Últimas notícias
Hoje na história
RSSRicardo I da Inglaterra casa-se com Berengária de Navarra
Ricardo I (Oxford, 8 de setembro de 1157 – Châlus, 6 de abril de 1199), também conhecido como Ricardo Coração de Leão por sua grande reputação como guerreiro e líder militar, foi o Rei da Inglaterra de 6 de julho de 1189 até sua morte.
Também foi Duque da Normandia, Aquitânia e Gasconha, Senhor do Chipre, Conde de Anjou, Maine e Nantes e Suserano da Bretanha em vários momentos durante o mesmo período. Ele era o terceiro filho do rei Henrique II de Inglaterra e da rainha Leonor da Aquitânia.
Aos dezesseis anos, Ricardo comandou seu próprio exército, acabando com rebeliões contra seu pai em Poitou. Ele foi o principal comandante cristão durante a Terceira Cruzada, liderando a campanha depois da saída de Filipe II da França, conseguindo consideráveis vitórias contra Saladino, o líder muçulmano, mesmo não tendo conseguido conquistar Jerusalém.
Ricardo falava a língua de oïl, um dialeto francês, e occitana, uma língua falada no sul da França e nas regiões próximas. Ele viveu no Ducado da Aquitânia e passou pouquíssimo tempo na Inglaterra, preferindo usar seu reino como uma fonte de renda para apoiar seus exércitos. Era visto por seus súditos como um herói piedoso. Ricardo permanece até hoje como um dos poucos reis ingleses mais lembrados pelo epíteto do que pelo número régio, sendo uma grande figura icônica na Inglaterra e França.
Primeiros anos
Ricardo era o terceiro filho de Henrique II da Inglaterra e Leonor da Aquitânia, depois de Guilherme, Conde de Poitiers, que morreu criança, e Henrique o Jovem. Foi educado essencialmente pela mãe e quando Leonor decidiu separar-se de Henrique II e ir viver em Poitiers no fim da década de 1170, Ricardo acompanhou-a. Enquanto príncipe, recebeu uma excelente educação, mas sobretudo voltada para a cultura francesa. Ricardo nunca aprendeu a falar inglês e pouca ou nenhuma importância deu à Inglaterra durante a sua vida. Essa "negligência" beneficiou seu irmão João, que posteriormente, quando de sua ausência, na terceira cruzada, tentou-lhe usurpar o poder. João também foi o responsável pela Magna Carta.
Em 1168, tornou-se Duque da Aquitânia em conjunção com Leonor, no âmbito da política de Henrique II em dividir os seus territórios pelos filhos. A medida não obteve os objetivos esperados porque, em 1173, Leonor e Ricardo foram os responsáveis por uma revolta generalizada contra Henrique II que partiu da Aquitânia. O rei controlou os motins no ano seguinte, perdoando a Ricardo e Henrique o Jovem, mas encarcerando Leonor. Talvez por isso e pelo humilhante pedido de desculpas a que foi obrigado, Ricardo nunca se reconciliou totalmente com o pai. Após este episódio, Ricardo teve que lidar ele próprio com diversas revoltas da nobreza da Aquitânia que desejavam vê-lo substituído por um dos irmãos, e que suprimiu com violência.
Com a morte de Henrique o Jovem em 1183, Ricardo torna-se no inesperado sucessor do trono inglês e do Ducado da Normandia. Em 1188, com a relação dos dois que continuava péssima, Henrique II considerou que Ricardo não merecia mais a Aquitânia e tentou entregar este ducado a João I da Inglaterra, o seu filho mais novo. Ricardo, por sua vez, não gostou de se ver preterido pelo irmão e preparou-se para defender o seu território, pedindo ajuda a Filipe II da França. Juntos, responderam à invasão das tropas de Henrique II, que acabou por morrer pouco depois de ter sido derrotado numa batalha em 1189.
Rei e cruzado
Ricardo tornou-se então rei da Inglaterra, duque da Normandia e conde de Anjou, sucedendo ao pai que detestava, sendo coroado em 3 de setembro de 1189, na Abadia de Westminster. Livre para perseguir os seus próprios interesses, Ricardo não permaneceu muito tempo na Inglaterra. Imediatamente após a subida ao trono, começou a preparar a expedição à Terra Santa que seria a Terceira Cruzada. Para tal, não hesitou em esvaziar o tesouro do pai, cobrar novos impostos, vender títulos e cargos por somas exorbitantes a quem os quisesse pagar e até libertar o rei Guilherme I da Escócia dos seus votos de vassalagem por cerca de 10.000 marcos. O único entrave era a ameaça constante que Filipe II de França representava para os seus territórios no continente, e que Ricardo resolveu convencendo-o a juntar-se também à cruzada.
