Últimas notícias

Hoje na história

RSS
29 de julho de 1957.

Com o depósito do instrumento de ratificação americano, foi oficialmente criada a Agência Internacional de Energia Atômica


A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), foi estabelecida como uma organização autônoma no seio das Nações Unidas em 29 de Julho de 1957. O seu objetivo é a promoção do uso pacífico da energia nuclear e desencorajar o uso para fins militares de armas atômicas. O antigo presidente dos Estados Unidos da América, Eisenhower, fez em 1953 um discurso visionário na Assembléia Geral das Nações Unidas que antecedeu assim a criação deste organismo internacional.

A AIEA tem a sua sede em Viena, (Áustria), e tem 137 estados membros, cujos representantes se encontram anualmente para uma Conferência Geral onde elegem 35 membros para o Conselho de Governadores. Este Conselho reúne-se cinco vezes por ano e prepara as decisões que serão ratificadas pela Conferência Geral. A 49ª Conferência Geral decorreu de 26 a 30 de Setembro de 2005 na sede.

A AIEA constitui um fórum inter-governamental para a cooperação científica e técnica do uso pacífico da tecnologia nuclear.

Foi dirigida pelo sueco Hans Blix entre 1981 e 1997, que ficou famoso por causa da oposição às alegações de que no Iraque se desenvolviam programas nucleares com fins militares.

Com o incremento da proliferação nuclear na década de 1990, as tarefas da AIEA passaram a incluir as inspeções e investigações de suspeitas de violações do Tratado de Não-Proliferação Nuclear sob mandato das Nações Unidas; contudo, caso encontre indícios de uso militar em programas que inspeciona, apenas poderá reportá-los ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, que detém o exclusivo uso de medidas coercivas.

Tags: AIEA, nuclear, atômica






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.04

  • Dia de São Jorge / Ogum
  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
  • Dia Nacional do Choro