Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de julho de 1953.

Fidel Castro dá início a uma revolta contra Fulgencio Batista, o presidente de Cuba, com um ataque sem-sucesso sobre um quartel do exército em Cuba. Castro derruba o governo de Batista seis anos depois

26 de Julho de 1953 – Assalto ao Quartel Moncada

A 26 de julho de 1953, o jovem advogado Fidel Castro juntamente com outros 165 homens executam o assalto ao quartel general de Moncada em Santiago de Cuba e ao quartel de Cespedes, na tentativa tomar as bases dos quartéis, armar a população e de derrubar o governo de Fulgencio Batista.

A maioria dos homens de Fidel são mortos, capturado, Fidel Castro é julgado e condenado a 15 anos de prisão. Por ser advogado, pronuncia sua autodefesa diante do tribunal, que passará a ser conhecida como A História me Absolverá, frase com a qual conclui sua autodefesa. Sai em liberdade, anistiado em 1955 e exila-se no México.


Fidel Castro na prisão em julho de 1953 após o Assalto ao Quartel Moncada.

Volta a Cuba desta vez com Ernesto Che Guevara , Camilo Cienfuegos e Raul Castro , num total de 83 homens a bordo do iate Granma e inicia a guerrilha contra o regime desde a Sierra Maestra a 2 de Dezembro de 1956.

Inicia-se assim a Revolução Cubana que em 1º de janeiro de 1959 triunfaria contra Batista, e levaria posteriormente ao governo cubano de Fidel Castro.

Movimento 26 de Julho

O Movimento 26 de Julho (M-26-J; M-26-7) foi um movimento revolucionário cubano, fundado em 1954 por Fidel Castro e seus companheiros, contra o ditador Fulgencio Batista.


Bandeira do movimento.

O M-26-7 foi fundado no México, em meados de 1955, por Fidel Castro, Che Guevara, Camilo Cienfuegos e outros exilados cubanos e adotou a mesma estratégia revolucionária elaborada e aplicada em 1953. O movimento se organizou em forma celular, clandestina, através de toda Cuba e encabeçou - juntamente com o PSP (Partido Socialista Popular) e o Diretório Revolucionário 13 de março - a luta contra o governo de Fulgêncio Batista. Em 1961 os 3 grupos, conjuntamente, formaram as ORI (Organizações Revolucionárias Integradas), base do Partido Comunista Cubano (1965).

O grupo foi criado depois da libertação de Fidel Castro da prisão em que estava mantido devido ao evento que ficou conhecido como Assalto ao Quartel Moncada. Quando Fidel foi libertado da prisão foi criado o Movimento 26 de Julho.

Organização revolucionária cubana. Seu nome se refere a data em que aconteceu, em 1953, o Assalto ao Quartel Moncada, de Santiago de Cuba, e ao "Carlos Manuel de Céspedes", de Bayamo, que marcou o início da tomada do poder por Fidel Castro e seus aliados.

Fonte: Wikipédia


Tags: Fidel Castro, Cuba, Moncada, Fulgencio Batista






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.09

  • Dia de São Geraldo
  • Dia de São Januário
  • Dia do Anjo Haamiah
  • Dia do Ortopedista
  • Dia do Teatro