A primeira paragem dos cruzados foi na Sicília em 1190, onde Ricardo e Filipe se imiscuíram na política local, saqueando algumas cidades de caminho. Foi nesta altura e por este motivo que Ricardo comprou a inimizade do Sacro Império e nomeou o sobrinho Artur I, Duque da Bretanha como seu herdeiro.
Em 1191, Ricardo e o seu exército desembarcam em Chipre devido a uma tempestade. A presença de tantos homens foi considerada uma ameaça pelo líder bizantino da ilha, e em breve os conflitos apareceram. A resposta de Ricardo foi violenta: não só se recusou a partir, como massacrou os habitantes das cidades que lhe resistiram, espalhando a destruição na ilha. Depois do cerco de Cantaras, Isaac Comneno abdicou e Ricardo tornou-se o dono de Chipre. Foi também neste ano que casou com a princesa Berengária de Navarra, na ilha de Chipre a 12 de maio de 1191, quando Ricardo se dirigia em cruzada a caminho da Terra Santa. Berengária acompanhou depois o exército durante a primeira parte da campanha. Essa união não produziu descendência.
Representação imaginária da rainha Berengária de Navarra, Rainha consorte da Inglaterra.
Em junho de 1191, Ricardo chegou à Terra Santa a tempo de aliviar o cerco de Acre imposto por Saladino. Estava já sem aliados, depois de uma série de desavenças com Filipe e o duque Leopoldo V da Áustria. A sua campanha foi um sucesso e granjeou-lhe o estatuto de herói, bem como o respeito dos adversários, mas sozinho com o seu exército não poderia nunca realizar o seu principal objetivo de recuperar Jerusalém para o controle cristão. Além disso, a influência de João na política em Inglaterra e de Filipe II, demasiado próximo agora da Aquitânia e Normandia, obrigavam um urgente regresso à Europa. No Outono de 1192, Ricardo iniciou o caminho de volta, depois de se recusar em ver sequer de longe Jerusalém.
Estátua de Ricardo I, em frente ao Palácio de Westminster.
Na viagem de regresso, Ricardo reencontrou Leopoldo da Áustria, que não lhe havia perdoado os insultos recebidos em Acre (Israel), foi feito prisioneiro e mais tarde entregue ao imperador Henrique VI do Sacro Império. O seu cativeiro em Dürnstein, na Áustria, não foi severo e durante os quatorze meses em que foi mantido prisioneiro (dezembro de 1192 a 4 de fevereiro de 1194) Ricardo continuou a ter acesso aos privilégios que a sua condição de rei determinava. O seu resgate custou 150.000 marcos ao tesouro da Inglaterra, soma equivalente ao dobro da renda anual da coroa, o que colocou o país na absoluta bancarrota e obrigou a muitos impostos adicionais nos anos seguintes. Como prova de agradecimento a Deus pela sua libertação, Ricardo arrependeu-se publicamente dos seus pecados e foi coroado uma segunda vez. Apesar do esforço do país para o libertar, Ricardo abandonou a Inglaterra de novo ainda no mesmo ano de 1194 para lidar com os problemas fronteiriços com a França nos territórios do continente. Desta vez para não mais regressar.
Ricardo morreu como consequência de ferimentos provocados por uma flecha que o atingiu no abdómen em abril de 1199. O próprio facto de ter sido atingido naquela zona do corpo é revelador da sua personalidade. Se tivesse usado uma armadura nesse dia, não teria morrido. O seu corpo está sepultado na Abadia de Fontevraud, junto de Henrique II da Inglaterra e de Leonor da Aquitânia.
O rei Ricardo morreu sem deixar descendentes e foi sucedido pelo seu irmão João Sem Terra.
Na literatura
Ricardo Coração de Leão foi personagem de alguns livros de sir Walter Scott. Apareceu em O Talismã e em Ivanhoé, sendo imortalizado em tais livros.
Uma biografia de Ricardo Coração de Leão foi escrita pela medievalista Régine Pernoud que o chama de "O Rei dos Reis da Terra".
Aparece na literatura fictícia "O Jovem Templário - Guardião do Graal", escrito por Michael P. Spradlin, onde o rei é salvo por Tristan, personagem principal do livro.
