Últimas notÃcias
Hoje na história
RSSA Batalha de Dunnichen ou Nechtansmere é travada entre o exército pictos, sob o comando do rei Bridei III e os invasores da Nortúmbria, sob o comando do rei Ecgfrith, que foram derrotados
A Batalha de Dunnichen ou Batalha de Nechtansmere (Gaélico escocês:Blàr Dhùn Neachdain, Irlandês antigo: Dún Nechtain, Galês antigo: Linn Garan, Inglês antigo: Nechtansmere) foi uma luta entre os pictos, liderado pelo Rei Bridei III, e os nortúmbrios, liderados pelo Rei Egfrido (Ecgfrith), em 20 de maio de 685.
A hegemonia nortúmbria sobre o nordeste britânico, adquirida pelos antecessores de Egfrido, começou a se desintegrar. Várias nações subjugadas começaram a se rebelar ao longo desses anos, levando a inúmeras batalhas contra os pictos, mércios e irlandeses, com vários sucessos. Seguindo de várias sitiações em territórios vizinhos, liderados pelos pictos, Egfrido levou suas tropas contra eles (apesar de ter dito o contrário), como uma forma de sobrepor sua suserania sobre as nações pictas.
Uma falsa retirada dos pictos levou os nortúmbrios a uma emboscada em Dun Nechtain, perto do lago Linn Garan. Por muito tempo se pensou que o local da batalha tivesse sido próximo à atual vila de Dunnichen, em Angus. Pesquisas recentes, no entanto, sugerem que teria sido mais ao norte, próximo a Dunachton, nas margens do Lago Inch, em Badenoch and Strathspey.
A batalha terminou com a vitória dos pictos, que enfraqueceram consideravelmente as forças nortúmbrias no nordeste britânico. Egfrido foi morto na batalha, juntamente com grande parte de suas tropas. A vitória picta marcou a independência da Nortúmbria, que nunca mais teve o domínio na região norte.
Fonte: Wikipédia