Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de maio de 1991.

Voo 004 da Lauda Airlines explode sobre a zona rural da Tailândia, matando todos seus 223 passageiros

Aeronave similar ao envolvido no acidente

O Voo Lauda Air 004 foi um voo internacional de passageiros de um Boeing 767-300ER que caiu em 26 de maio de 1991 devido ao acionamento não comandado do reversor de empuxo do motor número 1 em pleno voo, matando todos os 213 passageiros e os 10 tripulantes a bordo. Até a data, continua a ser o acidente de aviação mais mortífero envolvendo um Boeing 767 na Tailândia. O acidente também marcou o primeiro incidente fatal do tipo de aeronave e a primeira perda do casco. Lauda Air foi fundada e administrada pelo ex-campeão mundial de Fórmula 1, Niki Lauda. Lauda foi pessoalmente envolvido na investigação do acidente.

Na época do acidente, Lauda Air operava três voos semanais entre Bangkok e Viena. Em 26 de maio de 1991, às 23h02 (hora local), o voo NG004 (proveniente do Aeroporto de Kai Tak, em Hong Kong), um Boeing 767-3Z9ER OE-LAV Mozart, decolou do Aeroporto Internacional de Don Mueang para o seu voo para o Aeroporto Internacional de Viena Com 213 passageiros e 10 tripulantes, sob o comando do capitão Thomas J. Welch, dos Estados Unidos, e primeiro oficial Josef Thurner, da Áustria.

Às 23:08, Welch e Thurner receberam um aviso visual indicando que uma possível falha do sistema faria com que o inversor de impulso no motor número um fosse implantado em voo. Tendo consultado o manual de referência rápida da aeronave, eles determinaram que era "apenas uma coisa de aconselhamento" e não tomou nenhuma atitude.

Às 23:17, o inversor de impulso no motor número um implantado enquanto o avião estava sobre terreno de selva montanhosa na área de fronteira entre Suphanburi e províncias de Uthai Thani na Tailândia. As últimas palavras registradas de Thurner foram: "Oh, o inversor está implantado. O elevador no lado esquerdo da aeronave foi interrompido devido ao desdobramento do inversor e a aeronave foi colocada em uma curva imediata de mergulho à esquerda. A aeronave entrou em uma velocidade de mergulho de Mach 0,99, E pode ter quebrado a barreira do som. A aeronave quebrou-se no ar no caminho para baixo a 1.200 metros. A maioria dos destroços foi espalhada sobre uma área de floresta remota cerca de 1 km² em tamanho, uma elevação de 600m acima do nível do mar, no que é agora Phu Toei National Park em Suphanburi. O local do naufrágio é de cerca de 6 km a nordeste de Phu Toey, Huay Kamin, distrito de Dan Chang, cerca de 160m a noroeste de Bankok, perto da fronteira entre a Birmânia e a Tailândia.

Nenhum dos 223 passageiros e tripulantes do avião sobreviveu. Os socorristas encontraram o corpo de Welch ainda no assento do piloto. Após o acidente, saqueadores roubaram eletrônicos e joias.

Vítimas

Os passageiros e a tripulação incluíram 83 austríacos (74 passageiros austríacos e nove membros austríacos da tripulação), e 52 residentes de Hong Kong estavam a bordo da aeronave. Outras nacionalidades incluíram tailandeses (39), italianos (10), suíços (7), chineses (6), alemães 4), portugueses (3), taiwaneses (3), iugoslavos (3), húngaros (2), filipinos (2), britânicos (2), norte-americanos (2), australianos (1), brasileiros (1) e turcos (1). Além disso, um americano era o piloto da aeronave.

Dos passageiros, 125 embarcaram em Hong Kong, enquanto o resto embarcou em Bangkok. Dos passageiros que embarcaram em Bangkok, havia 38 tailandeses, 34 austríacos, sete suíços, quatro alemães, dois iugoslavos, um australiano, um britânico e um húngaro. Dos passageiros que embarcaram em Hong Kong, a maioria era austríaca ou chinesa.

Dos passageiros, 10 eram do Tirol do Sul, na Itália. Seis deles eram estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Innsbruck e eram originários de Val Gardena (Gröden), Kiens (Chienes), Klausen (Chiusa), Mals (Malles Venosta) e Olang (Valdaora). Os outros quatro eram de Bolzano (Bozen), incluindo dois oficiais públicos, um músico e sua filha. O músico estava viajando com sua esposa chinesa

Vítimas notáveis

  • Donald McIntosh, de 43 anos, funcionário britânico antinarcotraficante das Nações Unidas, postou em Banguecoque. Sua morte causou que os jornais austríacos publicassem a especulação inicial que indic que bombardearam o avião para matá-lo; Um porta-voz da ONU disse que não estava em uma missão secreta e não poderia ter sido alvo de um assassinato.
  • Pairat Decharin, o governador da província de Chiang Mai, e sua esposa.
  • Charles S. Ahlgren, ex-cônsul geral dos EUA para Chiang Mai, disse: "Esse acidente não só tirou a vida como a de muitos líderes de Chiang Mai, mas feriu muitas atividades de desenvolvimento e planejamento na cidade.
  • Clemens August Andreae, professor austríaco de economia, estava liderando um grupo de estudantes da Universidade de Innsbruck em uma turnê pelo Extremo Oriente.
  • Mon Sinuan Na Chiangmai (หม่อม ศรีนวล เชียงใหม่), consorte de Chao Ratchabut (Wongtawan Na Chiang Mai), o Príncipe de Chiang Mai
  • Winit Winitchaiyaphak (วินิจ วินิจฉัย ภาค), vice-secretário particular principal
  • Chao Phongkaeo Na Lamphun (เจ้า พงศ์ แก้ว ลำพูน), filha de Chao Ratchabut
  • Josef Thurner, o copiloto, voou como co-piloto com Niki Lauda em um serviço Lauda Boeing 737 para Bangkok, um voo que foi o tema de um artigo do Reader's Digest em janeiro de 1990 que descreveu a companhia aérea positivamente. Macarthur Job disse que, como resultado, Thurner era o mais conhecido dos membros da tripulação. Thomas J. Welch, o piloto, viveu em Viena, mas originou-se de Seattle, Washington.

Fonte: Wikipédia


Tags: Acidente, avião, aviação, Niki Lauda






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.10

  • Aniversário da cidade de Vacaria (RS)
  • Dia da Praça
  • Dia da Santa Maria Salomé
  • Dia de São Donato de Fiesole
  • Dia de São João Paulo II
  • Dia de São Teodoreto de Antioquia
  • Dia de São Martinho de Dume
  • Dia do Anjo Haiaiel
  • Dia do Paraquedista
  • Dia do Protesto Mundial contra o Uso do Eletrochoque
  • Dia Internacional de Atenção à Gagueira
  • Dia Internacional do CAPS LOCK
  • Dia Internacional do Radioamador
  • Dia Nacional do Enólogo
  • Dia Nacional do Jornalismo Empresarial