Fonte: Wikipédia
Opinião do internauta
Hoje na história relacionadas
-
01/05/2009 - Casamento do mesmo sexo é legalizado na Suécia -
18/11/2006 - Os atores Tom Cruise e Katie Holmes também sobem ao altar em cerimônia ocorrida num castelo de Bracciano na Itália -
10/02/2005 - Anunciado que Charles, Príncipe de Gales e Camilla Parker Bowles iriam casar-se em 8 de abril daquele ano numa cerimônia civil -
14/07/2004 - Senado dos EUA diz sim a casamento gay -
14/05/2004 - Casamento Real de Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca e Mary Elizabeth Donaldson -
21/09/1996 - John Fitzgerald Kennedy Junior, o John-John, se casa com a relações-públicas Carolyn Bessette, na Geórgia -
06/10/1991 - Elizabeth Taylor se casa com o caminhoneiro Larry Fortensky, seu oitavo marido -
14/02/1984 - O roqueiro britânico Elton John casa-se com Renata Blauel na Austrália -
29/12/1983 - Caroline de Mônaco se casa com o empresário italiano Stefano Casiraghi -
29/07/1981 - O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, se casa com Lady Diana Spencer, uma professora inglesa -
20/10/1968 - Jacqueline Kennedy, viúva do presidente norte-americano John F. Kennedy, se casa com Aristóteles Onassis, um bilionário grego -
21/01/1966 - Na Inglaterra, o “Beatle” George Harrison se casa com Patrícia (Patty) Anne Boyd -
11/02/1965 - Ringo Starr casa-se com sua namorada de Liverpool. Entre os presentes no casamento estavam John Lennon, George Harrison e o dirigente dos Beatles, Brian Epstein -
23/08/1962 - John Lennon e Cynthia Powell se casam -
10/04/1959 - O príncipe japonês Akihito se casa com Michiko Shoda, uma mulher que não fazia parte da nobreza do país -
27/10/1954 - Nove meses após seu casamento, Marilyn Monroe e Joe DiMaggio se divorciam -
14/01/1954 - A atriz Marilyn Monroe, aos 29 anos de idade, se casa com o astro de beisebol Joe DiMaggio em São Francisco -
02/06/1953 - Elizabeth II é coroada -
20/11/1947 - A princesa Elizabeth II se casa com Philip Mountbatten, um príncipe da família real grega -
09/07/1947 - A princesa Elizabeth Alexandra Mary, futura Rainha Elizabeth II, fica noiva de Philip Mountbatten -
29/04/1945 - Adolf Hitler casa-se com Eva Braun no Führerbunker em Berlim -
21/04/1926 - Nasce Elizabeth Alexandra Mary, a futura Rainha Elizabeth II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus Outros Reinos e Territórios, Chefe da Commonwealth -
02/01/1872 - Brigham Young, líder da Igreja Mórmon, é preso nos Estados Unidos por ter se casado com 25 mulheres -
15/10/1864 - No Rio de Janeiro a princesa Isabel se casa com Luís Gastão de Orléans, o conde d'Eu -
11/03/1810 - Depois do divorcio de Josefina de Beauharnais, Napoleão Bonaparte casa-se por procuração com Maria Luisa da Áustria. A cerimônia acontece em 1º de abril -
09/03/1796 - Napoleão Bonaparte, futuro imperador da França, casa-se com Josefina de Beauharnais. Em 1809, o casal se divorcia -
25/11/1615 - Filipe IV da Espanha casa-se com Isabel de Bourbon -
27/11/1582 - William Shakespeare, famoso poeta e escritor britânico, casa-se com Anne Hathaway -
24/04/1558 - Casamento de Francisco, Delfim de França com a Rainha Maria Stuart da Escócia -
25/07/1554 - Casamento de Mary I da Inglaterra com o futuro Rei Filipe II de Espanha -
05/09/1548 - Morre Catarina Parr, última mulher de Henrique VIII da Inglaterra -
12/07/1543 - Sexto e último casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Catarina Parr -
09/07/1540 - O rei da Inglaterra, Henrique VIII, tem seu casamento de 6 meses com Anne de Cleves, sua quarta esposa, anulado -
06/01/1540 - Casamento de Henrique VIII da Inglaterra com Ana de Cleves (dissolvido a 9 de Julho) -
17/12/1538 - O papa Paulo III publica uma bula chamada 'Cum redemptor noster", renovando a excomunhão do Rei da Inglaterra, Henrique VIII, por sua separação de Catarina de Aragão. -
