Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de maio de 1969.

A Apollo 10, quarta missão tripulada do Programa Apollo, volta à terra

A tripulação da Apollo 10 (Eugene Cernan, Tom Stafford e John Young)

Apollo 10 foi a quarta missão tripulada do Programa Apollo e a segunda a ir à Lua, onde testou o Módulo Lunar em órbita do satélite, chegando a sobrevoar a superfície a 15 km de altura, numa preparação para o voo da Apollo 11, a missão seguinte, que pousaria na Lua pela primeira vez dois meses depois.

Apesar de ter uma menor importância histórica quando comparada às missões seguintes, a Apollo 10 foi uma missão fundamental para o Programa, pois deu segurança aos astronautas, cientistas, técnicos e aos diretores da NASA sobre o equipamento desenvolvido e utilizado, permitindo uma maior tranquilidade quanto ao sucesso do objetivo final, a exploração da Lua.

De seus três tripulantes, Tom Stafford, John Young e Eugene Cernan, dois deles, Young e Cernan, comandariam missões posteriores que pousariam na Lua, as Apollo 16 e 17. Stafford foi o comandante americano da missão conjunta Apollo-Soyuz.

A Apollo 10 foi lançada do Cabo Kennedy no dia 18 de maio de 1969 às 16:22:00 UTC. A missão teve uma duração de 8 dias, 00h03m23s, retornando à Terra em 26 de maio de 1969.

Tripulação


A tripulação da Apollo 10 (Eugene Cernan, Tom Stafford e John Young).

Missão

Ao contrário da missão anterior para a Lua, a Apollo 8, esta missão carregava um Módulo Lunar completamente funcional ("Snoopy"). A missão testou os motores do ML em procedimentos de descida e subida, sem no entanto pousar no solo lunar, realizando os mesmos procedimentos, tanto no espaço quanto no controle da missão em Terra, que seriam utilizados na missão seguinte, tendo como única diferença os 15 km que separaram a Apollo 10 de uma alunissagem bem sucedida.

Durante seus testes lunares, a espaçonave sobrevoou o Mar da Tranquilidade, local de pouso da Apollo 11 na missão seguinte. No retorno à Terra, em 26 de maio de 1969, quebrou o recorde de velocidade no espaço por uma nave tripulada, mantido até hoje, ao atingir os 39.897 km/h, segundo o livro Guiness Book of Records. A missão também conseguiu outro feito, ao ser a primeira a ser transmitida para o mundo todo em cores e ao vivo.


Resgate da tripulação da Apollo 10 por um helicóptero Sikorsky SH-3 Sea King do USS Princeton.

Fonte: Wikipédia


Tags: Apollo, Programa Apollo, Aollo 10, Apollo 11, Apollo 16, Apollo 17, Lua, espaço, NASA, Tom Stafford, John Young e Eugene Cernan,






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas