RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Morre Alphonsus de Guimarães, poeta simbolista brasileiro

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
15 de julho de 1921.

Morre Alphonsus de Guimarães, poeta simbolista brasileiro


Afonso Henrique da Costa Guimarães, conhecido como Alphonsus de Guimarães, morreu em 15 de julho de 1921, em Mariana, Minas Gerais, Brasil.

Alphonsus de Guimaraens é um dos poetas mais originais de nossa literatura.

A sua poesia é marcadamente mística e envolvida com religiosidade católica do autor. Seus sonetos apresentam uma estrutura clássica, e são profundamente religiosos e sensíveis na medida em que ele explora o sentido da morte, do amor impossível, da solidão e da falta de adaptação ao mundo. Contudo, o tom místico imprime em sua obra um sentimento de aceitação e resignação diante da própria vida, dos sofrimentos e dores. Outra característica marcante de sua obra é a utilização da espiritualidade em relação à figura feminina que é considerada um anjo, ou um ser celestial, por isso, Alphonsus de Guimarães é neo-romântico e simbolista ao mesmo tempo, já que essas duas escolas possuem características semelhantes.

Sua obra, predominantemente poética, consagrou-o como um dos principais autores simbolistas do Brasil. Em referência à cidade em que passou parte de sua vida, é também chamado de o solitário de Mariana, a sua torre de marfim do Simbolismo.

Tags: Simbolismo, poeta. Escritor, simbolista






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 12.12

  • Dia de Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira da América)
  • Dia de Santa Dionísia