28/10/1533 - Casamento de Henrique II da França com Catarina de Médicis -
11/07/1533 - O Papa Clemente VII excomunga Henrique VIII. O rei inglês decidiu divorciar-se de sua esposa Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena. O Papa não aceitou o pedido de divórcio e isto precipitou a excomunhão de Henri -
18/01/1486 - Casamento de Henrique VII de Inglaterra com Isabel de York, herdeira da casa de York -
22/08/1485 - Morre Ricardo III da Inglaterra -
02/11/1483 - Henry Stafford, o Duque de Buckingham, é decapitado em Salisbury por sua rebelião contra o Rei Ricardo III -
12/07/1472 - O futuro rei Ricardo III da Inglaterra, casa com Anne Neville -
02/10/1452 - Nasce Ricardo III da Inglaterra -
10/11/1444 - Ocorre a Batalha de Varna, a mais importante batalha da Cruzada de Varna. -
14/02/1400 - Morre o Rei Ricardo II da Inglaterra -
16/07/1377 - Ricardo II é coroado Rei da Inglaterra, sucedendo ao avô Eduardo III -
18/03/1314 - Jacques de Molay, o 23º e último grão-mestre dos Cavaleiros Templários morre queimado na fogueira -
04/07/1270 - A oitava cruzada, comandada pelo rei Luís IX (São Luís), da França, sai de Marselha rumo a Tunis; porém o rei morre e não há luta -
18/10/1216 - Morre João I da Inglaterra, conhecido também como João Sem Terra -
16/07/1212 - Batalha de Navas de Tolosa entre as forças dos reinos cristãos ibéricos e as tropas do califado almóada. -
13/04/1204 - Quarta Cruzada: Cerco de Constantinopla termina com a conquista e início do saque da cidade -
12/04/1204 - Quarta Cruzada: após uma curta batalha, soldados cruzados conseguem entrar em Constantinopla -
06/04/1199 - Morre Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra -
04/02/1194 - Henrique VI da Alemanha liberta o rei inglês Ricardo, Coração de Leão, que havia sido capturado durante a Terceira Cruzada -
28/04/1192 - Assassinato de Conrado de Monferrato (Conrado I), rei de Jerusalém, em Tiro, dois dias depois de seu título ao trono ser confirmado por eleição. -
13/07/1191 - Os exércitos da Terceira Cruzada tomam São João de Acre -
08/06/1191 - Ricardo, Coração de Leão, chega a Terra Santa para sua cruzada -
03/09/1189 - Ricardo, Coração de Leão, é coroado Rei da Inglaterra, em Londres -
02/10/1187 - Saladino derrota os Cruzados e conquista Jerusalém -
24/12/1166 - Nasce João I da Inglaterra, conhecido também como João Sem Terra -
08/09/1157 - Nasce Ricardo Coração de Leão, Rei da Inglaterra -
25/12/1100 - Reino Latino de Jerusalém: Balduíno I assume como primeiro Rei de Jerusalém -
12/08/1099 - Os exércitos da Primeira Cruzada voltam a vencer o Califado Fatímida na Batalha de Ascalão. -
01/08/1099 - Arnulfo de Rohes, líder clérigo durante a Primeira Cruzada é eleito Patriarca Latino de Jerusalém, sendo substituído ainda no mesmo ano por Dagoberto de Pisa. -
15/07/1099 - Durante a Primeira Cruzada, cavaleiros cristãos europeus capturam Jerusalém após sete semanas de cerco, e dão início a um massacre a população muçulmana e judaica da cidade -
07/06/1099 - Durante a primeira cruzada, começa o “Cerco à Jerusalém” -
28/06/1098 - Derrota de Kerbogha pelos exércitos da Primeira Cruzada na batalha de Antioquia. -
20/10/1097 - Primeira Cruzada: Cruzados chegam na cidade de Antioquia da Síria -
01/07/1097 - Em Dorylaeum, os Turcos são derrotados pelos exércitos da Primeira Cruzada -
19/06/1097 - Termina o Cerco de Niceia na Primeira Cruzada, quando o imperador bizantino Aleixo I Comneno ocupa a cidade -
14/05/1097 - Início do Cerco de Niceia na Primeira Cruzada -
27/11/1095 - O Papa Urbano II proclama, no Concílio de Clermont, a Primeira Cruzada -
18/11/1095 - Teve início o Concílio de Clermont. O concílio foi convocado pelo Papa Urbano II para discutir o envio da Primeira Cruzada à Terra Santa