Últimas notícias

Hoje na história

RSS
28 de julho de 1976.

Um dos piores terremotos da história atinge a cidade chinesa de Tangshan

Memorial terremoto de Tangshan em Tianjin.

O Terremoto de Tangshan de 28 de Julho de 1976 foi o mais grave terremoto que atingiu o mundo moderno em relação às vidas perdidas, tendo sido registrado 7.5 graus na escala de Richter. Atingiu a cidade da Tangshan na República Popular da China às 3:52 horas da manhã, matando 242.419 pessoas, de acordo com os dados oficias, mas segundo algumas fontes esse número está estimado como sendo três vezes maior.

Muitas das pessoas que sobreviveram ao terremoto ficaram presas sob os edifícios que caíram, não resistindo outro terremoto de magnitude 7.1 graus ocorrido 15 horas depois do terremoto principal, seguidos de muitos outros de 5.0 e 5.5 graus. Muitas pessoas afirmaram ter visto luzes estranhas na noite anterior ao terremoto, que ficaram conhecidas como as luzes do terremoto.

78% dos edifícios industriais, 93% dos edifícios residenciais, 80% das estações de bombeamento de água e 14 linhas de esgoto ou foram completamente destruídos ou ficaram bastante danificados. As ondas sísmicas atingiram prédios que ficavam a 140km do epicentro.

O Terremoto de Tangshan é o segundo em número de mortos já registrado, ficando atrás do terremoto de 1556 de Shanxi, ocorrido na manhã do 23 de janeiro de 1556 também na China, onde foram registrados 830.000 mortos.

Fonte: Wikipédia


Tags: Terremoto, catástrofe, Terremoto de Tangshan






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.01

  • Dia de Apolo, o deus Sol (mitologia grega)
  • Dia de Santo Anastácio
  • Dia Mundial da Religião