A insatisfação dos integralistas materializou-se em dois levantes, ocorridos no intervalo de 60 dias.

O primeiro aconteceu em 11 de março de 1938 e envolveu a tentativa de tomada dos 3º BI (à época situado em Botafogo, no Rio de Janeiro) e 5º BI (Centro do Rio de Janeiro), neste último caso, com a participação do oficial de dia do batalhão, além da tentativa de sublevação do CFN. A atuação do Comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Mário José Pinto Guedes, reagindo ao golpe foi decisiva: graças à ação da PMDF, em trabalho conjunto com os serviços de Inteligência (SNI), do Exército (SNI - Terra) e Marinha (SNI - Mar), em poucas horas a rebelião foi debelada, e os principais líderes foram presos.

O segundo golpe aconteceu sessenta dias depois, com uma tentativa de tomar a Chefia de Polícia Civil e assassinar Filinto Muller, além da tentativa frustrada de resgate dos líderes Integralistas: Coronel Euclides Figueiredo e Otávio Mangabeira, no Regimento de Cavalaria da PMDF. A principal atuação porém, foi o ataque por um grupo de 80 integralistas, entre a zero hora e as duas horas do dia 11 de maio de 1938, ao Palácio Guanabara, residência oficial do Governo Federal, em uma tentativa de depor Vargas e reabrir a AIB. Os integralistas, liderados por Severo Fournier, quase conseguiram entrar no palácio Guanabara e matar Getúlio, mas o Exército e a Polícia Especial chegaram no último momento e controlaram a situação.

Após o ataque ser contido muitos dos revoltosos foram fuzilados e presos. Como resultado, outros, em torno de 1.500 integralistas, foram presos e Plínio Salgado, líder da Ação Integralista Brasileira, foi para o exílio em Portugal, de onde tentou reorganizar o movimento integralista.

Fonte: Wikipédia


Tags: Plínio Salgado, Getúlio Vargas, AIB, integralismo, golpe, levante, Levante Integralista, fascismo, Anauê






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 13.10

  • Dia de Santo Eduardo
  • Dia do Anjo Iah-hel
  • Dia do Fisioterapeuta
  • Dia do Terapeuta Ocupacional
  • Dia Internacional para a Redução de Catástrofes
  • Dia Mundial do Escritor
  • Dia Nacional do Dinheiro